marketing para startup

Como fazer marketing para startup? 5 etapas para ter sucesso

Alcançar o sucesso esperado com uma startup depende de muita dedicação e atuação estratégia. Não basta confiar no destino e no perfil empreendedor, é preciso usar todas as ferramentas disponíveis para garantir bons resultados para o seu novo negócio, além de aumentar a chance do público confiar e investir nele.

Entre as ferramentas mais importantes para novos negócios, o marketing para startups é uma das que têm mais se desenvolvido e crescido em importância. É preciso atrair, cativar, interagir e conduzir os clientes em potencial, chamados de leads, até a realização da venda, seja de um produto, serviço ou ideia.

Para quem busca aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento, separamos algumas dicas especiais que vão guiar o posicionamento de marketing da sua startup e facilitar a adoção da marca por parte dos clientes. Confira!

5 etapas do marketing para startup

Para facilitar a compreensão, criação e execução de uma boa estratégia de marketing para sua startup, é interessante trabalhar em fases que facilitam a visualização macro e micro ambiental no mercado.

Dessa forma, as metas e o caminho para alcançá-las se torna mais claro. Nesse contexto, as 5 etapas do marketing para startups são:

  • Planejamento;
  • Otimização;
  • Presença;
  • Relacionamento e engajamento;
  • Evolução.

Em cada etapa, serão definidas as informações essenciais para se posicionar e conquistar os clientes. Vamos ver cada uma delas no detalhe.

1. Planejamento de marketing para startups

Todo projeto deve começar com um bom planejamento, conferindo uma base sólida para sua construção e divulgação de marketing. Nesse quesito, é essencial estabelecer as seguintes informações:

Objetivo

O primeiro passo é indicar o que se pretende alcançar. Defina quais serão suas metas a curto, médio e longo prazos, nunca esquecendo de classificar as metas qualitativas, relacionadas à imagem e percepção do negócio, e as quantitativas, que envolvem os números que deseja obter.

Personalidade

As pessoas têm mais facilidade de confiar em marcas mais humanizadas, daí o sucesso dos influencers digitais e da maioria das startups que buscam oferecer soluções e revolucionar seus mercados, como podemos citar o exemplo do Nubank, startup financeira que foi pioneira no segmento.

Nesse caso, um ponto importante de incluir no seu planejamento é a personalidade que será adotada pela sua marca. Isso inclui definir o tom de voz e incorporar uma imagem humanizada e cativante ao seu projeto, que servirá de locutor para sua comunicação.

Conceito

Definido o locutor, o próximo passo é estabelecer o seu conceito principal. É como um manifesto da marca, mas sua apresentação costuma ser mais sintetizada para poder espalhar a sua identidade ao longo da comunicação.

O recomendado é criar uma linha de texto ou slogan, que ofereça um bom resumo do seu propósito e identidade.

Personas

Personas são perfis semi fictícios que representam as principais variações do seu público-alvo. Com base em informações gerais como gênero, idade, situação financeira e interesses, será criado uma descrição de “personagem”, visando proporcionar uma apresentação mais sólida e compreensível do target.

Análise de Concorrência

Manter um olho no que a sua concorrência faz é sempre importante. É uma fonte de inspiração e informações relevantes sobre o mercado e comportamento do consumidor, auxiliando na tomada de decisões para garantir a conquista da sua fatia no segmento escolhido.

2. Presença da startup

Após a criação do planejamento, a próxima etapa é estabelecer a presença da sua startup no mercado. O que vale aqui é garantir um endereço para ser encontrado pelas pessoas que demonstrem interesse no seu modelo de negócio.

Site institucional

Quando uma pessoa pesquisar a sua marca no Google, é importante garantir que ela encontre a informação que procura. Por isso, investir em páginas próprias, como um site institucional completo, é uma etapa importante para o seu marketing.

Isso aumenta sua credibilidade e permite mostrar o seu posicionamento de maneira clara e acessível.

Canais de atendimento

Aqui, começamos a disponibilizar canais de atendimento para interagir com o público. Mesmo com equipes reduzidas e investimento baixo, é importante oferecer a maior variedade possível de formas de contato para o cliente.

Isso inclui telefone, WhatsApp, redes sociais, e-mail e chatbots. Esse fator também se mostra muito importante para adquirir a confiança do público, atraindo negócios e investidores.

Valor agregado

Utilizar o conceito criado na primeira etapa, para desenvolver as guias de valores e visão da marca, aumenta o valor agregado oferecido pela sua startup.

Isso acontece porque o cliente deseja mais do que o produto mais barato ou a oportunidade mais urgente, sendo atraído principalmente por aquilo que ele se sente identificado. 

3. Otimização no marketing digital para startups

O passo seguinte no marketing para startups é a otimização. Nessa importante fase, é relevante buscar ferramentas de médio e longo prazo que irão facilitar a sua operação e aquisição de leads no decorrer do projeto.

Entre os principais fatores de otimização em marketing, podemos citar:

SEO

Sigla para Search Engine Optimization (otimização para motor de busca), é um conjunto de técnicas que facilitam a leitura da sua presença digital por parte dos mecanismos de busca, como o Google, para que eles possam avaliar a sua relevância e capacidade de responder as pesquisas feitas pelos usuários na internet.

No painel de controle de sites institucionais, blogs e redes sociais é possível fornecer essas informações e aumentar suas chances de ser encontrado.

Para ajudá-lo a entender melhor o SEO e analisar a performance do seu site nesse quesito, o vídeo abaixo, do canal Consultoria Digital, é muito útil:

Automação

Atualmente, temos uma grande variedade de ferramentas de automação de marketing, que facilitam bastante a operação de novos negócios. Elas proporcionam agilidade e organização para startups, aumentando sua capacidade de atendimento.

Entre as principais ferramentas de automação essenciais no marketing de startups, temos:

  • Automação de e-mail;
  • Programação de postagens;
  • Gerenciamento de campanhas;
  • Bots de atendimento.

Juntas, elas tornam o gerenciamento do empreendimento em um tarefa muito mais prática, permitindo que equipes menores cuidem de todo o negócio e se concentrem em outras etapas mais complexas da startup.

4. Relacionamento e engajamento para startups

O sucesso da sua startup está diretamente ligado a sua capacidade de interagir e se relacionar com o público, seja consumidores finais, intermediários ou pessoas que demonstraram interesse no seu modelo de negócio.

No marketing para startups, é essencial estabelecer a sua presença e dedicar-se a construção de relacionamento através dos seguintes canais:

Redes sociais

Criar páginas nas redes sociais torna a sua startup em uma marca muito mais acessível e atrativa. Importante destacar que diferentes setores são mais proeminentes em diferentes plataformas, sendo recomendado estudar o mercado e quais redes merecem sua atenção imediata.

De modo geral, podemos fazer a seguinte correlação:

Instagram e Pinterest: Essenciais para marcas “visuais”. O Pinterest é uma rede focada em inspiração, boas imagens e indicações. O Instagram dispensa apresentações, sendo uma das redes mais utilizadas para interagir e vender. A facilidade na leitura das postagens, possibilidades infinitas do IGTV e alcance dos stories tornam essa rede uma das mais relevantes para qualquer startup.

  • Facebook: A rede social de maior proeminência no mercado nacional, o Facebook oferece muitas possibilidades de atendimento, criação de conteúdo e campanhas para impactar o público. Com um número gigantesco de usuários, é essencial garantir a sua presença nesse canal.
  • Twitter: O microblog é uma das redes mais acessíveis para o público. Demanda maior jogo de cintura, mas seu formato direto e próximo dá maior credibilidade a cada interação realizada.
  • LinkedIn: Com uma base de usuários focada no perfil profissional, é muito eficiente para startups realizarem o chamado Marketing de Afiliados, onde reúnem investidores e interessados em dividir informações, técnicas de gestão, impulsionar projetos e difundir conhecimento relevante.
  • YouTube: Vídeos estão entre as formas mais eficientes de transmitir mensagens e educar o público que demonstra interesse no seu negócio. Não é tarefa simples e demanda dedicação, mas marcas que desejam atrair e fidelizar usuários, precisam de um porta-voz nesse canal.

Ainda no tema de redes sociais, vale lembrar que sempre que possível é ideal utilizar o mesmo nome em todas as suas plataformas, facilitando o cliente a encontrar a sua marca.

E-mail Marketing

Uma das ferramentas de marketing com maior ROI, retorno sobre investimento, o e-mail marketing se mantém relevante ao longo dos anos como uma forma de comunicação altamente segmentável e personalizável.

Junte isso a possibilidade de automatizar os disparos e criar correntes de interação de acordo com a ação do cliente, tendo como resultado um aumento exponencial nas chances de sucesso para sua startup.

Blog

Ferramenta essencial do chamado Marketing Inbound, criar um blog e desenvolver conteúdo relevante para sua biblioteca é uma forma interessante de atrair clientes e difundir conhecimento

Isso não só aumenta a relevância da sua marca para o público e mecanismos de busca, como também expande o seu domínio e autoridade no segmento de mercado que pretende atuar.

Google Ads

O Google é muito mais do que apenas um mecanismo de busca. Através do Google Ads e do Analytics, é possível criar anúncios de venda no buscador e mensurar os acessos ao seu site, otimizando o seu relacionamento com o usuário mesmo antes dele encontrar o seu negócio.

5. Evolução do marketing para startups

A etapa “final” para a estratégia de marketing da sua startup é a evolução da marca. A ressalva nesse ponto é que ela inicia um ciclo, sendo que sua marca precisará continuar se atualizando e reagindo às mudanças do mercado constantemente.

Para uma startup crescer e atingir o sucesso esperado, a evolução consiste nos seguintes fatores:

Realização de testes: é irreal pensar que nessa etapa se tem todas as respostas. Realizar testes permite aferir a efetividade de cada estratégia e posicionamento, reunindo dados valiosos para montar ações mais assertivas;

  • Feedback: não fique preso aos números obtidos nos testes. É muito relevante realizar pesquisas de opinião e satisfação aos clientes e usuários que interagem com a sua marca, filtrando as informações para levantar o que é mais relevante para a gestão;
  • Capacitação: manter sua equipe atualizada é essencial para garantir o seu sucesso. Recomenda-se investir em cursos de capacitação, grupos de estudo e treinamentos nas principais ferramentas e técnicas disponíveis.

Conclusão

O sucesso de novos negócios depende da habilidade de cativar usuários e revolucionar o segmento de mercado. Com a utilização das técnicas de marketing para startups citadas nesse artigo, é possível alcançar tais ideais e atrair cada vez mais leads, colocando o seu empreendimento como um destaque positivo para novos investidores comprarem a sua ideia.

E então, o que acha de colocar essas dicas para startups em prática? Não se esqueça de manter-se sempre atualizado e dividir o seu conhecimento, isso pode abrir portas e aumentar a relevância da sua marca.

Este artigo foi escrito por redator convidado e publicado em parceria com o blog Fintech, o maior portal de informações sobre startups e fintechs no Brasil

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy