exemplos de iscas digitais

Inspire-se com 7 ótimos exemplos de iscas digitais para captar alunos EAD

A popularização do ensino à distância, acelerada pela pandemia do coronavírus, fez com que cada vez mais profissionais buscassem saber como captar alunos EAD. Para se destacar, não basta apenas produzir conteúdo de qualidade; é essencial chamar a atenção. Nada melhor então do que conhecer bons exemplos de iscas digitais.

Para quem não está familiarizado com o termo, iscas digitais são incentivos e recompensas oferecidos por sites para estimular que potenciais clientes se cadastrem e disponibilizem dados relevantes. Amplamente usadas no e-commerce, também são extremamente eficazes para atrair leads para cursos EAD.

Saber usá-las, no entanto, requer um bom conhecimento sobre estratégias de marketing educacional. E quem trabalha com educação reconhece como poucos o valor de aprender na prática.

Por isso, nas próximas linhas deste post você conhecerá 7 exemplos de iscas digitais que você pode implementar de forma rápida e simples nos seus cursos. Ansioso para saber como atrair mais alunos? Então continue a leitura!

7 exemplos de iscas digitais

Mesmo quem não entende bulhufas de pescaria sabe que vai sair de mãos abanando se não usar uma isca convidativa. E o mesmo vale para cursos EAD: é essencial oferecer um conteúdo relevante e de qualidade para fisgar novos alunos.

Antes de mais nada, tenha certeza que conhece bem seu público-alvo para oferecer soluções e recompensas com capacidade real de conversão. O passo seguinte é pensar nos tipos de conteúdo digitais que se adaptam melhor aos seus cursos.

Se você não está se sentindo muito inspirado, não precisa se preocupar. Para ajudar nessa tarefa, separamos 7 exemplos de iscas digitais:

1. Aulas grátis

Vamos começar pelo básico. É bastante comum que empresas de software ofereçam versões gratuitas para que os usuários as testem antes de adquiri-las. Por que não implementar a mesma lógica no seu curso EAD?

Ao disponibilizar algumas aulas ou até cursos online grátis, você conseguirá chamar a atenção de vários potenciais alunos. E, se o seu conteúdo for relevante e se destacar dos demais, você vai deixá-los com o famoso gostinho de quero mais…

Esse tipo de isca digital é ideal para o momento da atração. Depois caberá a você caprichar na nutrição de leads com mais material de qualidade até o momento efetivo da compra.

A Iterasys, por exemplo, oferece vários cursos de formação em teste de softwares, muitos deles gratuitos. Essa é uma ótima opção para os aficionados por tecnologia terem acesso a novos conteúdos e, depois de comprovar sua qualidade, investir dinheiro para adquirir novos conhecimentos.

exemplos de iscas digitais

2. E-books

Nosso segundo exemplo de isca digital é um clássico. Os e-books são especialmente indicados para o meio do funil de vendas, quando você já atraiu um potencial aluno e ele agora está em busca de informações mais aprofundadas.

Nada melhor então do que usar os famosos livros virtuais para oferecer conteúdos ricos e mais complexos. Uma grande vantagem para seus leads é que e-books podem ser baixados e acessados em qualquer dispositivo, seja um desktop ou celular.

Em relação ao conteúdo, o mais indicado é elaborar materiais que permitam explorar melhor temas específicos e oferecê-los de forma gratuita, em troca de um cadastro simples. Mas, mesmo de graça, seu e-book deve ser bom o bastante para que os interessados aceitassem pagar para ter acesso a ele.

3. Webinars

Webinar é o termo usado para se referir a palestras e seminários realizados pela internet. Por conta do diferencial de oferecer conteúdo rico por meio de som e imagem, essas videoconferências educacionais são a melhor opção para quem está em busca de uma isca digital capaz de gerar uma aproximação maior com seus leads.

Um detalhe que pode fazer toda a diferença é transmiti-los ao vivo. Dessa forma, você não apenas possibilita uma interação em tempo real com potenciais alunos por meio de chats, como também cria um senso de urgência que costuma ser muito eficaz no momento da atração.

Outro ponto interessante é que as ferramentas para webinar têm um custo relativamente baixo. E o melhor é que, depois de gravado, você pode continuar disponibilizando o material para continuar atraindo leads.

Nunca fez um webinar na vida? Não precisa esquentar a cabeça. Dê uma olhada em três dicas para iniciantes no vídeo abaixo, produzido pelo canal O Segredo dos Webinários:

4. Infográficos

Os infográficos são bem mais simples do que os webinars, mas também apostam no fato de que os humanos somos seres visuais. Nesse caso, além do apelo da imagem, esse tipo de isca digital deve ser enriquecido com um texto sucinto que permita uma leitura rápida e fácil.

Esses conteúdos são extremamente dinâmicos e devem ser usados para atrair pessoas que não gostam de perder tempo com textos extensos. Por isso, capriche no poder de síntese e também saiba escolher imagens que chamem a atenção do seu público-alvo sem deixar o conteúdo confuso.

Um bom exemplo é esse infográfico que produzimos aqui no blog para explicar como fazer um cenário para vídeos. Nele estão sintetizadas cinco dicas que estão melhor detalhadas no texto.

exemplos de iscas digitais

Embora o ideal seja usar a competência de um designer, atualmente você mesmo consegue elaborar os infográficos dos seus cursos. Existe uma série de ferramentas gratuitas para te ajudar nessa tarefa, como o Google Charts e o Canva.

5. Podcasts

Embora as imagens tenham mais apelo e o uso de aúdio para captação de leads ainda não seja tão comum no Brasil, não podemos ignorar o crescimento do mercado de podcasts. Ainda mais porque eles também já se mostraram muito eficientes no âmbito educacional.

Diferente de e-books e webinars, que requerem outro tipo de atenção, os podcasts podem ser ouvidos enquanto fazemos outras atividades. Oferecer a possibilidade de educar e informar os alunos enquanto eles fazem exercício ou lavam a louça pode ser um diferencial e tanto.

O melhor é que tanto os podcasts como os audiobooks podem ser compactados em arquivos leves, facilmente acessados por meio de conexão 3G. É o caso, por exemplo, desse episódio do Digicast sobre Venda Online em Tempos de Pandemia:

6. Testes on-line

Que tal colocar os conhecimentos de potenciais alunos EAD à prova? Os testes on-line são um exemplo de isca digital que costumam chamar bastante a atenção ao propor um desafio aos participantes.

Extremamente versáteis, você pode apresentá-los de várias formas. Uma delas é disponibilizar o conteúdo de provas e concursos já realizados e enviar o gabarito uma semana depois para o e-mail de quem se interessou em responder às questões.

Outro formato bastante popular e democrático é o quiz, cujos resultados também podem ser enviados por e-mail ou compartilhados em redes sociais, o que pode acabar ajudando na viralização. Além disso, você pode oferecer outras recompensas para quem conseguir boas pontuações, o que nos leva ao nosso último exemplo.

7. Cupons de desconto

Vamos fechar nossa lista com a mais antiga (e ainda muito eficaz) isca digital: o bom e velho desconto. Ideal para o fundo do funil de vendas, você pode distribuir cupons para potenciais alunos de diversas maneiras, inclusive conectando com outras ferramentas que descrevemos nesse texto.

O desconto pode ser reservado a quem baixar e-books ou estiver participando de um webinar ao vivo. Além disso, para aumentar o desafio, você pode recompensar apenas aqueles que alcançarem determinada pontuação em um quiz.

De forma isolada, você também pode, por exemplo, oferecer cupons de desconto para os cinco ou dez primeiros alunos que se inscreverem durante uma promoção limitada.

E então? O que achou dos nossos exemplos de iscas digitais? Com certeza, pelo menos uma delas pode ser uma tremenda mão na roda para atrair mais alunos para seus cursos EAD.

Muitas das iscas que detalhamos aqui, como as aulas ao vivo, as provas online e os cupons de desconto, são recursos disponibilizados para usuários da EAD Plataforma. Se você ainda não os conhece, experimente agora por 7 dias grátis.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy