seo-para-youtube

SEO para YouTube: o melhor caminho para colocar seus vídeos no topo!

Você sabia que o YouTube conta com uma média de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente? Números como estes reforçam a importância da rede para os produtores de conteúdo e, sobretudo, destacam o valor do SEO para YouTube. 

Com um bom SEO, é possível otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca, fazendo com que mais usuários tenham a oportunidade de assistir e compartilhar os vídeos. 

Neste artigo, explicamos com detalhes o que é SEO para YouTube e damos 15 dicas de ouro para potencializar o alcance do seu conteúdo na rede! 

O que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização para os Mecanismos de Busca. 

Na prática, trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas no conteúdo digital (textos, imagens, vídeos para YouTube, etc) para torná-lo mais confiável aos olhos dos mecanismos de busca (do YouTube, Facebook e, sobretudo, do Google, maior buscador do mundo). 

Conteúdos com bom SEO tendem a ser lidos pelos mecanismos de busca como fontes de credibilidade, com informação relevante e coerente. Como consequência, estes materiais tendem a ser melhor ranqueados (posicionados) nos resultados de uma busca. 

Quer ver um exemplo? 

Se digitamos “EAD Plataforma” no Google, recebemos 7.600.000 resultados, ranqueados por ordem de relevância. 

Observe que, após os anúncios (que são uma forma paga — e não-orgânica — de ranqueamento), a EAD Plataforma é o primeiro resultado mostrado. Isso aponta que os conteúdos do site da EAD cumprem todos requisitos-chave para classificação de SEO do Google. 

SEO para YouTube

Como funciona o SEO para YouTube? 

A essência do SEO para YouTube muito se assemelha ao SEO para mecanismos convencionais de busca. Com o uso estratégico de técnicas, um conteúdo em vídeo pode ser classificado, pela rede, como um material relevante e de credibilidade. 

Com isso, ele é ranqueado e mostrado entre os primeiros quando um usuário faz uma busca por palavras-chave.

Veja abaixo como o SEO para YouTube funciona na prática. 

Fizemos a busca do termo “aula biologia” na caixa de pesquisa do YouTube, e abaixo você confere os resultados selecionados pelo site como os melhores sobre o tema: 

Mas, afinal, o que estes resultados têm em comum? Quais são as técnicas de SEO para YouTube utilizadas para os produtores deste conteúdo EAD? Como elas fizeram com que o material fosse elencado entre os melhores disponíveis na rede?

Siga para o próximo tópico e descubra. 

Dicas de SEO para YouTube

A seguir, reunimos 15 dicas de SEO para YouTube indispensáveis para você que quer colocar seu conteúdo ou vídeo aula entre os primeiros mostrados aos usuários da plataforma. 

1. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são o coração da elaboração de conteúdo para vídeos. Use a caixa de buscas do Google e do próprio YouTube para entender de que forma os usuários procuram determinados temas e explore os resultados mais frequentes em seus conteúdos! 

2. Crie títulos chamativos (e que contenham sua palavra-chave principal

Um bom título é estratégico: desperta a curiosidade do usuário, utiliza a palavra-chave (tornando mais fácil a identificação daquele conteúdo pelos mecanismos de busca) e mostra que traz conteúdo rico. 

Alguns hacks para criar ótimos títulos para vídeos no YouTube são: 

  • utilizar expressões como “como fazer” e “dicas práticas para…” 
  • explorar a exclusividade do tema;
  • dar urgência ao tema: “de uma vez por todas”, “descubra agora”, etc. 
  • apresentar listas numéricas, como “10 coisas”, “5 dicas” etc. 

3. Utilize tags para identificar o vídeo nos mecanismos de busca

As tags do YouTube são “etiquetas” invisíveis que ajudam a categorizar o seu vídeo dentre os milhões publicados diariamente na plataforma. Por isso, se você quer ser um YouTuber de sucesso, precisa saber exatamente como categorizar o seu conteúdo. 

Alguns pulos do gato podem te ajudar a escolher tags de forma estratégica, tais como: 

  • acompanhar as tags utilizadas pela concorrência;
  • descrever o conteúdo do canal sob diferentes óticas (exemplo: um canal de vídeo aulas sobre estética, por exemplo,  pode conter as tags “educação”, “ensino on-line”, “vídeo-aula”, “curso”, “estética” etc.;
  • utilizar a palavra-chave do vídeo nas tags. 

4. Explore a descrição do vídeo de forma estratégica

Na descrição do vídeo, você tem a oportunidade de fortalecer a palavra-chave principal, acrescentar as secundárias, e, de quebra, instigar a curiosidade do espectador sobre aquilo que o vídeo traz. 

Também na descrição, é possível inserir bons links, o que aumenta a credibilidade do conteúdo e possibilita uma conversão de usuários para outras redes sociais ou páginas relacionadas ao material. 

5. Crie um roteiro otimizado

Saber como começar um vídeo no YouTube pode ser muito mais estratégico do que parece. Afinal, os primeiros segundos de um conteúdo são decisivos para que o público decida continuar ou deixar de lado um material. 

Otimize seu roteiro de modo a utilizar os primeiros 10 segundos para inserir uma rápida apresentação e já mostrar o valor do conteúdo para o espectador. 

Esse valor pode ser mostrado com uma pergunta, com o reforço do título ou mesmo com um resumo do que será dito ao longo do vídeo. 

6. Disponibilizar legendas para os seus vídeos

Pode acreditar: disponibilizar legendas para os vídeos é uma forma de otimizar o SEO para YouTube! Isso porque o conteúdo da legenda também é “varrido” pelos mecanismos de buscas quando um usuário busca por uma palavra-chave. 

Atualmente, o YouTube disponibiliza o recurso da legenda automática de vídeos. Entretanto, é importante que o produtor de conteúdo revise e edite os closed captions para obter uma leitura precisa do conteúdo apresentado. 

7. Coloque a palavra-chave principal do vídeo no nome do arquivo

Aqui está mais um grande segredo escondido por trás do SEO para YouTube! Títulos de imagens e vídeos também são fontes de varredura pelos mecanismos de busca! Portanto, para obter um conteúdo exemplar em SEO, não deixe de renomear seu vídeo com a palavra-chave principal antes de fazer o upload no YouTube! 

8. Crie vídeos com uma boa duração (nem tão longos e nem tão curtos!)

O “tempo de retenção” é uma das mais valiosas métricas contabilizadas pelo YouTube Analytics (acessível via YouTube Studio). Ela diz respeito ao tempo que o seu vídeo é assistido pelos usuários. 

Vídeos excessivamente longos tendem a ter um tempo de retenção baixo. Em contrapartida, vídeos muito curtos contribuem pouco para o enriquecimento da métrica no canal. 

O recomendado, portanto, é apostar no equilíbrio: vídeos entre 5 e 10 minutos são recomendados para quem busca boas dicas para o canal do YouTube

9. Estimule o engajamento do público nos comentários 

Quanto mais repercussão e engajamento tem um vídeo, melhor é sua performance nos mecanismos de busca. Essa é uma dica-base de SEO para YouTube! Estimule seus espectadores a comentarem, marcarem amigos e darem opiniões e feedbacks sobre o conteúdo no espaço destinado a comentários. 

10. Divulgue o canal e os vídeos nas redes sociais

Além disso, separe um tempo para responder e interagir com todas as menções dos usuários! 

Uma boa divulgação é essencial para fazer com que um conteúdo alcance novos públicos. 

Por isso, ao lançar um vídeo em seu canal do YouTube, invista em boas estratégias de marketing digital, tais como: 

  • divulgação em redes sociais;
  • envio de e-mail marketing com o link para o vídeo;
  • compartilhamento no WhatsApp;
  • etc. 

11. Incentive os usuários a deixarem suas reações no vídeo (curtir/descurtir)

Você já deve ter ouvido o ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, não é mesmo? No SEO para YouTube, a lógica é a mesma! Interações e reações deixadas na página são contabilizadas de maneira positiva pelos mecanismos de busca — independentemente de serem a favor ou contra o conteúdo publicado.

Dessa forma, estimule aos espectadores que avaliem o vídeo como bom ou ruim utilizando os botões de “Gostei” e “Não Gostei”. Assim, você potencializa o engajamento do vídeo e faz com que o YouTube entenda sua relevância! 

12. Crie uma thumbnail atrativa

Já falamos sobre o valor da thumbnail neste artigo, e agora, vamos reforçar. Disponibilizar uma miniatura inteligente para os seus vídeos ajuda a potencializar o SEO para YouTube na medida em que atrai novos espectadores para o conteúdo. 

Para tal, invista em um layout inteligente, com boa visibilidade, frases e palavras de efeito e um bom estudo de contraste de cores. Lembre-se de também de humanizar a thumbnail inserindo personagens ou figuras conhecidas pelo público.

13. Otimize o uso de links internos e cards no vídeo

Uma das formas de potencializar o SEO para YouTube é encontrar caminhos para manter o público consumindo os conteúdos do canal. 

Para isso, os recursos de linkagem interna e inserção de cards podem ser de grande utilidade. Eles podem ser posicionados em diferentes momentos do vídeo, e direcionam o usuário para outros conteúdos relacionados àquilo que é abordado. 

Veja no vídeo abaixo como inserir um card em seu vídeo no YouTube: 

14. Embede o vídeo em posts com bom engajamento

O termo “embedar” se refere à incorporação de um vídeo em um outro conteúdo, como um blog post ou postagem em rede social, como o Facebook. A embedagem acontece quando o link do vídeo é copiado no espaço de uma outra mídia, como o WordPress ou mesmo a timeline de uma rede social. 

Esta é uma maneira efetiva de estimular as visualizações do vídeo e, consequentemente, ranqueá-lo positivamente no SEO para YouTube. 

15. Comente e interaja em vídeos relacionados ao seu

Lembra que mencionamos o engajamento do público como uma das chaves para o SEO para YouTube? Pois saiba que este não é um caminho de mão única! Também é importante que o produtor de conteúdo interaja com outros perfis e páginas, especialmente se ele deseja ampliar seu alcance. 

Ative as notificações de canais semelhantes ao seu e, sempre que uma nova publicação for lançada, aproveite para deixar um comentário sobre o tema tratado. Ah! Lembre-se de não se render aos comentários rasos e meramente publicitários. O teor do comentário é de grande valia, pois evidencia a credibilidade do canal e o conhecimento de causa do YouTuber! 

Ferramentas aliadas: turbine seu SEO 

Investir em SEO para YouTube pode ser um trabalho desafiador, especialmente por apresentar resultados apenas no médio/longo prazo. Mas não pense que você estará sozinho nessa! Algumas ferramentas são grandes aliadas na criação de estratégias efetivas de SEO para YouTube. Confira na lista a seguir! 

  • Ubbersuggest: Ferramenta para pesquisa de palavras-chave;
  • VidIQ: extensão que mostra vídeo tags e oferece sugestões de palavras-chave relacionadas à sua busca;
  • Canva: plataforma para a criação de layouts e thumbnails.
Fabio Godoy