como vender ebook

Como vender ebook na web e ganhar dinheiro com esta pr√°tica?

√Č aut√īnomo e quer produzir materiais que gerem vendas? Ou deseja se tornar um afiliado e trabalhar com infoprodutos? Independentemente de qual seja seu objetivo, saber como vender ebook pode contribuir para que voc√™ atinja a sua meta!

N√£o tem certeza, pois cr√™ que este mercado seja pouco lucrativo, repleto de meandros e, desse modo, acha que a m√°xima ‚Äúebook d√° dinheiro‚ÄĚ n√£o √© real? Calma! No decorrer deste artigo, voc√™ n√£o s√≥ saber√° como vender ebook e ganhar dinheiro com isso, como entender√° melhor esse mercado e conhecer√° dicas valiosas sobre o tema. 

Fique com a gente at√© o fim.  Boa leitura!

O que √© um ebook? 

Antes de saber como vender ebook, √© preciso saber o que esse em ingl√™s significa, n√£o √© verdade? 

Um ebook nada mais √© do que um livro eletr√īnico que pode ser consumido tanto via tablet, como por notebook, desktop e celular. 

Seu conte√ļdo √© mais extenso e completo do que um artigo de blog. Al√©m disso, por ser port√°til, √© mais acess√≠vel do que um livro impresso. Ou seja, promove a praticidade e a informa√ß√£o na palma da m√£o. 

Como complemento sobre o assunto, sugerimos que assista ao vídeo a seguir (não se esqueça de colocar as legendas em português):

Ebook d√° dinheiro?

Um book pode dar dinheiro, sim! Não, isso não é achismo, é fato mesmo, uma vez que uma pesquisa apontou que:

  • as vendas desse formato crescerem 177%;
  • 51% das pessoas que t√™m e-readers (leitores de livros digitais) est√£o comprando mais ebooks.

Esses dados refletem o mercado dos Estados Unidos, mas e o brasileiro? 

De acordo com o 1¬ļ Censo do Livro Digital de 2017 (iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livro com a C√Ęmera Brasileira do Livro), apenas 37% das editoras nacionais comercializam livros eletr√īnicos.

Porém, esse cenário está mudando. A pandemia não só colocou o mundo de ponta cabeça, como modificou o comportamento de compra e os hábitos de leitura. As pessoas estão lendo 50% mais do que antes da pandemia. 

At√© mar√ßo de 2020, o n√ļmero de compra de livros no Brasil estava em queda. Por√©m, com o isolamento, os √ļltimos meses apresentaram um importante crescimento do setor.¬†

No entanto, não foi só o consumo de livros físicos que aumentou, os digitais também.

Ou seja, esse é um bom momento para você saber como vender ebook pela Internet, não é mesmo?

Afinal, como vender ebook pela Internet? 

Confira, agora, as principais dicas sobre o tema e saiba, de uma vez por todas, como vender ebook pela web.

Resolva as dores e solucione problemas de sua audiência

Com tanto conte√ļdo bom e gratuito espalhado pela Internet, √© fundamental que voc√™ crie algo de valor para seu p√ļblico. Fuja do √≥bvio e n√£o escreva ‚Äúmais do mesmo‚ÄĚ. Coloque dados em seu conte√ļdo para gerar autoridade, entreviste pessoas e profissionais sobre o tema abordado. 

Essa combina√ß√£o de fatores despertar√° a confian√ßa de sua audi√™ncia e, desse modo, voc√™ mostrar√° o seu diferencial. Tamb√©m √© essencial que voc√™ resolva as dores de seu p√ļblico. 

Para descobrir quais s√£o as principais, voc√™ pode realizar v√°rias pesquisas no Google ou encomendar uma para uma ag√™ncia especializada. 

Caso j√° tenha uma base de clientes, √© interesse colher feedbacks deles por meio de pesquisas de satisfa√ß√£o, como tamb√©m criar um mapa de empatia que d√™ clareza sobre os sentimentos e percep√ß√Ķes de sua audi√™ncia.¬†

Para saber como montar um mapa de empatia, indicamos que assista ao vídeo abaixo:

Não se esqueça das imagens

N√£o √© preciso nem dizer que seu conte√ļdo deve apresentar uma linguagem clara e coesa, certo? Pois bem, para refor√ßar a mensagem de seu ebook √© fundamental que voc√™ o divida em t√≥picos, para assim, facilitar a leitura. Tamb√©m √© importante caprichar na formata√ß√£o e inserir imagens ao longo dele.

Para n√£o ter problemas com direitos autorais, voc√™ pode tanto contratar um designer que crie ilustra√ß√Ķes, como tamb√©m um fot√≥grafo que tire fotos de qualidade. 

Outra alternativa é partir para um banco de imagens. Há ótimos pela Internet, muitos deles, inclusive, são gratuitos. 

Registre seu ebook

Para vender seu ebook e evitar plágios, é vital que você proteja seu material. Para tanto, é importante registrá-lo na Biblioteca Nacional.

Sem falar que o registro √© obrigat√≥rio, caso voc√™ deseje, futuramente, transformar o seu conte√ļdo digital em f√≠sico, ou seja, public√°-lo por meio de uma editora.

Capriche na divulgação

Para promover a compra de seu ebook, é imprescindível que você o divulgue. Para tanto, você pode:

  • enviar e-mails para sua base;
  • colocar links e landing pages sobre ele em seus artigos de blog;
  • apostar em posts org√Ęnicos nas redes sociais;
  • criar banners;
  • investir em an√ļncios, como no Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads.

Aposte em parcerias 

Faça uma extensa pesquisa nas redes sociais para descobrir quem são os grandes influenciadores sobre o tema abordado em seu e-book.

Entre em contato com eles e pe√ßa para que leiam seu trabalho e o falem sobre ele. √Č claro que esta parceria existe esfor√ßo, persuas√£o e negocia√ß√£o. 

Vá além do ebook

J√° que voc√™ deseja transmitir seu conhecimento e, de quebra, ganhar dinheiro com essa pr√°tica, que tal ir al√©m do ebook? 

O que isso significa? Que voc√™ pode tamb√©m criar um curso online sobre o tema que desejar. Por meio dele, voc√™ conseguir√° atingir um n√ļmero ainda maior de pessoas e, como consequ√™ncia, potencializar seu faturamento m√™s a m√™s. 

Para tanto, voc√™ pode contar com a EAD Plataforma, que permite que voc√™ crie e venda seu curso de forma segura e altamente funcional. Para conhecer como funciona essa solu√ß√£o, que tal test√°-la, gratuitamente, por sete dias?

Deixe seu coment√°rio!
Fabio Godoy