como vender ebook

Como vender ebook na web e ganhar dinheiro com esta prática?

É autônomo e quer produzir materiais que gerem vendas? Ou deseja se tornar um afiliado e trabalhar com infoprodutos? Independentemente de qual seja seu objetivo, saber como vender ebook pode contribuir para que você atinja a sua meta!

Não tem certeza, pois crê que este mercado seja pouco lucrativo, repleto de meandros e, desse modo, acha que a máxima “ebook dá dinheiro” não é real? Calma! No decorrer deste artigo, você não só saberá como vender ebook e ganhar dinheiro com isso, como entenderá melhor esse mercado e conhecerá dicas valiosas sobre o tema. 

Fique com a gente até o fim.  Boa leitura!

O que é um ebook? 

Antes de saber como vender ebook, é preciso saber o que esse em inglês significa, não é verdade? 

Um ebook nada mais é do que um livro eletrônico que pode ser consumido tanto via tablet, como por notebook, desktop e celular. 

Seu conteúdo é mais extenso e completo do que um artigo de blog. Além disso, por ser portátil, é mais acessível do que um livro impresso. Ou seja, promove a praticidade e a informação na palma da mão. 

Como complemento sobre o assunto, sugerimos que assista ao vídeo a seguir (não se esqueça de colocar as legendas em português):

Ebook dá dinheiro?

Um book pode dar dinheiro, sim! Não, isso não é achismo, é fato mesmo, uma vez que uma pesquisa apontou que:

  • as vendas desse formato crescerem 177%;
  • 51% das pessoas que têm e-readers (leitores de livros digitais) estão comprando mais ebooks.

Esses dados refletem o mercado dos Estados Unidos, mas e o brasileiro? 

De acordo com o 1º Censo do Livro Digital de 2017 (iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livro com a Câmera Brasileira do Livro), apenas 37% das editoras nacionais comercializam livros eletrônicos.

Porém, esse cenário está mudando. A pandemia não só colocou o mundo de ponta cabeça, como modificou o comportamento de compra e os hábitos de leitura. As pessoas estão lendo 50% mais do que antes da pandemia. 

Até março de 2020, o número de compra de livros no Brasil estava em queda. Porém, com o isolamento, os últimos meses apresentaram um importante crescimento do setor. 

No entanto, não foi só o consumo de livros físicos que aumentou, os digitais também.

Ou seja, esse é um bom momento para você saber como vender ebook pela Internet, não é mesmo?

Afinal, como vender ebook pela Internet? 

Confira, agora, as principais dicas sobre o tema e saiba, de uma vez por todas, como vender ebook pela web.

Resolva as dores e solucione problemas de sua audiência

Com tanto conteúdo bom e gratuito espalhado pela Internet, é fundamental que você crie algo de valor para seu público. Fuja do óbvio e não escreva “mais do mesmo”. Coloque dados em seu conteúdo para gerar autoridade, entreviste pessoas e profissionais sobre o tema abordado. 

Essa combinação de fatores despertará a confiança de sua audiência e, desse modo, você mostrará o seu diferencial. Também é essencial que você resolva as dores de seu público. 

Para descobrir quais são as principais, você pode realizar várias pesquisas no Google ou encomendar uma para uma agência especializada. 

Caso já tenha uma base de clientes, é interesse colher feedbacks deles por meio de pesquisas de satisfação, como também criar um mapa de empatia que dê clareza sobre os sentimentos e percepções de sua audiência. 

Para saber como montar um mapa de empatia, indicamos que assista ao vídeo abaixo:

Não se esqueça das imagens

Não é preciso nem dizer que seu conteúdo deve apresentar uma linguagem clara e coesa, certo? Pois bem, para reforçar a mensagem de seu ebook é fundamental que você o divida em tópicos, para assim, facilitar a leitura. Também é importante caprichar na formatação e inserir imagens ao longo dele.

Para não ter problemas com direitos autorais, você pode tanto contratar um designer que crie ilustrações, como também um fotógrafo que tire fotos de qualidade. 

Outra alternativa é partir para um banco de imagens. Há ótimos pela Internet, muitos deles, inclusive, são gratuitos. 

Registre seu ebook

Para vender seu ebook e evitar plágios, é vital que você proteja seu material. Para tanto, é importante registrá-lo na Biblioteca Nacional.

Sem falar que o registro é obrigatório, caso você deseje, futuramente, transformar o seu conteúdo digital em físico, ou seja, publicá-lo por meio de uma editora.

Capriche na divulgação

Para promover a compra de seu ebook, é imprescindível que você o divulgue. Para tanto, você pode:

  • enviar e-mails para sua base;
  • colocar links e landing pages sobre ele em seus artigos de blog;
  • apostar em posts orgânicos nas redes sociais;
  • criar banners;
  • investir em anúncios, como no Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads.

Aposte em parcerias 

Faça uma extensa pesquisa nas redes sociais para descobrir quem são os grandes influenciadores sobre o tema abordado em seu e-book.

Entre em contato com eles e peça para que leiam seu trabalho e o falem sobre ele. É claro que esta parceria existe esforço, persuasão e negociação. 

Vá além do ebook

Já que você deseja transmitir seu conhecimento e, de quebra, ganhar dinheiro com essa prática, que tal ir além do ebook? 

O que isso significa? Que você pode também criar um curso online sobre o tema que desejar. Por meio dele, você conseguirá atingir um número ainda maior de pessoas e, como consequência, potencializar seu faturamento mês a mês. 

Se interessou? Então aproveite que nosso e-book Trilha do Conhecimento, com 10 passos para criar um curso EAD do zero, está disponível gratuitamente e pegue sua cópia!

Além disso, você pode contar com a EAD Plataforma, que permite que você crie e venda seu curso de forma segura e altamente funcional. Para conhecer como funciona essa solução, que tal testá-la, gratuitamente, por sete dias?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy