landing-page-para-cursos

Landing page para cursos: pesque novos alunos de forma efetiva!

Já ouviu falar em landing pages para cursos? Pois é hora de descobrir! Trata-se de uma estratégia de captação de leads que direciona potenciais clientes para uma página com um formulário. Ao preencher o formulário, os leads trocam seus dados pelo acesso a um conteúdo exclusivo.

De acordo com esta pesquisa, da Hubspot, websites com mais de 40 landing pages geram até 12 vezes mais leads do que uma página com apenas 1 ou nenhuma

Curioso, não é? 

Então continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o conceito e descobrir como fazer uma landing page para cursos efetiva! 

O que é uma landing page? 

Landing page, ou, em português, página de destino (ou página de aterrissagem), é um recurso muito utilizado no marketing digital para converter novos leads. 

Aliás, é comum que especialistas no assunto utilizem, inclusive, o termo “pescar” para as landing pages, em razão de sua forma de funcionamento: 

  1. um potencial cliente é atraído para a landing page por um anúncio, banner ou CTA efetivo em um post na rede social;
  2. em seguida, ele é conduzido à landing page. Esta página é simples, elaborada com base em pouco texto e sempre disponibiliza um formulário — nossa vara de pescar. O formulário tem, como função principal, captar os dados do lead (em geral nome, e-mail, telefone, profissão) em troca de um material rico (como um vídeo, um e-book, webinar, infográfico etc) — nossa isca;
  3. quando o lead morde a isca e troca seus dados pelo material rico, ele é, enfim, inserido no funil de vendas. A partir de então, é nutrido com mais materiais ligados a seu interesse. 

Se o fluxo de nutrição é bem sucedido, este lead se torna pronto para efetuar a compra da solução ou produto oferecido pela empresa. 

Também é interessante destacar que a landing page pode ser parte da estratégia de inúmeros negócios, incluindo os cursos online. Por isso, a seguir, mostraremos, de forma prática, como criar uma landing page para cursos. 

Como criar uma landing page para cursos? 

A seguir, você confere 5 passos fundamentais para entender como criar uma landing page para cursos. 

1. Determine o objetivo da landing page

Antes de colocar a mão na massa para descobrir como criar uma landing page para cursos, é preciso cuidar da parte estratégica. Por isso, determine o objetivo da página. Qual material rico será oferecido? Será um e-book exclusivo? Uma master class ou vídeo aula introdutória? 

Em que momento do funil de vendas a página se situa? A conversão será direcionada para a venda de um curso EAD ou para outro produto digital? Ou o destino final dos leads captados será a assinatura de um programa de assinantes no YouTube

Enfim, com todo o desenho estratégico concluído, é hora de pensar em formas de captar alunos para a landing page! 

2. Desenhe os CTAs para levar alunos à página

Não basta investir esforços apenas na criação de uma boa landing page para cursos. Afinal, tão importante quanto trabalhar o local de aterrissagem, é garantir que os leads embarquem no voo! 

Por isso, elabore bons CTAs (Calls-to-action, ou chamados para a ação), capazes de chamar a atenção do público-alvo e fazer com que eles desejem conhecer a solução apresentada na landing page. 

Lembre-se das dicas de ouro para um bom CTA: 

  • aposte em verbos imperativos; 
  • nunca minta sobre a solução oferecida ou prometa mais do que pode dar;
  • inclua CTAs visuais em conteúdos em vídeo;
  • use linguagem clara e objetiva; 
  • crie senso de urgência na chamada (como “poucas vagas!” “últimos minutos”)
  • evidencie os benefícios do produto ou material oferecido. 

3. Escolha uma boa plataforma para a criação da landing page

Enfim, é hora de colocar a mão na massa e criar a melhor landing page para cursos! Portanto, você precisa escolher entre as plataformas disponíveis no mercado para esta finalidade. 

Existem plataformas gratuitas e pagas. Por isso, lembre-se de que, naturalmente, as plataformas pagas oferecem mais funcionalidades, opções de personalização e mecanismos de mensuração de resultados. 

A seguir, listamos algumas delas para que você conheça: 

  • Wix (gratuito, com modelos personalizáveis); 
  • Leadpages (com período de teste gratuito por 14 dias);
  • RD Station (plano básico por R$19,99 ao mês);
  • Instapage (com período de teste gratuito por 14 dias). 

4. Personalize os campos e defina as configurações

Seja qual for a plataforma escolhida, você terá a missão de personalizar os campos oferecidos de acordo com o conteúdo disponibilizado para o potencial cliente. 

Em geral, os campos personalizáveis das ferramentas de landing page são: 

  • título;
  • subtítulo;
  • corpo do texto;
  • imagem/vídeo;
  • formulário;
  • logo;
  • material entregue; 
  • forma de download (envio por e-mail? download imediato?)
  • CTAs. 

Além disso, após configurar a página, é possível personalizar outras etapas do processo de captação de lead, tais como: 

  • endereço da página (URL);
  • e-mail de agradecimento (enviado automaticamente após a conclusão do download);
  • notificações de download; 
  • indicadores para mensurar o desempenho da estratégia. 

A seguir, falaremos com mais detalhes sobre cada uma das ferramentas de produção de conteúdo

5. Coloque a landing page no ar! 

Por fim, é hora de colocar a landing page no ar e começar a testar sua estratégia de divulgação de seu curso EAD ou infoproduto! 

Elementos essenciais de uma landing page para cursos

Agora que você já sabe como criar uma landing page para cursos, que tal analisarmos cada um dos elementos essenciais para a estratégia? Separamos algumas dicas de ouro para obter mais sucesso em cada um deles! 

Título e subtítulo

O objetivo principal do título de uma landing page é aguçar a curiosidade do leitor. Por isso, é importante que o título e o subtítulo conversem entre si, e que reforcem a mensagem do CTA que trouxe o lead até a landing page. 

Algumas dicas importantes para criar um bom título são: 

  • faça menção a algum diferencial do material;
  • cite personalidades ou figuras de renome que tenham participação na oferta (como um entrevistado ou participante de webinar); 
  • reforce o caráter exclusivo do material. 

Imagem ou fundo personalizado 

É importante reforçar o caráter visual da landing page com a ajuda de uma imagem ou de um fundo personalizado. Mas, atenção! Afinal, este é um aspecto delicado da elaboração de landing page para cursos. Isso porque a escolha da imagem não deve ofuscar o objetivo da página, tampouco “concorrer” com o formulário e o botão de download pela atenção do lead. 

Imagens e fundos devem sempre complementar a mensagem da oferta, e nunca competir com ela! 

Texto sobre o tema do material oferecido

Além do título e subtítulo, as landing pages oferecem um breve texto sobre o conteúdo oferecido Sendo assim, aqui, é importante evidenciar o valor da oferta, mostrando, de forma breve, como ele pode agregar conhecimento ao leitor. 

Além disso, é possível utilizar o espaço para apresentar um resumo dos tópicos abordados e reforçar o mecanismo para a obtenção do material (preenchimento do formulário + clique no botão de download). 

Formulário

Para estruturar um bom formulário, é importante levar em consideração o perfil do aluno EAD e suas principais características. Por isso, aposte em um formulário objetivo, sem perguntas desnecessárias e de difícil compreensão. Normalmente, encontramos questões como estas em formulários de landing pages:

  • nome;
  • idade;
  • profissão, empresa que trabalha ou área de estudo;
  • e-mail;
  • telefone;
  • cálculo básico para verificação de humanidade.

Exemplos de landing pages para aplicar em seus cursos 

Pronto! Você já tem em mãos toda a informação necessária para criar sua landing page para cursos, atrair leads e converter ainda mais! 

Enfim, para finalizar este artigo com uma dose extra de incentivo, deixamos aqui algumas landing pages para te inspirar: 

Como fazer uma landing page? (Landing Page – Resultados Digitais)

Dicas para vender mais de maneira eficaz (Landing Page – Agendor)

Trial EAD Plataforma (Landing Page – EAD Plataforma)

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy