como divulgar cursos ead

Como divulgar cursos EAD? Estratégias e exemplos práticos

Saber como divulgar cursos EAD é tão importante quanto preparar um bom conteúdo. Afinal, mesmo que você seja experiente e conhecido em sua área e seu curso seja o melhor do mercado, não dá para confiar no marketing boca a boca para que as pessoas saibam que ele exista, não é mesmo?

Aliás, até dá, mas se o cenário atual traz tantas ferramentas e meios práticos de você potencializar a adesão de novos alunos, abraçar essa estratégia parece ser uma prática inteligente, certo?

Para que você saiba como divulgar cursos EAD de forma efetiva, faça seu conteúdo brilhar e tenha bons retornos financeiros , testamos algumas ferramentas e estratégias. 

Para conhecê-las, basta ler este post até o fim. Boa leitura!

Afinal, como divulgar cursos EAD?

Conheça dicas, estratégias e ferramentas e descubra, de uma vez por todas, como divulgar cursos EAD. 

Ofereça uma “aula isca”

É natural que mesmo interessadas em seu conteúdo, muitas pessoas acabem não comprando o seu curso por não saberem, ao certo, como ele funciona e se ele está alinhado com suas necessidades. 

Para quebrar essa resistência, uma alternativa é atrair essas pessoas com uma aula grátis para que assim, elas conheçam o seu trabalho e decidam adquirir o seu curso. 

Para tanto, é preciso aliar bom conteúdo com um formato efetivo de divulgação. O primeiro fica por conta de seu conhecimento e talento, já o segundo pode acontecer via landing page. 

Uma landing page nada mais é do que uma página que visa uma determinada ação. Nesse caso, o acesso à sua aula. Para estimular seus alunos em potencial, a sua mensagem deve ser direta e persuasiva, assim como os elementos de design de sua página devem ser coerentes e contrastantes.

Invista nas redes sociais

É preciso estar onde seu público está, não é mesmo? Nesse sentido, é essencial estar presente frequentemente nas redes sociais. 

Trata-se de uma estratégia importante pois ao marcar presença em redes como o Twitter, Facebook e Instagram, você mostra que é um profissional atualizado. 

Além disso, pode dividir o seu conhecimento e se tornar uma autoridade no assunto, expandindo a sua popularidade e, como consequência, aumentando o interesse para consumirem seu conteúdo. 

Para tanto, é preciso postar conteúdo relevante para seu público com uma certa frequência e apostar em vídeos curtos, textos mais enxutos e também incentivar o engajamento, por meio de enquetes e pesquisas. 

Além de apostar na disseminação orgânica de seu conteúdo, vale a pena investir em mídia paga em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads. 

Essa estratégia é relevante uma vez que a mídia paga permite que você segmente o público de sua campanha, o personalize e consiga analisar o seu desempenho por meio de relatórios. 

O benefício de investir em anúncios dessas plataformas é conseguir atingir o público certo na hora certa. Outra vantagem é o custo-benefício, que normalmente compensa. 

Para saber como funciona o Facebook Ads, sugerimos que assista ao vídeo a seguir. 

Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de divulgação. Isso porque, por meio dele, é possível entregar o conteúdo certo para a audiência correta na hora adequada e, assim, transformar um lead em um aluno. 

Nesse contexto, é preciso aplicar estratégias que permitam que o seu lead avance cada vez mais um passo dentro do funil. Ou seja, primeiro é preciso atraí-lo para que ele ceda o seu e-mail (o que pode acontecer via landing page, como abordado acima). 

Depois, é importante nutri-lo com informações úteis, em seguida, você já pode falar sobre as vantagens do seu curso até que ele o conheça o bastante e se sinta seguro e estimulado para efetuar a compra de seu curso. 

Não deixe de conferir: Quais os principais tipos de conteúdos digitais e como usá-los a seu favor?

Esteja presente em fóruns de discussão 

Os fóruns de discussão são ambientes que permitem uma troca de informações rica entre professores e estudantes. Logo, é bastante comum (e recomendado) que aqueles que ofereçam cursos EAD estejam presentes neles. 

Há várias páginas na Internet que oferecem essa ferramenta. No entanto, boa parte dos cursos online já tem seus próprios fóruns. 

Como estratégia de divulgação, esse recurso também é poderoso, uma vez que você pode fazer parte de um e identificar os anseios e frustrações de seu público-alvo e, assim, oferecer a ele soluções, que podem ser encontradas em seu curso, por exemplo.  

Leia também: 

Como divulgar cursos EAD: dica extra e fundamental

Agora que você já conhece estratégias e ferramentas importantes e sabe como divulgar cursos EAD, segue uma dica bônus: conte com uma plataforma que ofereça os recursos necessários para você criar e promover suas aulas.  

Esse é o caso da EAD Plataforma, uma ferramenta que foi projetada do zero e que se destaca por sua simplicidade e eficácia em entregar tudo o que precisa para que tanto você como seus alunos tenham a melhor experiência. 

Com a EAD Plataforma, você ministra aulas, aplica provas, emite certificados, troca ideias e tira dúvidas de seus alunos via chat e fóruns de discussão. 

Além disso, ela permite a integração com sistemas externos, automatiza processos de cadastros e de matrículas, assim como apresenta fácil configuração e tema customizável.  

Para que você explore todos os recursos da EAD Plataforma, convidamos você a testá-la por sete dias sem compromisso!

Fabio Godoy