como-criar-curso-online

Quero criar um curso online. E agora? Por onde começar?

Quero criar um curso online, mas não sei por onde começar”. Se identificou com este pensamento? Então temos uma boa notícia: hoje, vamos sanar todas as suas dúvidas sobre o tema. 

Iniciar um empreendimento demanda organização e visão de longo alcance. Por isso, antes de tirar um sonho do papel, é preciso criar um cronograma de ações e estratégias macro e micro. 

Ao longo do artigo de hoje, você descobre nossas 6 dicas de ouro para criar um curso online. Continue a leitura para descobrir tudo sobre:

  1. Planejamento;
  2. Estudo de cenário;
  3. Criação de conteúdo;
  4. Hospedagem do conteúdo;
  5. Testes e ajustes finais; 
  6. Divulgação e venda. 

Boa leitura! 

Por que devo investir na criação de um curso online? 

Existem muitas boas razões para se investir na criação de um curso online. A principal delas é o potencial de crescimento do negócio. Em 2018, a ABMES fez uma previsão de que, em 2023, o ensino a distância superasse os matriculados no presencial. 

Entretanto, fatores econômicos, políticos e sanitários (como a pandemia do novo coronavírus) fizeram com que a EAD enfrentasse um boom de crescimento. Por isso, a previsão da ABMES foi adiantada. Agora, a previsão é de que, já em 2022, o EAD supere o ensino presencial em número de matrículas.

Além de ser um mercado em crescimento no Brasil, investir na criação de um curso online também é benéfico porque: 

  • é um negócio rentável e com investimento reduzido; 
  • possibilita a criação de rotinas autônomas e independentes de uma sede física; 
  • garante mais qualidade de vida aos empreendedores; 
  • ajuda a cumprir o papel transformador da educação online como ferramenta de inclusão social

Neste momento, você pode estar pensando: “É disso que preciso! Quero criar um curso online agora mesmo!”. Pois prepare-se. A seguir, te explicaremos detalhadamente quais os passos fundamentais para iniciar este processo. 

Quero criar um curso online. Por onde começar? 

Se “quero abrir um curso online” é um dos seus pensamentos recorrentes, você está no lugar certo. A seguir, apresentaremos um roteiro resumido em 6 passos para orientar você, que planeja criar um curso online

Passo 1: Planejamento

“Quero criar um curso online. Por onde começar?” A resposta é simples: pelo planejamento. 

Nesta etapa, algumas perguntas-chave podem ajudar a entender o que você tem a oferecer para os alunos e de que maneira isso pode ser feito. 

Guie-se por um roteiro de perguntas semelhante a este: 

  • O que eu posso ensinar?
  • Como meu curso pode transformar a vida dos alunos?
  • Quais as minhas ferramentas para motivar alunos EAD
  • Em que metodologia de ensino meu curso se enquadra? EAD Flex? Ensino híbrido

Com as respostas em mãos, é hora de planilhar! 

Crie um planejamento robusto para o projeto. Inclua, nele, seus objetivos educacionais, recursos financeiros disponíveis, o plano de aula EAD e todos os insights obtidos durante esta primeira etapa. 

Passo 2: Estudo de cenário (mercado e público-alvo)

Parte essencial do planejamento, o estudo do cenário não pode ficar de fora. Para isso, o objetivo principal é entender o mercado e acompanhar os comportamentos do público-alvo. 

Este processo será fundamental para:

Esta análise deve integrar o planejamento do negócio, complementando as informações elencadas na etapa anterior. 

Passo 3: Criação de conteúdo criativo e direcionado

“Quero criar um curso online. Como produzir conteúdo de qualidade?”— esta é uma das perguntas mais importantes para quem decide estruturar um curso online. Afinal, o conteúdo é o principal atrativo para conquistar alunos e para retê-los, mantendo-os interessados no percurso educacional. 

Algumas dicas para mergulhar na produção de conteúdo EAD e entregar resultados atrativos: 

  • aposte em diferentes tipos de conteúdos digitais. Nada de longas apostilas e materiais desinteressantes! 
  • crie conteúdo direcionado para o consumo em dispositivos móveis. É o chamado mobile learning
  • dinamize a rota de aprendizagem com aulas online ao vivo, gravações de tela e vídeo aulas; 
  • complemente a discussão e aprofunde o aprendizado com a ajuda de ferramentas de interação na EAD. Alguns exemplos são o e-mail e o fórum EAD de discussão;
  • adote técnicas como a do storytelling para transformar conteúdo em história. Veja o vídeo a seguir para entender o poder do storytelling em uma exposição de ideias e conteúdos: 

Passo 4: Hospedagem do conteúdo em uma boa plataforma e-learning

Após organizar o conteúdo de forma dinâmica, é preciso encontrar a melhor forma de disponibilizá-lo para os alunos. 

Existem diferentes caminhos para hospedar um curso online. No entanto, se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o seu conteúdo, o melhor caminho é buscar uma boa plataforma e-learning. 

A plataforma e-learning é composta por um LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), que fornece ferramentas para que o tutor EAD seja capaz de gerenciar o curso do início ao fim, da matrícula à emissão do certificado de curso

Além disso, é na plataforma e-learning que o aluno encontra o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou a “sala de aula virtual”. Lá, estão disponíveis os conteúdos complementares, materiais didáticos, ambientes para a realização de provas e atividades e ferramentas de contato e troca de ideias entre alunos e tutores. 

Como escolher uma boa plataforma EAD? 

Na hora de escolher a melhor plataforma EAD para hospedar o seu curso, leve em consideração a disponibilidade de ferramentas-chave para a gestão do aprendizado. Algumas delas são: 

  • oferta de planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • ambiente desenvolvido para a venda dos cursos ao público final;
  • painel para acompanhamento do desempenho do tutores e alunos; 
  • biblioteca virtual para armazenamento de conteúdos complementares; 
  • possibilidade de customização e personalização da interface da plataforma de acordo com a identidade da empresa ou curso ofertado; 
  • relatórios gerados automaticamente e com dados atualizados. 

Passo 5: Teste e ajustes finais

Após garantir a hospedagem do curso na melhor plataforma EAD disponível, é hora de partir para os testes finais! 

Nossa recomendação para você, que quer criar um curso online, é testar a dinâmica e a fluidez do curso com um grupo-controle. Ele pode ser formado por pessoas conhecidas, alunos antigos ou até mesmo outros tutores. Quanto mais diverso melhor! 

Nesse momento, o ideal é abrir canais para feedbacks e opiniões. Afinal, o teste é o momento final para fazer ajustes no conteúdo e na forma de transmiti-lo antes de colocar o curso para rodar! 

Passo 6: Divulgação e venda

“Quero criar um curso online, mas não sei como vender”. Calma! Chegou a hora de falarmos sobre esse tema. 

Com o curso desenvolvido e testado, é hora de começar a vender. Para que este processo saia como o esperado, é preciso entender como fazer marketing de um produto digital (como o curso online). 

Dicas para divulgar e vender

  1. Crie presença nas redes sociais, com publicações constantes e chamadas para a interação do público;
  2. Faça parcerias com autoridades no assunto e influenciadores digitais de segmentos correlacionados; 
  3. Crie um grupo de promotores da marca. Este grupo pode ser formado por ex alunos, tutores, usuários ativos nas redes sociais etc. Segundo pesquisa da PwC, o usuário comum tem forte  influencia nas decisões de compra. Cerca de 45% dos respondentes se influenciam pelo conteúdo gerado pelo usuário, e isso inclui reviews, comentários, feedbacks e indicações.  
  4. Tenha atenção às tendências do mercado, práticas da concorrência e novas ferramentas digitais para divulgar e atrair novos alunos. 

Conte com a ajuda das melhores ferramentas de apoio para criar seu curso online 

Se “quero criar um curso online” é uma das ideias frequentes em sua mente, é hora de começar a transformá-la em realidade. 

E a EAD Plataforma pode te ajudar com umas das mais estratégicas etapas do processo. Estamos falando sobre a escolha da melhor plataforma e-learning disponível no mercado. 

Com soluções práticas, simples e interativas, a EAD Plataformaultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários. Quer fazer parte desse time que só cresce? Então comece com um teste gratuito!  Basta preencher o formulário para ganhar acesso a todas as funcionalidades da nossa plataforma por 14 dias!

Fabio Godoy