como-criar-isca-digital

Como criar uma isca digital e vender mais? Passo a passo com 7 dicas

Isca digital é o nome dado a um infoproduto ou material oferecido para “pescar” potenciais clientes para o funil de vendas da empresa. Saber como criar uma isca digital, portanto, pode colocar sua empresa à frente de muitos concorrentes.

Pensando nisso, criamos este artigo com 7 dicas para criar iscas digitais infalíveis e otimizar seu fluxo de vendas: 

  1. ofereça produtos grátis
  2. exalte a exclusividade do conteúdo
  3. evidencie o potencial de solução de um problema
  4. torne o acesso rápido e fácil
  5. explore um universo específico 
  6. conecte o material com o propósito da sua empresa
  7. Deixe um gostinho de quero mais

Boa leitura! 

O que é uma isca digital?

Você gosta de pescaria? Entende um pouco do assunto? Pois saiba que o conceito de isca digital em muito se assemelha à prática da atividade. Assim como na pesca, uma isca digital é uma espécie de “chamariz” que tem, como objetivo, “pescar” potenciais consumidores para o funil de vendas de um infoproduto ou serviço. 

No marketing digital, é comum que as iscas sejam apresentadas por meio do CTA, ou Call-to-Action, ou chamado para a ação. Este elemento surge no final de publicações ou anúncios e tem, como objetivo, levar o lead a uma ação. Esta ação pode ser um clique, o download de um material, o preenchimento de um formulário e por aí vai. 

O CTA direciona o potencial cliente para a isca digital: um produto digital oferecido em troca do preenchimento de um formulário ou do fornecimento de dados essenciais para a inclusão do lead no funil de vendas da empresa. 

Exemplos de isca digital

Alguns exemplos bastante utilizados por quem entende como criar isca digital são: 

  • e-book;
  • infográfico; 
  • vídeo exclusivo;
  • webinar com a participação de autoridades no tema tratado; 
  • versões de teste de um produto ou serviço; 
  • estudos de caso;
  • relatórios;
  • pesquisas;
  • vídeo aulas e master classes.

Como criar isca digital em 7 passos 

Agora que você já conhece o conceito, vamos avançar. A seguir, você confere 7 caminhos possíveis para compreender, na prática, como criar isca digital para captar alunos para um curso EAD ou consumidores para o seu infoproduto

1. Ofereça produtos grátis

A primeira grande orientação para quem busca entender como criar isca digital é: ofereça algo gratuito. É isso mesmo! A estratégia do brinde é bastante usada para captar e encantar clientes ainda em fase de decisão. Isso porque aproxima o cliente da empresa sem que ele precise fazer um investimento ou esforço.

Além disso, é uma grande oportunidade para que o potencial consumidor conheça a qualidade do material desenvolvido pela empresa, bem como seu nível de conhecimento sobre o assunto abordado. 

Não à toa, é comum que empresas de cursos online ofereçam aulas ou até mesmo versões gratuitas (e compactas) de seus cursos como iscas para conquistar novos alunos. 

2. Exalte a exclusividade do conteúdo

O segundo aspecto essencial para investir em formas de captação como criar uma isca digital é: ofereça material exclusivo! 

De nada adianta oferecer um conteúdo já apresentado nas redes sociais em troca do preenchimento de um formulário. 

É importante mostrar ao consumidor que a troca de informações será justa, e seus dados não serão fornecidos em vão. Este, aliás, é o princípio da reciprocidade, um dos gatilhos de vendas mais utilizados pelas empresas. 

Sendo assim, dedique-se a criar um material único e inédito — e não se esqueça de evidenciar o caráter exclusivo da oferta em todos os canais em que ela for divulgada! 

Saiba mais sobre a reciprocidade e outros gatilhos de vendas no vídeo abaixo: 

3. Evidencie o potencial de solução de um problema 

Para entender como criar uma isca digital, é preciso ter em evidência a essência da estratégia: convencer o potencial cliente a trocar seus dados pessoais pelo acesso a algum conteúdo ou material. 

Agora, pense conosco: por que uma pessoa faria isso? 

Para solucionar um problema, não é mesmo? 

Sendo assim, ao divulgar a isca digital, foque no problema solucionado por ela. Se estivermos falando, por exemplo, de uma masterclass de um curso EAD, entregue ao potencial aluno o que ele busca: “oportunidade de aprender sobre X e Y com a ajuda de um dos maiores especialistas no assunto, o professor Z”, ou ainda “desmistifique o tema X em poucos minutos nesta aula objetiva e prática sobre o tema”.

4. Torne o acesso rápido e fácil 

Mais uma vez, vamos recapitular o processo de conversão de um cliente via isca digital: 

  • ver um CTA;
  • clicar no botão de conversão;
  • chegar até a página de destino (landing page);
  • preencher o formulário; 
  • baixar o conteúdo. 

Se não for simplificado e facilitado, este processo pode se tornar uma barreira para que o cliente acesse o material. Um formulário muito longo, perguntas muito complexas, uma landing page pesada e de difícil carregamento ou mesmo um layout pouco convidativo podem ser o suficiente para que o lead feche a página e desista de adquirir o brinde oferecido. 

Por isso, invista em técnicas e estratégias que facilitem o percurso do cliente até a isca: 

  • CTAs diretos;
  • layouts simples;
  • formulários básicos; 
  • botões visíveis e grandes

são alguns dos caminhos possíveis para entender, na prática, como criar uma isca digital. 

5. Explore um universo específico

A especificidade de uma isca digital está fortemente conectada à exclusividade e a seu potencial de solução de um problema. Afinal, como um produto genérico poderia ser exclusivo ou capaz de resolver à demanda específica daquele cliente? 

Em alguns artigos da EAD Plataforma, falamos sobre a importância das personas para identificar públicos ideais para um negócio. E é com base nesta definição que o conteúdo da isca digital deve ser pensado. 

Como o problema da persona X pode ser minimizado ou resolvido? Que tipo de conteúdo conseguirá mostrar à persona que minha empresa é exatamente aquilo que ela busca? 

Pense nisso!

6. Conecte o material com o propósito da sua empresa

Entender como criar uma isca digital de sucesso também passa pela compreensão da necessidade de representar o seu negócio no material oferecido. Lembre-se de que o objetivo da estratégia é “pescar” leads para o seu funil de vendas ou convencer potenciais clientes a tomarem sua decisão. 

Por isso, é fundamental que os materiais conversem com o DNA da empresa e tenham alguma interface com a solução principal oferecida. 

Uma empresa de cursos online, por exemplo, deve pensar em oferecer conteúdos educacionais que exaltem o profissionalismo e a maturidade do negócio. Da mesma forma, devem evidenciar a didática e a riqueza de informações oferecidas. 

7. Deixe um gostinho de quero mais 

Por fim, mas não menos importante, o pulo do gato para entender como criar isca digital: não entregar tudo de bandeja! 

Afinal, é importante pensarmos nas iscas digitais como “empurrõezinhos” para aproximar o potencial cliente de sua decisão de compra. Para isso, é importante evidenciar as qualidades da empresa, seu potencial solucionador de problemas e seus diferenciais, fazendo com que o consumidor se sinta muito próximo da solução e ciente de que, com a empresa, ela chegará com bons resultados. 

Portanto, e retomando o exemplo dado acima, suponhamos que sua empresa de cursos online esteja vendendo um curso na área de estética. O material rico, neste caso, precisa mostrar que os profissionais envolvidos são capacitados e conhecem todas as informações necessárias para formar o aluno no assunto. 

Entretanto, esta formação deve ser estimulada por meio da aquisição do curso completo. 

Agora sim, você sabe como criar uma isca digital. E se educação é mesmo seu segmento de atuação, você já pensou em como oferecer um curso tão bom quanto o seu marketing educacional

Nós podemos te ajudar com um dos passos mais importantes do processo: a escolha da plataforma EAD

Somos uma empresa consolidada no mercado, com mais de 3 milhões de usuários cadastrados e altos níveis de satisfação. Nossa plataforma é leve, simples e intuitiva, sem deixar de ser completa para tutores EAD e alunos. 

Que tal experimentar as funcionalidades da ferramenta de forma gratuita? Preencha o formulário e acesse a EAD Plataforma agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy