Como-lançar-um-infoproduto

Como lançar um infoproduto? 7 dicas para alcançar as pessoas certas

Pensando em como lançar um infoproduto? Pois temos duas boas notícias.

A primeira é que você está caminhando lado a lado com uma grande tendência global. De acordo com a revista Forbes, a expectativa é de que, até 2030, todas as empresas de sucesso sejam empresas de produtos digitais — ou empresas híbridas, que trabalhem o produto físico e o infoproduto. 

A segunda notícia é que você está no lugar certo! Ao longo deste artigo, daremos 7 dicas práticas para entender como lançar um infoproduto: 

  1. Saiba para quem você quer vender
  2. Direcione seu plano de marketing para o público-alvo desejado
  3. Prepare uma base forte nos canais digitais
  4. Disponibilize suporte omnichannel para atender aos clientes
  5. Faça promoções
  6. Use gatilhos mentais para atrair interessados
  7. Teste o sistema de distribuição do infoproduto com antecedência

Boa leitura! 

Como lançar um infoproduto? 

A seguir, você descobre, na prática, como lançar um infoproduto em 7 dicas infalíveis! 

1. Saiba para quem você quer vender

O primeiro passo para entender como lançar um infoproduto é: determine seu público-alvo. 

Existem algumas formas de definir quem é o cliente ideal do seu produto digital. Nossa recomendação é que você mescle as técnicas. Assim, será possível conhecer o público em níveis macro e micro. 

Público-alvo

O primeiro nível de definição de segmento é o público-alvo. Ele determina, em linhas gerais, qual o segmento de atuação de um negócio. 

Fazem parte da definição de público-alvo informações como: 

  • localização geográfica;
  • idade;
  • gênero;
  • escolaridade

O público-alvo geralmente é utilizado durante a segmentação de anúncios pagos em redes sociais ou durante a elaboração de um planejamento de marketing. 

IPC – Perfil do Cliente Ideal 

Um pouco mais profundo do que o público-alvo, o perfil do cliente ideal dá um passo à frente na acurácia da definição do consumidor de uma marca. Ele, na verdade, retrata, a partir de pesquisas na própria marca ou na concorrência, as características do comprador modelo de um negócio.

No caso do infoproduto, a pesquisa para a criação do perfil do cliente ideal pode ser feita via canais digitais, como redes sociais e interações nos sites da concorrência. 

Persona 

Por fim, no nível mais profundo da segmentação, está a definição de persona. Se você acompanha de forma assídua do blog da EAD Plataforma, já conhece este conceito. 

De toda forma, vamos refrescar sua memória! Persona é uma descrição detalhada da pessoa que consome o seu produto. Uma boa persona é capaz de definir aspectos pessoais do cliente da marca: nome, idade, profissão, hábitos, desejos, dificuldades e por aí vai. 

Quanto mais aprofundada for a descrição da persona, mais assertiva será a estratégia de marketing e lançamento do infoproduto. 

Antes de seguir em frente, assista ao vídeo abaixo sobre a criação de personas: 

2. Direcione seu plano de marketing para o público-alvo desejado

Com uma boa segmentação, é hora de partir para o planejamento. E planejamento, para quem busca saber como lançar um infoproduto, tem nome: plano de marketing! 

No plano de marketing, são delimitados aspectos importantes do negócio, bem como estratégias úteis para chegar com sucesso ao público-alvo e, assim, captar alunos EAD, consumidores ou leitores para o seu conteúdo digital. 

É neste momento que são considerados elementos como: 

  • análise da concorrência;
  • pontos fortes e fracos do negócio;
  • recursos orçamentários; 
  • estratégias de marketing digital;
  • resultados esperados. 

Se você tem dúvida sobre como elaborar um bom plano de marketing em 6 etapas. 

3. Prepare uma base forte nos canais digitais

Ainda que seu planejamento de marketing contemple estratégias offline, é importante destacar que, ao se tratar de um produto digital, é nos canais on-line que sua atuação deve se concentrar. 

Por isso, para entender como lançar um infoproduto, se ligue nessa dica: prepare uma base forte com o marketing digital

Reforce a divulgação nas redes sociais e mantenha suas estratégias de marketing de conteúdo em dia. Lembre-se de que, na rede, as palavras de ordem para o sucesso são: constância e engajamento. 

Quer saber mais sobre isso? Então ouça o podcast relacionado:

4. Disponibilize suporte omnichannel para atender aos clientes

Você já ouviu falar em marketing omnichannel? Trata-se de uma estratégia que conversa bastante com o novo consumidor: antenado e interessado em se comunicar com uma empresa por diversos canais. 

Para entender como lançar um infoproduto, é preciso entender, também, sobre a relevância do atendimento ao cliente. E um bom suporte durante todo o processo de lançamento, pré e pós-venda é fundamental. 

Nesse caso, crie canais em diferentes plataformas: redes sociais, site, chat, telefone, WhatsApp e por aí vai. É importante que, ao decidir adquirir seu infoproduto, o cliente se sinta amparado pelo suporte e possa tirar todas as dúvidas do processo. 

5. Faça promoções

Outra dica para ajudar a entender como lançar um infoproduto é: crie promoções! E não pense que uma promoção precisa estar necessariamente ligada a um desconto ou oferta de um produto gratuito. 

A essência da promoção é o presente. Esse presente pode sim, ser um desconto ou um brinde. Mas pode também ser um acesso exclusivo, uma “vantagem” no momento da compra ou um benefício. 

6. Use gatilhos mentais para atrair interessados

Mas não pense que a promoção é o único caminho para entender como lançar um infoproduto! Existem outras estratégias tão funcionais quanto. É o caso dos gatilhos mentais.

Gatilhos mentais são táticas de influência baseadas em diferentes estímulos. Existem, por exemplo, gatilhos que estimulam a sensação de urgência (fazendo com que o consumidor queira adquirir o produto rapidamente), a de credibilidade (que faz com que o cliente acredite no potencial daquele conteúdo) e por aí vai. 

Para entender melhor o que são gatilhos mentais e como utilizá-los durante o processo de venda ou lançamento de produto, veja o vídeo abaixo: 

7. Teste o sistema de distribuição do infoproduto com antecedência

Por fim, uma dica de quem sabe como lançar um infoproduto após ter testado — e experimentado — muito: não deixe de testar o sistema de distribuição do material antes de iniciar as vendas! 

Afinal, de nada adianta uma campanha completa e efetiva, se a própria logística de distribuição não é eficaz. 

Se a venda for ocorrer via e-commerce, site ou plataforma EAD, teste as funcionalidades com antecedência — do cadastro ao pagamento. 

Dica extra: saiba de onde você está saindo e onde quer chegar

A melhor forma de iniciar um empreendimento é acreditando nele. Por isso, nunca se esqueça do seu ponto de partida e do seu projeto de ponto de chegada. Pode sonhar alto! Mas lembre-se de que, para chegar ao degrau mais alto da escada, é preciso percorrer todos os outros níveis. 

Por esta razão, costumamos dizer que tão importante quanto conhecer a cartilha para entender como lançar um infoproduto é se conectar ao propósito do seu negócio. 

Gostou das nossas dicas para empreendedores? Prepare-se, porque ainda tem mais! 

Veja nossa seleção de conteúdos a seguir: 

Como abrir uma empresa de cursos online?

Dicas para utilizar automação de marketing para impulsionar vendas

Como fazer marketing de produto digital?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy