como divulgar curso online

Como divulgar um curso online e fazer de suas aulas um sucesso?

Você criou aulas incríveis, contratou uma equipe de cair o queixo e está animado para começar com o pé direito? Muita calma nessa hora! Apesar de estar no caminho certo, se você não souber como divulgar um curso online, talvez não consiga alcançar um número de alunos interessados relevante e, desse modo, não terá o faturamento desejado. 

Indo mais longe, saber como divulgar um curso online tem um poder de criar demandas, mantém o nome da sua marca viva na mente das pessoas e potencializa a sua reputação e credibilidade no mercado, independentemente da simplicidade do seu curso e da estrutura que seu negócio apresente. 

Para saber como divulgar um curso online de maneira descomplicada, basta ler este artigo até o fim. Boa leitura!

Afinal, como divulgar um curso online? 5 dicas vitais 

Confira, agora, as principais dicas e descubra, de uma vez por todas, como divulgar um curso online e atrair uma audiência qualificada para ele. 

Esteja presente nas redes sociais 

Que o brasileiro é fã de redes sociais, isso não é segredo para ninguém, não é mesmo? No entanto, não basta estar presente no Linkedin, Facebook, Instagram e postar alguns posts que falem sobre as maravilhas de seu curso para atrair alunos. 

Você precisa agregar valor para sua audiência para criar um relacionamento com ela. Uma postagem, por mais bem feita que seja, mas que apenas cite os benefícios de seu curso não irá chamar a atenção necessária. 

Você precisa seguir uma estratégia que eduque e informe seu público. Por exemplo, se o seu curso for de maquiagem, poste um conteúdo que fale sobre “os principais erros cometidos na hora do make” ou, então,  dê dicas sobre produtos importados X nacionais. 

Informar seu público com conteúdo de valor é o primeiro passo para criar uma relação com ele. Aos poucos, um sentimento de confiança será despertado, um aspecto crucial para realizar uma venda, posteriormente. 

Além disso, você não precisa estar presente em todas as redes sociais. No começo, eleja apenas duas. Se foque em postar bons conteúdos e se atente à periodicidade, visto que constância nas publicações é fundamental. 

Promova seu curso por e-mail 

O e-mail marketing é ainda uma das formas mais efetivas de manter o relacionamento com o cliente, além de ser uma ferramenta eficiente para gerar mais vendas. 

Para enviar um eficiente, é crucial que você segmente a sua base, separando o seu público em prospects, leads e em clientes. Isso porque não faz sentido mandar um conteúdo de vendas para alguém que está na primeira fase do funil e que ainda nem entendeu que precisa de um curso para se aprimorar, por exemplo. 

Outro ponto importante dessa estratégia é: ser criativo e estimular a curiosidade. Fazer títulos atraentes, provocativos, utilizar uma linguagem mais pessoal e colocar imagens que complementem o teor de sua mensagem também são alternativas que costumam gerar bons resultados. 

Aposte nas landing pages 

Uma landing page nada mais é do que uma página de captura de e-mail. É por meio dela, que seus clientes em potencial conhecem sua empresa e seus produtos. Trata-se de uma ferramenta poderosa para quem quer obter dados e apresentar o seu curso. 

Para criar uma, é preciso:

  • desenvolver um título chamativo;
  • ter uma descrição detalhada do seu curso;
  • mostrar seus diferenciais;
  • apresentar um CTA persuasivo;
  • ter um formulário que peça os principais dados;
  • oferecer conteúdo rico em troca (como um e-book ou uma planilha).

Para saber mais sobre o tema, sugerimos que assista ao vídeo abaixo (não se esqueça de colocar legendas em português)

Utilize técnicas de persuasão 

Depois de construída a relação oferecendo conteúdo relevante por e-mail, cedendo um material rico via landing-page e publicando mensagens relevantes em suas redes sociais, seu lead já apresentará o potencial para se transformar em cliente. 

Nessa etapa, é crucial que você envie e-mails ou que, então, caso permitido por ele, realize um telefonema que explique as vantagens de seu curso com persuasão. 

Por exemplo, no caso de um e-mail, uma ótima estratégia é colocar depoimentos reais de ex-alunos que mostrem qual foi a diferença que suas aulas geraram em sua vida pessoal/carreira. 

Outra estratégia é criar um senso de urgência e de escassez. Por exemplo, coloque que o preço promocional do seu curso só será ofertado para as dez primeiras pessoas que responderem o e-mail. 

Não se esqueça da mídia paga

Apesar dos posts educativos e informativos nas redes sociais serem importantes no processo de relacionamento, para conquistar resultados mais rápidos que possam ser traduzidos em vendas, vale a pena investir em mídia paga. 

Entre as principais mídias pagas, podemos citar: o Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads. 

São recursos que permitem que você fale de sua empresa ou curso nas plataformas e que aumentam tanto a visibilidade de sua marca, como a possibilidade de conversões. 

Isso porque, por meio da mídia paga, você pode segmentar sua base e enviar o conteúdo certo para a audiência adequada. 

Para conhecer o passo a passo para anunciar no Google Ads, assista ao vídeo a seguir:

Como divulgar um curso online? Dica bônus 

Tanto para criar, como para divulgar e vender seu curso, contar como uma boa ferramenta pode fazer toda a diferença. 

Esse é o caso da EAD Plataforma, que apresenta toda a tecnologia e infraestrutura necessárias para você gerir seus alunos, adicionar múltiplos professores, oferecer pagamentos automáticos com participação nas vendas, inserir provas, emitir certificados, e muito mais!

Para entender como a EAD Plataforma funciona e avaliar seus recursos, faça um teste gratuito por sete dias!

Fabio Godoy