Como preparar conteúdos para ead

5 truques infalíveis: veja como preparar conteúdos para EAD!

Já pensou em lançar seu infoproduto, mas não sabe como preparar conteúdos para EAD? Seus problemas acabaram! Brincadeiras à parte, preparamos um post para te ajudar a enriquecer as produções digitais, com as tecnologias na educação a distância.  

Nessa perspectiva, o Professor Lelis Maia fala sobre como preparar conteúdos para EAD, a começar pelo planejamento. Sendo assim, recomendamos os vídeos do Centro de Educação Aberta e a Distância, da UFOP.

Como preparar conteúdos para EAD começando do zero?

Saber “como preparar conteúdos para EAD” envolve três pontos-chave: pesquisa prévia, organização dos materiais e seleção das ferramentas. Ou seja, isso tudo é mais fácil do que parece, uma vez que temos diversos recursos à disposição, inclusive em versões gratuitas.

Pesquisa

O primeiro ponto para pesquisar bem é buscar fontes que tenham credibilidade no assunto. Entretanto, isso não se limita às bibliotecas físicas, pois temos muitos empreendedores digitais despontando como experts em suas áreas.

A dica aqui é fazer um “pente fino” para garantir a qualidade das informações. Afinal, esse será o diamante bruto que se tornará o seu infoproduto, certo? Então, aproveite para buscar fontes diversificadas, que possam agregar valor à sua mensagem.

Além disso, reflita sobre o público-alvo com quem você vai conversar: educação ou superior, universidade corporativa e assim por diante. Dessa forma, você pode escolher uma abordagem adequada para cada turma.

Organização

A estruturação dos materiais é um dos pilares de como preparar conteúdos para EAD. Depois de pesquisar fontes incríveis e contar com recursos eficientes, vem a didática. Isso porque as informações devem ser transmitidas com assertividade, prezando pelo engajamento digital

Portanto, é essencial separar os assuntos em macro e micro. Isto é, pense na linha de raciocínio principal (como se fosse uma árvore) e nas ramificações (galhos, raízes, frutos…). Como exemplo, ao escrever um roteiro para Youtube, um desses frutos é a justamente a interação com a audiência.  

Ferramentas

Nesse ponto, é preciso abrir um parêntese: as ferramentas estão relacionadas aos tipos de conteúdos digitais que você escolher. Veja os exemplos:

  • Se você optar pelas videoaulas, pode começar usando a câmera do celular (de preferência com um suporte). Mais adiante, recomendamos investir em: microfone, iluminação e afins. Por sinal, mais para o final do post, temos outras dicas para aprimorar a gravação. Continue conosco!
  • Entre os editores de vídeo, há inúmeros softwares no mercado, como After Effects ou Sony Vegas. Outro exemplo é o BeeCut, que é grátis, simples e funciona bem;
  • No caso do áudio, o gratuito Audacity pode te ajudar a gravar, editar, importar e, também, exportar. Mas, se for necessário recorrer a uma versão mais robusta, tente o Adobe Audition;
  • Prepare formulários e pesquisas amigáveis por meio do Typeform;
  • Aliás, se precisar de um app para gravar a tela do pc, algumas opções são: Loom, Ezvid, Movavi e Snagit.

5 truques infalíveis de como preparar conteúdos para EAD

A seguir, listamos 5 dicas incríveis de como preparar conteúdos para EAD, com foco em encantar seus alunos!

1. Videoaulas

Não se preocupe: para gravar aulas EAD, você não precisa de uma produção hollywoodiana. Porém, é vital se atentar para os seguintes pontos:

  • Crie roteiros motivadores. Vale incluir técnicas de storytelling para engajar o público ao contar histórias atraentes;
  • Faça uma maquiagem leve, apenas para o rosto ficar uniforme e sem “brilho”. Assim, o trabalho de edição fica mais fácil;  
  • Aposte na iluminação natural (ficando perto de uma janela, se for o caso). Ou, se preferir, adquira um ring light com tripé;
  • Selecione os recursos audiovisuais sem esquecer das fases de pré e pós-produção. Já falamos de alguns equipamentos (câmera, microfone, software…), mas você pode adicionar: teleprompter (para ler falas) e chroma key (fundo infinito);
  • Monte uma ambientação que seja condizente com o tema abordado. A propósito, preparamos um infográfico para te ajudar nesse cenário! =)

2. Transmissões ao vivo

Para dar aulas ao vivo, você pode usar webinars e webconferências, que propiciam discussões em tempo real. E o melhor: com mais autonomia e construção colaborativa do conhecimento.

3. E-books

Por meio dos livros digitais, conhecidos como e-books, é possível transmitir dados relevantes e práticos. Quem está começando pode fazer diretamente no Google Docs, adicionando imagens, mas sem esquecer da diagramação. 

Vale lembrar que o mesmo processo se aplica à criação de infográficos e apresentações. E você pode buscar inspiração nas incríveis ideias que são compartilhadas no Pinterest.

4. Podcasts

Ao fazer um podcast, é importante levar em conta as estratégias de audio marketing. Trata-se de uma alternativa para oportunizar o consumo de conteúdo enquanto alguém realiza outra tarefa, como cozinhar ou dirigir.

Nesse sentido, vale considerar os seguintes pontos para descomplicar seu podcasting:

  • Planejamento: sobre o que é o podcast, para quem é direcionado e qual é o motivo para escutá-lo?
  • Nomenclatura: que tal escolher entre um nome inteligente, descritivo ou mesmo incluir seu próprio nome?
  • Episódios: já pensou no tempo de cada episódio e com qual periodicidade pretende veicular os conteúdos?
  • Formato: será um programa solo ou apresentado em dupla? Há a possibilidade de realizar entrevistas? 
  • Gravação: pretende começar apenas com seu computador (com um microfone embutido), além do acesso à internet? Ou pode investir em um microfone, como o Sennheiser? Ah, mais acima, citamos os softwares Audacity e Adobe Audition, certo?
  • Edição: por falar nisso, lembra que o Audacity igualmente serve para editar, né? E, se você usa Mac, conhece o GarageBand?
  • Publicação: para finalizar, você gosta mais do agregador SoundCloud, iTunes ou Spotify

5. Gamificação

Por fim, para fechar com chave de ouro a lista de como preparar conteúdos para EAD, não podemos deixar de citar a gamificação. São muitas atividades lúdicas, afinal. As complexas demandam programação. E as mais simples, como quizzes e trivias, estão disponíveis via Quizur e GoConqr

Pronto! Agora que você está por dentro de como preparar conteúdos para EAD, que tal desenvolver seu infoproduto? Conte com os recursos exclusivos da EAD Plataforma!

Afinal, você pode ter seu próprio e-commerce de cursos online! Do carrinho de compras até a automação para captar e fidelizar clientes! E mais: não perca o teste grátis por 7 dias, além dos conteúdos do nosso Blog!

Fabio Godoy