Como-criar-um-curso-de-maquiagem-online

Como criar um curso de maquiagem online? 7 passos que não podem faltar!

Quer descobrir como criar um curso de maquiagem online? Pois saiba que você está no lugar certo! Aliás, o momento não poderia ser mais oportuno.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Forbes, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Deste mercado em crescimento, fazem parte os segmentos de estética e maquiagem, entre outros. 

Ao longo do artigo de hoje, vamos te ajudar a fazer parte deste crescente mercado. Por isso, ao continuar a leitura, você descobre, em 7 passos, como criar um curso de maquiagem online: 

  1. Determine o conteúdo do curso
  2. Determine o público-alvo do curso
  3. Produza conteúdo de qualidade (e explore diversos formatos)
  4. Escolha a melhor plataforma EAD para hospedar o curso
  5. Teste a fluidez do curso antes de divulgá-lo
  6. Inicie a divulgação
  7. Mensure resultados, otimize processos e comece novamente! 

Boa leitura! 

Vantagens de criar um curso de maquiagem online

O segmento estético está em alta no mercado EAD. Afinal, com a recente crise do coronavírus, o setor, que já estava aquecido, ganhou um novo fôlego. 

Surgiram novas possibilidades no mercado de educação a distância, tanto para quem quer ensinar, quanto para quem quer aprender. E é aí que entram aqueles profissionais que desejam saber como criar um curso de maquiagem online. 

Quem investe na educação a distância está diante de um mundo de possibilidades de trabalho. Isso porque, no mercado dos produtos digitais, não há barreiras físicas ou geográficas entre os vendedores e os consumidores.

Além disso, criar um curso de maquiagem online é vantajoso por mais algumas razões, tais como: 

  • flexibilidade de horários de trabalho para tutores EAD;
  • possibilidade de disponibilização do conteúdo digital para que seja possível revê-los na plataforma EAD, e, assim, otimizar o processo de aprendizagem; 
  • múltiplas ferramentas de interação para fortalecer o relacionamento entre tutores e alunos durante a realização do curso;
  • possibilidade de realizar avaliações virtuais e de reconhecer os alunos com certificados
  • criação de um portfólio digital para os trabalhos de maquiagem.

Agora que você já conhece as vantagens de investir na educação a distância, chegou a hora de aprender, de forma prática, como criar um curso de maquiagem online. 

Como criar um curso de maquiagem online? 

Separamos 7 dicas práticas para te ajudar a compreender como criar um curso de maquiagem online do início ao fim. 

1. Determine o conteúdo do curso

O primeiro passo para descobrir como criar um curso de maquiagem online é delimitar o conteúdo do curso. O segmento de maquiagem é vasto e complexo, e, por isso, é preciso escolher de forma estratégica aquilo que o curso abordará. 

Alguns exemplos são:

  • maquiagem de festa;
  • maquiagens artísticas;
  • makes casuais; 
  • maquiagem para diferentes tons de pele;
  • e por aí vai. 

2. Determine o público-alvo do curso

Em seguida, é hora de delimitar o público-alvo do curso. Aliás, essa informação ajudará a orientar todos os passos seguintes, desde a montagem do plano de aula até o direcionamento das ações de marketing e captação alunos EAD

Para delimitar o público-alvo, algumas dicas são: 

  • estude o público-alvo de seus principais concorrentes;
  • entenda quem mais interage com você nas redes sociais; 
  • promova enquetes e questionários nas redes para entender quem mais se interessa pelo conteúdo do curso; 
  • projete o seu cliente ideal: para quem o seu curso foi feito? 

3. Produza conteúdo de qualidade (e explore diversos formatos)

É hora da produção de conteúdo EAD! Mas, no caso de um curso de maquiagem online, a lógica pode ser um pouco diferente dos demais segmentos. 

Isso porque, diferentemente, por exemplo, de um curso de inglês online, a formação em maquiagem demanda contato visual e o aprendizado pela observação. Sendo assim, apostilas e materiais impressos não são suficientes para embasar o aprendizado. 

É necessário caprichar na produção de videoaulas. Por isso, separamos algumas dicas importantes: 

  • escolha uma boa câmera para gravar a vídeo aula (aliás, para aulas de maquiagem, o recomendado é utilizar lentes macro e zoom, permitindo maior aproximação da figura central); 
  • capriche na iluminação! Afinal, entender como criar um curso de maquiagem online passa pela compreensão de que, neste caso, uma imagem nítida, compreensível e realista é fundamental para uma melhor compreensão do conteúdo;
  • escolha um bom microfone! Lembre-se de que, além da imagem, as orientações dadas pelo tutor EAD são a principal fonte de informação para os alunos; 
  • monte um cenário estratégico. O foco de um curso de maquiagem deve ser o rosto do(a) modelo. Por isso, fundos neutros e sem contraste são os mais indicados. 
  • grave o passo a passo das maquiagens de forma pausada, para que os alunos consigam assistir, absorver e, posteriormente, reproduzir cada etapa com facilidade. 

Além disso, explore diferentes tipos de conteúdos digitais: simulações, webinars, entrevistas com profissionais de referência no segmento etc. 

4. Escolha a melhor plataforma EAD para hospedar o curso

Com o conteúdo pronto, é hora de escolher a melhor hospedagem para o curso online. E, aqui, alguns detalhes precisam ser considerados. 

Sua intenção é ganhar dinheiro com o seu curso? Se a resposta for sim, plataformas como o YouTube são desaconselhadas (já que a política de monetização do YouTube exige o cumprimento de uma série de requisitos). 

Sendo assim, neste caso, o mais recomendado é escolher uma boa plataforma EAD

A principal função das plataformas é oferecer aos tutores um LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) de qualidade, que possibilite o acompanhamento do processo educacional e a gestão financeira do curso. Ao mesmo tempo, proporciona aos alunos um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem didático e com boa usabilidade. 

5. Teste a fluidez do curso antes de divulgá-lo

Antes de iniciar a divulgação do curso, teste a efetividade do cronograma desenvolvido. Afinal, como criar um curso de maquiagem online depende de um plano de aula fluido, é fundamental averiguar se todo o plano de aula faz sentido antes de oferecê-lo aos alunos. 

Sendo assim, teste o conteúdo com um grupo-teste fazendo uma simulação realística do que foi planejado.

Por fim, aproveite os feedbacks para ajustar eventuais incongruências e, aí sim, passe para o próximo passo! 

6. Inicie a divulgação

A divulgação também é parte do processo de criação de um curso online. Afinal, este é o caminho mais efetivo para captar novos alunos. 

Dessa forma, prepare um plano de marketing coerente com as características do curso. Pense no público-alvo e nos principais canais utilizados por ele. 

Aposte em marketing digital para ampliar o alcance e criar relacionamentos com potenciais interessados no seu produto digital

Algumas dicas de marketing que podem ajudar na atração de alunos para o curso são: 

  • promoções nas redes sociais;
  • ofertas de conteúdos gratuitos como “iscas” para o curso;
  • webinars e pequenas séries com a participação de profissionais de referência no segmento.

7. Mensure resultados, otimize processos e comece novamente! 

Por fim, é hora de colocar o curso em ação! Mas não pense que acabou. Após iniciar seu curso online de maquiagem, lembre-se de acompanhar os principais indicadores de aproveitamento e desempenho. Afinal, eles serão termômetros valiosos para o seu conteúdo, e podem possibilitar o ajuste de detalhes estratégicos em sua formação. 

Agora que você já sabe como criar um curso de maquiagem online, que tal conhecer uma ferramenta que pode te ajudar a tornar todo esse processo mais simples? 

Estamos falando da EAD Plataforma, nossa plataforma e-learning que já ultrapassou a marca dos 2 milhões de usuários

Completa, a EAD Plataforma oferece ferramentas de gestão educacional e financeira, além de disponibilizar relatórios completos sobre o aproveitamento das turmas de cada curso. 

Aliás, quer ver como essas ferramentas funcionam na prática? Preencha este formulário e teste a EAD Plataforma gratuitamente por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy