como-dar-aula-inglês-online

Como dar aula de inglês online? 6 dicas para sair da mesmice

Você sabia que o Brasil ocupa a 53ª posição no ranking mundial de proficiência em inglês para países não-nativos? Este é o menor resultado alcançado em 5 anos. Portanto, se você é professor do idioma, está na hora de aprender como dar aula de inglês online e contribuir para mudar essa estatística! 

Além disso, de acordo com a British Council, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês, embora este seja o idioma mais falado do mundo

Se você domina a língua e tem vontade de ganhar uma renda extra ou mesmo investir na carreira educacional, precisa ler nosso artigo com dicas sobre como dar aula de inglês online e sair da mesmice! 

Como dar aula de inglês online?

Para entender como dar aula de inglês online, é importante saber considerar diversos aspectos. Quando falamos sobre o processo educacional, devemos levar em consideração características pessoais e profissionais do educador, além de suas intenções enquanto tutor EAD de aulas particulares online

Além disso, há uma série de detalhes que precisam ser pensados, especialmente se a intenção é despertar, nos alunos, interesse e motivação. A seguir, separamos 6 dicas para entender como dar aula de inglês online e impactar positivamente seus alunos. 

1. Mantenha o conhecimento em dia

A primeira dica para dar aulas online — seja qual for o tema escolhido — é ter conhecimento de causa. 

Quando falamos sobre temas específicos, como atividades profissionais e idiomas (como é o caso do inglês), ter certificações e comprovativos do conhecimento adquirido se torna mais do que uma recomendação: é obrigação do educador. 

Por isso, antes de começar se organizar para entender como dar aula de inglês online, saiba que é fundamental ter certificados e diplomas atualizados que comprovem sua proficiência no idioma. Além de ser exigido por algumas empresas e instituições, é o que dará aos alunos a certeza de que estão contratando um serviço de qualidade. 

Alguns dos principais exames de proficiência em inglês são: 

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • IELTS (International English Language Testing System);
  • EF SET (Standard English Test); 
  • Cambridge Exams.

2. Saiba para quem você vai ensinar

O segundo passo para entender como dar aula de inglês online, após revisar seus conhecimentos e certificações, é saber como e para quem você vai ensinar. 

Pode parecer um mero detalhe, mas ter um perfil de aluno detalhado ajuda muito no desenvolvimento de conteúdo adequado e recomendado. 

Por exemplo, se você decidir que quer ensinar para crianças, pode focar na elaboração de conteúdos mais dinâmicos e trabalhar com uma postura mais descontraída. 

Se seu público-alvo forem executivos, o direcionamento será completamente diferente. 

Uma boa forma de entender para quem você vai ensinar e direcionar seus esforços é criando uma persona — ou uma representação fictícia de um dos estudantes. Quanto mais detalhada for a persona, mais fácil fica o entendimento de suas principais necessidades.

Fica a dica! 

3. Aposte em formatos diferentes — think outside the box

Se, mais do que saber como dar aula de inglês online, você quer saber como dar aulas DIFERENTES, você está no lugar certo! Aqui, somos contra a mesmice, e acreditamos que a EAD pode ser uma metodologia de ensino dinâmica e atrativa! 

Para isso, o grande segredo está em investir em diferentes tipos de conteúdos digitais

Use a definição de público-alvo acima para encontrar os melhores conteúdos para o seu perfil de aluno, mas lembre-se sempre de pensar fora da caixa! 

Se a ideia for ensino de inglês para crianças, por exemplo, aposte em formatos com caráter lúdico, como animações, músicas e gamificação.

Veja abaixo um exemplo de como usar animação e música como estratégia de ensino, como dar aula de inglês online: 

Se a turma for de executivos, por exemplo, o caminho pode ser exibir palestras, webinars com grandes figuras do mundo corporativo e podcasts que falem sobre temas relevantes em inglês. Certamente será mais empolgante e diferente do convencional quadro com a conjugação do verb to be, não é mesmo? 

4. Prepare o espaço perfeito para as aulas

Pode parecer um mero detalhe, mas a preparação do espaço de aulas influencia muito na forma como os alunos percebem o conteúdo. Por isso, prepare o espaço perfeito para passar a mensagem adequada durante a transmissão ao vivo ou gravação de videoaula

Aulas para crianças podem demandar um local mais colorido, lúdico e com ferramentas complementares à mão, como brinquedos, livros e outros itens. 

Se o foco for o público adulto, pense em um lugar clean, onde a atenção possa ser direcionada àquilo que realmente importa: as lições sobre o idioma. 

5. Use estratégias efetivas para captar alunos

Com as 4 dicas acima, você já sabe o básico sobre como dar aula de inglês online. Mas calma, nós ainda não terminamos! As próximas dicas são cruciais para garantir que a sua estratégia educacional seja um sucesso, a começar pela divulgação. 

Lembra da segmentação de público-alvo feita por você no passo 2 desta lista? É hora de revisitá-la, agora com um olhar voltado para o marketing, pois vamos falar sobre como captar alunos EAD

Para elaborar um bom plano de marketing de atração, é preciso ter em mente a importância de atuar em múltiplas frentes.

Ter redes sociais ativas e atualizadas (como o Instagram e o Facebook), divulgar teasers e pequenos conteúdos no YouTube e usar estratégias de engajamento como parcerias com digital influencers são algumas das formas de chamar a atenção do público-alvo e fazer com que sintam vontade de consumir seu conteúdo. 

6. Escolha a melhor plataforma EAD

Por fim, é hora de colocar em prática tudo o que vimos sobre como dar aula de inglês online! Para isso, é essencial escolher uma boa plataforma EAD para hospedar seus conteúdos e gerir todo o processo educacional. 

Lembre-se de que as redes sociais podem ser boas plataformas para alcançar novos públicos, mas devem ser aliadas a um sistema profissional de educação a distância. Isso porque ele oferece funcionalidades específicas para a gestão deste método de ensino (como canais de comunicação entre tutores e alunos, métodos de avaliação de aproveitamento e módulos de gestão financeira). 

Agora você sabe tudo o que precisa sobre como dar aulas de inglês online de uma forma diferente e efetiva! Nossa dica é que você comece a estudar as melhores plataformas EAD disponíveis no mercado, como a EAD Plataforma. Nossa plataforma é simples, descomplicada e rica em funcionalidades perfeitas para você. Peça o período de teste grátis e aproveite o que a EAD Plataforma oferece durante 7 dias gratuitos!

Fabio Godoy