copy para curso

Descubra como fazer copy para curso para atrair mais alunos e aumentar suas vendas

Sua plataforma de ensino à distância já está estruturada e com os conteúdos prontos para serem apresentados ao público? É chegada então a hora de investir em uma estratégia de marketing eficiente e saber como fazer um bom copy para curso para captar alunos EAD.

Ainda não está familiarizado com esse termo? Copy vem de copywriting, que se trata da produção de textos com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação específica. O vídeo abaixo do nosso canal EAD Plataforma, oferece uma explicação mais detalhada:

Você também pode usar as técnicas de copywriting para vender seus cursos. No entanto, diferente do copy comum, que se foca em fornecer informações e apresentar soluções para estimular a conversão do leitor, o copy para curso precisa ser mais direto e convencer o público de duas coisas:

  • O valor de transformação do seu produto
  • A necessidade de adquiri-lo agora

Quer aprender a escrever uma página de vendas eficaz, mas a redação não é seu forte e você não tem ideia de como fazer propaganda de cursos? Nem precisa esquentar a cabeça porque este post está cheio de dicas para te ajudar a escrever um texto persuasivo para turbinar suas vendas. 

Copy para curso: 6 dicas para melhorar suas vendas

Se você quer saber mais sobre escrita persuasiva no marketing digital, nossa sugestão é que busque um curso de copywriting. Há vários disponíveis na internet, inclusive de forma gratuita, como no caso da Rock University.

Já para quem está em busca de conteúdo voltado especificamente para copy de curso, separamos dicas com base em exemplos de casos de sucesso de clientes da EAD Plataforma. Confira abaixo 6 itens que não podem faltar na sua página de vendas.

1. Títulos diretos e instigantes

O título é a primeira coisa que o visitante verá ao chegar na sua página de vendas. O ideal aqui é não perder tempo e ir direto ao assunto. Uma boa opção é usar sua landing page para já chamar atenção do público com o nome do seu curso e uma descrição breve, como no caso do Curso de Cinema 4D do Héber Simeoni:

copy para curso

Já o título do copy deve ser curto e conciso, ficando entre 50 e 60 caracteres para aparecer na íntegra nos resultados da busca. Como o espaço é pequeno para falar dos benefícios, você pode apostar em instigar os visitantes com uma chamada provocativa ou uma pergunta direta.

No print abaixo, do mesmo curso, vemos como o uso de uma pergunta em títulos e subtítulos ajuda a chamar a atenção dos visitantes do site e também a explicar o conteúdo:

copy para curso

2. Apresentação dos benefícios

Como dissemos acima, o texto de uma página de venda de cursos online precisa convencer o público da capacidade de transformação proporcionada por seu produto. E não há outra forma de fazer isso do que fazendo uma apresentação dos benefícios.

Informe em detalhes toda a experiência que seu cliente está prestes a adquirir, ressaltando como a vida ou carreira dele pode melhorar depois de comprar o seu curso. Mas nem pense em dourar a pílula e prometer o que você não pode cumprir.

Siga o exemplo da QA Ninja que, de forma concisa, deixa claro para qual público seu curso está direcionado e o que os participantes serão capazes de fazer após a conclusão:

copy para curso

3. Verbos no imperativo e frases de ação

O copy para curso também precisa transmitir ao seu público o chamado sentido de urgência. Ou seja, você não apenas deve informá-lo dos benefícios do seu conteúdo, mas também convencê-lo que ele precisa adquiri-lo agora.

Para essa tarefa, seus maiores aliados serão as frases de ação. No exemplo abaixo, de um workshop da plataforma de meditação Alryom, o chamado é realizado não apenas com um verbo no imperativo como também com um advérbio de tempo para ressaltar o caráter de urgência:

copy para curso

Outra boa pedida é usar termos como “descobrir”, “explorar” e “experimentar”, que também ajudam a deixar as pessoas mais abertas ao seu curso.

copy para curso

4. Prova social

Você já ouviu falar no gatilho mental da prova social? Trata-se do fenômeno psicológico referente ao ato de nos mirarmos nas reações de outras pessoas para determinar o que é certo e errado em uma situação. 

Em resumo, estamos falando de buscar a aprovação de terceiros para fazer parte de uma comunidade ou antes de adquirir um produto. No caso de um copy para curso, as provas sociais são depoimentos e avaliações de usuários que comprovem a qualidade do seu material, como no casos dos cursos da Larissa Sihle:

copy para curso

Além disso, você também pode inovar e usar a tecnologia a seu favor. O pessoal da Nith Treinamentos, por exemplo, resolveu apresentar sua prova social no formato de um mural de vídeos:

copy para curso

5. Dados e comparações

Além da prova social, outro elemento do copy para curso que ajuda a aumentar a credibilidade do seu produto junto ao público é o uso de dados. Faça como a já citada Nith e deixe em destaque números que indiquem quantas pessoas já o adquiriram e como elas o avaliaram.

copy para curso

Também vale a pena usar os números para fazer comparações com conteúdos similares e ressaltar qual o diferencial do seu curso:

copy para curso

Tome sempre cuidado para evitar comparações diretas e nunca cite os nomes de seus concorrentes ou dos serviços deles para tentar desmerecê-los. Além de ser antiético, esse tipo de postura pode acabar despertando antipatia em seus clientes.

6. Antecipação de perguntas

Mesmo depois que você detalhar todo o conteúdo e benefícios do seu curso online, seus potenciais clientes podem ter dúvidas em relação ao que foi apresentado. Por isso, um bom copy deve antecipar essas perguntas e já apresentar as respostas.

É o que fez, por exemplo, o pessoal dos Doutores do Excel, que se baseou nos questionamentos mais recorrentes dos alunos para criar uma seção de dúvidas frequentes na página de vendas do curso:

copy para curso

Para antecipar essas perguntas de forma eficaz, é essencial que você conheça a fundo seu público-alvo. Portanto, antes de pensar em como divulgar cursos EAD, não se esqueça de traçar o perfil do seu cliente ideal e mantê-lo em constante atualização.

Ao incluir os itens apresentados acima no seu copy para curso, você aumentará a chance de chamar a atenção de clientes e estabelecer uma conexão verdadeira. E, consequentemente, conseguirá vender muito mais.

Como dica bônus, não se esqueça de usar uma linguagem acessível para tornar seu conteúdo compreensível ao seu público-alvo. Use sempre frases simples, concisas e que sejam entendidas por todos aqueles para quem você quer direcionar seus conteúdos.

Por fim, sempre que precisar de dicas para vender cursos online, lembre-se que você pode contar com a EAD Plataforma. E, se quiser saber o que podemos fazer para incrementar sua plataforma de ensino à distância, agende agora mesmo uma demonstração gratuita para conhecer nossos recursos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy