como fazer propaganda de cursos

Como fazer propaganda de cursos com sucesso e vender mais?

Você se dedicou, se planejou, se preparou e pensou em todos os detalhes. Porém, todo esse esforço pode ir por água abaixo caso você não divulgue o seu trabalho. Para isso, é fundamental que saiba como fazer propaganda de cursos. 

Com certeza você já ouviu o ditado “a propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo? Pois é, essa máxima nunca fez tanto sentido. Afinal, em um mundo globalizado e competitivo, é preciso estar onde o seu público-alvo está e fazer com que a mensagem certa chegue rapida e corretamente a ele. 

Hoje, há diversos meios, canais e plataformas que permitem que você divulgue seu produto de maneira assertiva. 

Além dessa facilidade, há outra excelente notícia: o segmento de educação, principalmente o de e-learning, está a todo vapor. Só para você ter uma ideia, a previsão é de que esse mercado fature cerca de US $325 bilhões em 2025. 

Diante desses dados e fatos, é possível concluir a importância de saber como fazer propaganda de cursos, certo? Para conhecer dicas sobre o tema, é só seguir com sua leitura!

Como fazer propaganda de cursos? 4 dicas práticas 

Confira, agora, quais são os melhores canais e plataformas e saiba, de uma vez por todas, como fazer propaganda de cursos com sucesso.

Aposte nas redes sociais

É inegável o poder das redes sociais para atrair e engajar. No entanto, não basta divulgar um post no Facebook, cruzar os braços e esperar que o seu curso venda por si só. 

Antes de mais nada, é preciso que você promova conteúdo informativo e que o publique na rede escolhida de maneira constante. 

Há uma regra chamada 80/20, que diz que 80% dos posts devem ser educativos/informativos, enquanto somente 20% deles devem ser de divulgação. 

Isso faz muito sentido. Afinal, para ter autoridade e fazer com que as pessoas confiem na sua marca, é preciso ter uma presença online forte e conhecimento relevante que agregue. 

Além disso, é crucial analisar em que redes estará presente. Isso porque é melhor estar presente em uma e ter uma boa estratégia do que estar em todas e não ser consistente. 

Nesse sentido, uma boa dica é apostar no stories do Instagram, uma vez que a publicidade neste recurso está apresentando um alcance surpreendente. 

Segundo pesquisa da Forrester, as principais marcas estão conquistando taxas de engajamento de mais de 4,21% nessa plataforma. Em nível comparativo, ela é 58 vezes maior do que o do Facebook e 120 vezes maior que a do Twitter. 

Para ter sucesso utilizando o Instagram, seguem algumas dicas:

  • tenha uma bio criativa;
  • estimule seus seguidores com bons CTAs;
  • insira links que direcionam seus fãs diretamente para o seu curso;
  • faça sorteios;
  • use hashtags sobre o seu segmento para ser encontrado;
  • marque seus seguidores; 
  • monitore os resultados.

Se foque no Google 

O Google é essencial tanto para estratégias de busca orgânica como de links patrocinados. 

Em relação à busca orgânica, o primeiro lugar do Google detém cerca de 32% de todos os cliques de toda a página. Isto é, dá para entender a importância de apostar nesse setor, certo?

Para ficar no topo desta página de busca, a estratégia é investir em marketing de conteúdo, principalmente em SEO. 

Essa estratégia não é de curto prazo, vale destacar. Ou seja, você precisa, além de ter conteúdo constante e relevante em seu blog, utilizar técnicas que façam com que você seja reconhecido também pelo buscador. 

Também vale a pena investir no Google Ads, que é a plataforma de anúncios do Google e também a maior ferramenta de links patrocinados da Internet. Lá, você publica sua propaganda e a cobrança é realizada de acordo com os cliques. 

Além de conseguir bons retornos, pelo fato de que esse recurso permite segmentar seu público e programar a divulgação do anúncio, o seu custo é relativamente baixo. 

Ele também permite que você determine quanto será gasto por campanha, mensalmente ou diariamente, possibilitando que você tenha um controle total de seu investimento. 

Para saber como anunciar no Google Ads, assista ao vídeo a seguir. 

Anuncie no Youtube

O Youtube tem hoje mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. Isso significa que, a cada dia, são vistos mais de 1 bilhão de horas de vídeo. Além disso, 63% de todos os usuários da Internet assistem regularmente a algum conteúdo dessa plataforma. 

Não é à toa que hoje o Youtube Ads faz parte da plataforma Google Ads e, desse modo, funciona da mesma maneira. 

Em outras palavras, o seu anúncio só será cobrado se ele for assistido ou, então, se apresentar mais de mil visualizações. 

Além disso, ele também permite diversos tipos de segmentação. Ou seja, possibilita que você entregue a sua propaganda na hora e para a audiência correta.

O vídeo, abaixo, traz um tutorial sobre o tema (lembre-se de colocar legendas em português): 

Não se esqueça do bom e velho e-mail

O e-mail marketing configura também uma ótima alternativa para quem quer saber como fazer propaganda de cursos. Porém, também requer estratégia. 

Em primeiro lugar, para conseguir leads para sua base, é importante oferecer e-books, webinars, vídeos educativos e outros conteúdos relevantes para que as pessoas ofereçam seus emails em troca deles. 

Depois, é preciso nutrir sua base com outros conteúdos para conseguir encaminhar as pessoas interessadas até a última etapa do funil, que é a venda propriamente dita. 

Nesse cenário, é importante personalizar os seus e-mail e utilizar  técnicas de copywriting que contem com a persuasão necessária para que seus leads se transformem em alunos. 

Como fazer propaganda de cursos: dica bônus

Outra maneira bastante efetiva de divulgar seu curso é adotar uma ferramenta robusta e confiável, como é o caso da EAD Plataforma, que disponibiliza todos os recursos para você criar e vender seus cursos.  

Simples e eficaz, a EAD Plataforma foi projetada do zero e conta com melhorias contínuas para oferecer a melhor experiência tanto para você como para seus alunos. 

Para conhecer as funcionalidades da ferramenta, convidamos você a fazer um teste gratuito por sete dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy