o-que-e-e-learning-educacao

O que é e-learning na educação? Entenda tudo sobre o termo

Você sabe o que é e-learning na educação? Trata-se de uma modalidade de ensino pautada no aprendizado eletrônico. 

Com a transformação digital, o e-learning na educação tende a ganhar muito espaço nos próximos anos. Não à toa, o mercado mundial de e-learning está projetado para valer US$325 bilhões em 2025, de acordo com o portal TheEducators

Se você ainda não entende muito bem o que é e-learning na educação, não se preocupe. Este é o tema do artigo que você começa a ler agora. 

O que é e-learning na educação? 

O termo e-learning tem tudo a ver com tecnologia. Por isso mesmo, vem acompanhado do prefixo “e”, que você já vê rotineiramente em termos como e-mail e e-commerce, e que é usado para designar um serviço eletrônico. 

Podemos dizer que e-learning na educação é o processo de aprendizado eletrônico. Isso significa que, diferentemente da modalidade de ensino presencial, no e-learning, os alunos aprendem com o apoio de ferramentas digitais.  

O e-learning é o formato de ensino utilizado pela EAD. Por ser uma metodologia educacional que não depende da presença física, a educação a distância foca na autoaprendizagem. 

Isso significa que, por meio de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, ela disponibiliza recursos e diferentes tipos de conteúdos digitais para ajudar a guiar o aluno em sua rota educacional. 

Em resumo, se você busca entender o que é e-learning na educação, aqui estão algumas das características essenciais da modalidade: 

Como ele funciona na prática?

Para entender a fundo o que é e-learning na educação, é preciso compreender sua base de funcionamento. Estamos falando da plataforma LMS, ou Learning Management System. 

Em português, poderíamos traduzir o termo como Sistema de Gestão de Aprendizagem, afinal, é exatamente esta a função do LMS.

Em um ambiente virtual, tutores EAD e alunos conseguem trocar informações, utilizar ferramentas de interação e construir um relacionamento de proximidade semelhante àquele obtido nas aulas presenciais.

Basicamente, a estrutura de funcionamento do e-learning na educação é o seguinte: 

  1. Por meio da plataforma EAD (ou plataforma e-learning), o tutor disponibiliza conteúdos e informações aos alunos. 
  2. Estes, por sua vez, acessam o portal e consultam o material. É possível, por exemplo, assistir a vídeo aulas, baixar apostilas e materiais complementares e até mesmo participar de aulas online ao vivo.
  3. O conteúdo absorvido pelos alunos poderá ser debatido nos canais de interação da plataforma, tais como o fórum EAD e o chat online
  4. Após a transmissão do conteúdo, o tutor EAD também pode disponibilizar, na plataforma, atividades e avaliações. Na medida em que os alunos cumprem o cronograma, os resultados são disponibilizados para acompanhamento. 
  5. Ao fim do curso ou módulo, o tutor pode emitir um certificado de curso. Além de atestar o bom desempenho dos estudantes, também é uma ferramenta poderosa para engajar e motivar alunos EAD
  6. Paralelamente, a plataforma e-learning é uma poderosa ferramenta de gestão. Ela fornece ao administrador do curso dados relacionados a pagamentos, prospecção de novos alunos e estatísticas para acompanhamento do andamento do curso. 

Quais as vantagens do e-learning na educação? 

Saber o que é e-learning na educação abre muitas portas para desfrutar de suas vantagens. Se você investe ou estuda o segmento, sabe que a EAD está crescendo no Brasil, e que a promessa para os próximos anos é positiva. De acordo com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), a expectativa é de que, em 2022, o número de matrículas no ensino a distância supere de vez o ensino presencial. 

Por isso, separamos algumas das principais vantagens de saber o que é e-learning na educação e, principalmente, utilizá-lo em seu negócio. 

  • mais flexibilidade e independência aos alunos;
  • é o modelo perfeito para o perfil de aluno EAD
  • mais econômico em relação à educação presencial (especialmente no que diz respeito aos treinamentos empresariais); 
  • contribui para a inclusão social na educação;
  • é escalável, podendo alcançar alunos em diferentes  partes do mundo; 
  • facilita a atualização e disponibilização de conteúdos; 
  • possibilita a personalização do conteúdo e das abordagens de ensino; 
  • permite avaliação individual do aluno;
  • garante mais qualidade de vida aos profissionais da educação. 

Exemplos de e-learning na educação: o caso do novo coronavírus 

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus foi responsável por um grande boom no e-learning. Escolas em todo o mundo precisaram se adaptar à modalidade, já que uma das exigências da OMS para enfrentamento da covid-19 era o distanciamento social. 

A seguir, você confere algumas das medidas tomadas ao redor do mundo, e como os principais países desenvolveram suas plataformas digitais de ensino para garantir a continuidade do processo educacional de milhões de crianças e jovens. 

 Agora que você já sabe o que é e-learning na educação, pode começar a dar passos concretos rumo à implantação desta metodologia de ensino em sua empresa ou instituição.

Que tal conhecer a EAD Plataforma, grande aliada neste processo? Preenchendo este formulário, você tem acesso gratuito a todas as funcionalidades da ferramenta por 7 dias!

Fabio Godoy