o-que-e-landing-page

O que é landing page? Tudo sobre a ferramenta que ajuda a “pescar” contatos!

Landing page é o nome dado às páginas de conversão usadas para captar novos leads e transformá-los em clientes. A estratégia é bastante eficaz, e, por isso, faz parte do mix de marketing digital de muitas empresas. 

Pesquisas mostram, aliás, que empresas que investem pesado na estratégia e trabalham 30 ou mais landing pages captam até 7 vezes mais leads do que outras, que usam menos de 10 páginas de destino na estratégia de conversão. 

Quer fazer parte deste grupo que encontrou a “mina de ouro” para a captação de leads? Então continue a leitura e descubra o que é landing page!

O que é landing page?

Landing page, em português, significa “página de aterrissagem”. Porém, no mundo do marketing digital, também é comum ouvirmos, como sinônimo de landing page, o termo “página de conversão”. 

Estas páginas são facilmente identificáveis, uma vez que têm um objetivo exclusivo: captar leads. Em razão de seu objetivo, as landing pages costumam ter layouts simplificados, poucos elementos na estrutura e muitos CTAs (Calls to Action, ou, em português, Chamados para Ação). 

Para que serve a landing page?

Como adiantamos no tópico anterior, o objetivo principal da landing page é a conversão de leads. 

Isso significa que a página é desenhada para “pescar” potenciais compradores de um produto ou serviço e inseri-los no funil de vendas da empresa graças à troca de informações. Em geral, a empresa fornece um conteúdo e recebe, em troca, dados do usuário (como e-mail, telefone, nome completo etc.). 

Landing page ou site? Qual é melhor? 

Esta é uma pergunta feita com frequência por empreendedores digitais que começam a dar seus primeiros passos no mundo da internet. E a resposta é uma só: escolha os dois! Isso porque o site e a landing page cumprem funções diferentes na venda de um produto digital ou físico para o cliente.

Enquanto o site tem o objetivo de oferecer informações e construir a credibilidade de uma marca, empresa ou instituição, a landing page tem, como foco, a captação de potenciais compradores para o funil de vendas. 

Com estes contatos em mãos, um mundo de possibilidades se abre diante de você! Quer ver como? 

Suponhamos que você seja um empreendedor da Educação a Distância. Com os dados fornecidos via landing page, é possível: 

enviar e-mails periódicos com ofertas e oportunidades de novos cursos online

ativar gatilhos de venda, como o da exclusividade (mostrar que o preenchimento do formulário lhe rendeu um desconto exclusivo ou um acesso privilegiado a determinadas informações); 

fazer pesquisas de opinião e entender melhor o perfil do aluno EAD.

Agora que você já sabe o que é landing page, é hora de descobrir quando a estratégia pode ser utilizada para captar informações sobre seus potenciais clientes. 

Quando você deve utilizar o recurso em sua estratégia de marketing digital? 3 exemplos

Embora seja tentador, não é recomendado utilizar landing pages de forma irrestrita ao longo da estratégia de marketing digital. É preciso “preparar o terreno” para apresentar a página. 

Essa preparação acontece com a ajuda do marketing de conteúdo e sua ação nas redes sociais, site, blog e e-mail. 

Uma vez amadurecido, o cliente estará pronto para consumir o conteúdo oferecido na landing page. Veja alguns momentos em que a estratégia pode — e deve — ser utilizada: 

1. Apresentar um produto

Empresas que vendem um software como serviço ou mesmo um produto digital podem utilizar o recurso da landing page como ferramenta de apresentação. 

Na página, serão inseridas informações e argumentos de vendas potentes. Afinal, é preciso ter em mente que, ao fim da leitura, o lead deve se sentir interessado a ponto de preencher o formulário para acessar aquilo que lhe é oferecido! 

Vamos resgatar o exemplo do início do artigo?

Você é um empreendedor digital do ramo EAD. Neste momento, sua estratégia é entender o que é landing page para, em seguida, criar uma página de apresentação do seu curso. 

O preenchimento do formulário deve levar o aluno diretamente para a página de inscrição no módulo 1 da formação anunciada.

Para que a tática funcione, a landing page deve mostrar, além do formulário de conversão:

  • por que seu curso é melhor do que os da concorrência;
  • o que um aluno do curso ganha em termos de aprendizado e competitividade no mercado (caso estejamos falando de uma formação profissional); 
  • como a formação é dividida (módulos, aulas, capítulos);
  • um breve histórico dos tutores EAD

2. Convidar para um evento

Também é possível descobrir o que é landing page e aplicar este conhecimento em uma etapa intermediária do funil de vendas. Nesse caso, a página não é usada para converter em venda, mas para amadurecer ainda mais o potencial comprador e reforçar seus argumentos de venda. 

Se buscarmos o exemplo anterior, podemos pensar no uso da landing page para divulgar um evento virtual, como um webinar

Assim, os espectadores da palestra virtual são convidados via landing page, e devem preencher o formulário para garantir sua inscrição e o acesso ao link no qual o evento será transmitido. 

Veja aqui um exemplo de landing page utilizada para divulgar um webinar: 

3. Oferecer um material rico

Por fim, aqui está o uso mais conhecido das landing pages: a divulgação de materiais ricos (que podem ser gerados a partir de diferentes tipos de conteúdos digitais, como e-books, infográficos, relatórios, pesquisas etc). 

Neste caso, sua empresa “troca” uma informação por outra. Ao entregar aquilo que o lead busca, você ganha dados importantes para inseri-lo no fluxo de vendas e começar a trabalhar sua maturidade para levá-lo à compra. 

Veja abaixo um exemplo do que é landing page para materiais ricos. Você com certeza já esbarrou em uma página semelhante a esta em suas pesquisas na rede, não é mesmo? 

Exemplos de landing pages: saiba identificar os elementos de sucesso 

Além de entender o que é landing page e quando você deve utilizar a estratégia, é importante saber identificar os elementos-chave que garantem o sucesso da ferramenta. 

Afinal, você deve manter em mente que, mais do que uma simples página de envio de informações, a landing page é uma “vara de pescar” no mar de leads que é a internet. Por isso, suas iscas precisam ser verdadeiramente boas! 

Metáforas à parte, é hora de conhecer 4 elementos fundamentais de uma landing page de sucesso. 

1. Título e subtítulo

Estas são as primeiras informações entregues ao seu potencial cliente quando ele acessa a página. Por isso, as informações devem ser diretas e claras. 

Se sua landing page leva à inscrição em um evento, diga isso com todas as letras no título e no subtítulo! 

Um dado interessante, e que reforça a importância do uso estratégico do título de um conteúdo é este, do Copyblogger: 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página leem só o cabeçalho. Apenas 2 continuam a leitura até o fim. 

Dessa forma, seu raciocínio deve ser: como convencer meu lead a preencher o formulário lendo apenas o título desta página? 

2. Imagem

A imagem da página é sua chance de fortalecer seu branding e identidade visual, e, ao mesmo tempo, divulgar aquilo que está sendo oferecido. 

Se você usa a landing page para promover um webinar, que tal usar as imagens dos palestrantes para dar mais credibilidade ao evento? 

3. Descritivo

O descritivo da landing page é o seu discurso de venda! O que você gostaria de dizer a um potencial cliente para convencê-lo de comprar seu produto ou serviço? Coloque na descrição, de forma simples e concisa. 

Algumas dicas para um descritivo eficiente na landing page são: 

  • uso de bullet points; 
  • destaque de termos relevantes em negrito; 
  • frases curtas, rápidas e imperativas. 

4. Formulário de conversão

Por fim, o coração da landing page. O formulário de conversão deve conter apenas informações essenciais para a construção da sua estratégia. Especialistas no tema sugerem que quanto mais informações você exigir do lead, menores serão as chances de que ele preencha o formulário até o fim.

O que você realmente precisa saber sobre o seu potencial cliente? Esta deve ser a pergunta-guia. 

Quer saber mais sobre marketing digital? Complemente seu aprendizado com a nossa lista de leituras! 

Agora sim, você pode dizer que sabe o que é landing page. Para complementar seus conhecimentos sobre marketing digital e te ajudar a construir estratégias de conversão efetivas, preparamos uma lista de leituras sobre o tema: 

Marketing para YouTube;

O que é marketing omnichannel;

Automação de marketing;Indicadores de marketing digital.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy