/marketing-para-youtube

11 dicas de marketing para YouTube: cresça e apareça com estratégias infalíveis!

Investir em marketing para YouTube é essencial para quem busca notoriedade e relevância na rede. Isso porque sua popularidade é imensa: são mais de 2 bilhões de usuários mensais logados na plataforma. 

Em contrapartida, a concorrência também é acirrada: a cada minuto, 400 horas de vídeo são enviadas  para o YouTube. Isso inclui todo tipo de conteúdo: tutoriais, vlogs, vídeos comerciais, experiências pessoais etc. 

Quer entender melhor como o marketing para YouTube funciona? Então veja nossas 11 dicas para marcar presença na rede: 

  1. Conheça seu público-alvo
  2. Entenda seu nicho de atuação
  3. Aposte em branding para dar personalidade ao canal
  4. Publique vídeos de forma consistente
  5. Trabalhe o SEO para YouTube
  6. Explore as ferramentas de marketing disponíveis na rede (cards, tags, playlists, story, chat)
  7. Divulgue seus vídeos em outras redes sociais
  8. Faça parceria com grandes YouTubers e influenciadores
  9. Aposte em YouTube Ads
  10. Acompanhe as métricas e faça ajustes na estratégia
  11. Se associar um produto a seus vídeos, garanta que ele funcione de forma satisfatória 

Boa leitura! 

11 dicas de marketing para YouTube 

Sem mais delongas, vamos às dicas! Separamos 11 passos essenciais para formular, aplicar e aperfeiçoar seu marketing para YouTube. Nossa estratégia inclui dicas para YouTubers e caminhos para otimizar o marketing digital em sintonia com outras mídias. 

Vamos lá? 

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para aplicar nossas dicas para YouTube é fazer uma análise de cenário. Afinal, qualquer plano de ação precisa estar situado em um contexto previamente estudado, não é mesmo?

Por isso, antes de criar estratégias, conheça seu público-alvo. Você pode fazer isso de algumas maneiras:

  • transpondo o público-alvo obtido em outras redes sociais para o YouTube;
  • desenhando as personas do negócio;
  • mapeando o comportamento do seu espectador ideal no canal (vídeos mais assistidos, formato preferido de interação etc). 

2. Entenda seu nicho de atuação

O outro braço fundamental da análise de cenário é o estudo do mercado. Por ser uma rede acessada em escala global e por diferentes perfis de usuários, o YouTube carrega consigo uma característica estratégica: é segmentado em milhares de nichos. 

Por isso, antes de formular seu plano de marketing para YouTube, identifique seu nicho de atuação e estude os canais disponíveis, a frequência de publicação dos vídeos, estilo de roteiro, formatos e intensidade das interações etc. 

Assim, será possível entender quais as práticas replicáveis e quais precisam ser reformuladas para conferir autenticidade e identidade ao vídeo. 

Para encontrar vídeos de nicho no YouTube, sugerimos a navegação avançada na plataforma. Além disso, você pode combinar palavras-chave com a categoria “vídeos” no Google. Veja o exemplo abaixo, no qual utilizamos as palavras-chave “vídeo-aula” e “estética”:

Veja mais sobre a busca de nicho no YouTube aqui

3. Aposte em branding para dar personalidade ao canal

Estudo de nicho e público feito? É hora de personalizar seu canal! Esta é uma grande cartada para quem busca investir em marketing para YouTube. Afinal, é desta forma que seu canal será assimilado e procurado por novos inscritos

É importante que seu canal no YouTube conte uma história: a sua (ou de sua marca). Por isso, todos os elementos da página devem ter sua identidade: do ícone do canal à descrição, passando pelo banner personalizado e ícones de mídia social: não deixe nenhum campo em branco. 

Além disso, adicione uma descrição sobre você ou sua marca na seção “sobre” e, se possível, fixe um vídeo de apresentação na tela principal do canal (veja como fazer isso aqui).

4. Publique vídeos de forma consistente

A frequência de publicação é essencial para o bom marketing. Afinal, ela confere credibilidade ao canal, estabelece um compromisso com os inscritos e estimula o engajamento de novos seguidores que apreciam o segmento de atuação. 

Não existe um manual de boas práticas que crave o número preciso de publicações por semana. Entretanto, costumamos dizer que a frequência mínima de postagem para quem deseja sentir os efeitos de um bom marketing para YouTube é de 1 vídeo por semana. 

5. Trabalhe o SEO para YouTube

SEO é o nome dado a um conjunto de técnicas utilizadas para conferir credibilidade a um conteúdo, fazendo com que ele seja notado pelo YouTube (e demais mecanismos de busca) e apresentado entre as primeiras opções para consumidores que procuram determinadas palavras-chave. 

Existem diversas formas de otimizar um canal ou conteúdo para SEO no Youtube. Abaixo, deixamos algumas dicas: 

  • usar imagens atrativas como miniaturas do vídeo;
  • inserir tags que ajudem a identificar o conteúdo do vídeo.
  • incluir a palavra-chave no início do título do vídeo, na descrição e na meta-descrição que aparece no resultado de busca; 
  • utilizar links para outras redes sociais suas, sites ou parceiros na descrição do vídeo;
  • legendar os vídeos (mesmo quando são feitos em português), tornando-os acessíveis para pessoas com problemas de audição, por exemplo. 

6. Explore as ferramentas de marketing disponíveis na rede (cards, tags, playlists, story, chat)

Além dos recursos naturalmente explorados durante a aplicação do SEO, a plataforma disponibiliza outras ferramentas que ajudam no marketing para YouTube, como o uso de cards, a criação de playlists e os recursos de story (publicação de fotos e vídeos de curta duração, assim como acontece no Instagram) e chat. 

O primeiro grupo é efetivo porque estimula o usuário a permanecer consumindo conteúdos do seu canal mesmo após assistir a um vídeo. Já o segundo grupo estimula a criação de relacionamento com os inscritos, aproximando o produtor de conteúdo de seus seguidores. 

7. Divulgue seus vídeos em outras redes sociais

Uma boa estratégia de marketing para YouTube jamais se prende apenas a uma rede social. É preciso divulgar novos conteúdos publicados em outros canais (como WhatsApp, Instagram e Facebook), garantindo a convergência de contatos e seguidores entre eles. 

8. Faça parceria com grandes YouTubers e influenciadores

Investir em parcerias com influenciadores e grandes YouTubers pode ser uma boa estratégia complementar para turbinar seu marketing para YouTube. Isso porque o Marketing de influência ganha força no país a cada ano. Esta pesquisa mostra que 48% dos jovens entre 18 e 24 anos são fortemente influenciados por estas figuras.

A parceria com figuras influentes é uma maneira leve, efetiva e criativa de divulgar um canal. Que tal buscar referências no seu segmento de atuação e estruturar um crossover de vídeos no YouTube ou uma série de conteúdos publicitários no Instagram? 

9. Aposte em YouTube Ads

O YouTube Ads é o braço do Google Ads voltado exclusivamente para os anúncios na rede de vídeos. Ele possibilita a realização de inserções em vídeos muito populares na plataforma, levando os espectadores a realizarem ações instantâneas de contato com a marca. 

Por essa razão, dizemos que o investimento em YouTube Ads é uma boa ideia para quem busca gerar e nutrir leads.

Entenda com detalhes o funcionamento e a criação de anúncios no YouTube lendo este artigo sobre o tema!  

10. Acompanhe as métricas e faça ajustes na estratégia

Acompanhar indicadores é uma etapa essencial para quem faz marketing para YouTube ou qualquer outra rede social. A verdade é que, no ambiente digital, a forma mais confiável de medir resultados é utilizando métricas e KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores de Performance). 

Para fazer uma boa gestão de indicadores, você pode utilizar métricas já existentes no segmento (como o Custo por Clique nos anúncios e as demais informações fornecidas no YouTube Studio) ou mesmo criar medidores interessantes para o seu negócio (como temas preferidos pelo público, tipos de conteúdo com mais comentários, likes e dislikes etc)

11. Se associar um produto a seus vídeos, garanta que ele funcione de forma satisfatória 

Ao chegar até aqui, podemos dizer que você já tem uma base valiosa para investir em marketing para YouTube. Nossa última dica é, na verdade, um lembrete essencial.

Se você utiliza a plataforma para vender um produto ou serviço, garanta que ele funciona. Isso porque a melhor estratégia de marketing disponível, até hoje, é a experiência do cliente. Afinal, clientes satisfeitos compram novamente e, sobretudo, indicam serviços e produtos para amigos e familiares.

Não caia no engano de produzir um marketing para YouTube fenomenal e perder seus seguidores por ineficiência do produto oferecido! 

YouTube no setor educacional: dica de ouro para vender mais cursos 

Nossa última dica de marketing para YouTube te fez refletir? Pois então prepare-se para ir além! 

Se você trabalha no segmento educacional e utiliza o YouTube para divulgar seu curso online, por exemplo, atente-se ao que dissemos acima! 

Afinal, mesmo que seu canal seja um sucesso e capte milhares de seguidores que, posteriormente, se converterão em alunos EAD, é preciso ter atenção. Conte com uma plataforma EAD funcional e garanta que as expectativas criadas nos vídeos do YouTube sejam cumpridas (ou superadas) na experiência educacional.

E como garantir que meu curso online supere as expectativas e motive os alunos EAD captados pelo YouTube? Buscando empresas especializadas, com anos de mercado e soluções modernas e simplificadas para alunos e tutores! 

Experimente a EAD Plataforma, que reúne todas as características acima, gratuitamente por 7 dias! Basta preencher este formulário e começar a usar! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy