Dicas para youtuber

Quer dar um up no canal? Decole com 7 dicas para youtuber!

Já pensou em alavancar o número de inscritos no seu canal? Preparamos um post com 7 dicas para youtuber, visando aprimorar os infoprodutos. Isso porque os empreendedores digitais têm ampliado seu espaço no mercado, principalmente devido ao coronavírus.

Afinal, o mundo VUCA está revolucionando a sociedade, ao trazer à tona os conceitos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Assim, além das profissões convencionais (medicina, engenharia etc.), muitas pessoas buscam ser youtubers

Para exemplificar, o vídeo do Você sabia? traz mais dicas para youtubers. Por falar nisso, esse canal já tem 38 milhões de inscritos, um público que se interessa por curiosidades e histórias ao redor do mundo.

Vale a pena conferir essas dicas para youtuber?

Tudo depende do propósito: neste artigo, preparamos dicas para youtubers que pretendem aumentar os seguidores no canal e, enfim, monetizar. Ou seja, ganhar dinheiro com os conteúdos veiculados na plataformas. 

Por isso, antes de abordar as 7 dicas para youtuber, é importante considerar outros 3 pontos-chave:

Programa de Parcerias do Youtube

Você já construiu sua própria audiência e segue à risca as diretrizes da plataforma? Então, você está a um passo de se inscrever no Programa de Parcerias do Youtube.

Basicamente, esses são os requisitos para se tornar um parceiro:

  • Se adequar às políticas de monetização do Youtube Partner Program (YPP);
  • Contar com a reputação favorável (por exemplo, não ter nenhum vídeo denunciado);
  • Morar em um país em que o referido programa está disponível;
  • Ter mais de 1.000 inscritos e 4.000 horas de visualização (nos últimos 12 meses);
  • Vincular uma conta do Google AdSense ao seu canal.

Benchmarking

Pesquise as boas práticas dos canais que estão bombando na web. Por sinal, alguns dos melhores youtubers brasileiros são:

Nicho de mercado

São inúmeras possibilidades de nichos para focar em públicos que buscam conteúdos específicos. Para tal, listamos esses cases bem-sucedidos:

Faça seu canal decolar com 7 dicas para youtuber

Para dar um upgrade no canal, selecionamos 7 dicas para youtubers. E isso vale para quem está começando do zero ou mesmo para os interessados em aprimorar seus conteúdos digitais

1. Pense em uma proposta autêntica

Autenticidade, originalidade e criatividade são diferenciais que contribuem para viralizar na internet. O canal do Rapha Prado, por exemplo, traz receitas temperadas com crítica social, conforme as sugestões dos seguidores. 

2. Defina quem será o público-alvo

Nesse ponto, um exercício interessante é a elaboração de personas. Para resumir, são personagens semifictícias que representam os diferentes perfis dos públicos de interesse. 

Como exemplo, vamos pensar em um canal focado em música. No caso, uma dessas personas poderia ser um adolescente que ganhou o primeiro violão e está começando a aprender os acordes, via curso EAD.

3. Crie conteúdos de qualidade

As tecnologias facilitam a criação e edição de infoprodutos. Dentre as dicas para youtubers, podemos destacar os roteiros que têm grande potencial para cativar a audiência.    

Vale lembrar que você pode começar com equipamentos que já tem à disposição, como a câmera do celular. Depois, é possível investir em outras ferramentas para lapidar as produções. Isso inclui: microfones, kits de iluminação, softwares de edição After Effects ou Sony Vegas e afins.

A propósito, na hora de gravar, não se limite à roteirização e aos recursos audiovisuais. Pense também em iluminação, maquiagem e ambientação. Preparamos um infográfico para te ajudar no cenário! 😉 

4. Estabeleça a periodicidade

A consistência é um dos segredos do sucesso. Portanto, pense em uma programação que corresponda à sua disponibilidade. Não é preciso veicular vídeos diariamente. Mas, se você se comprometer com publicações semanais ou quinzenais, faça o possível para cumprir.  

Aliás, para rankear bem no Youtube, a Briggsby aponta que a duração ideal de cada vídeo é de 10 a 16 minutos. Essa é uma informação relevante para que programar os produtos digitais, de acordo com a periodicidade definida.

5. Aposte na interatividade e na exclusividade

O engajamento digital pode fazer milagres, alavancando os resultados do canal. Quando as pessoas gostam de um conteúdo, elas curtem, compartilham e marcam amigos. Tudo isso contribui para que você seja visto como uma autoridade em determinado assunto.

Uma estratégia interessante é a criação de comunidades ou clubes, em que os membros pagam “mensalidades” para participar. Dessa forma, podem ter acesso aos materiais exclusivos e suas mensagens aparecem em destaque nas transmissões ao vivo.

6. Invista no marketing digital

De fato, investir no marketing de produto digital não significa gastar pilhas de dinheiro em anúncios pagos. Temos alternativas com ótimo custo-benefício. Por exemplo, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) na descrição dos vídeos, o que pode melhorar o ranqueamento no Google.

E mais: você ainda pode usar apps voltados para otimizar a produtividade e o desempenho dos infoprodutos. Esses são alguns deles: Trello, Social Blade, Youtube Studio e Tag You. 

7. Cuide das suas finanças

Pense como um plano de negócios, que requer um bom planejamento financeiro para que seu canal possa crescer, de forma sustentada. Com o tempo, será necessário contratar profissionais, adquirir equipamentos etc. Logo, é crucial manter a saúde financeira em dia, desde o start.

Gostou das nossas dicas para youtubers? Então, aproveite para conhecer o trabalho que realizamos na EAD Plataforma e torne-se um parceiro! Além disso, não perca outros conteúdos do Blog para aprimorar seus infoprodutos:

Fabio Godoy