como-dar-curso-whatsapp

Como dar curso pelo WhatsApp? 7 caminhos para incluir a ferramenta em seu plano de ensino

Entender como dar curso pelo WhatsApp pode parecer um desafio distante. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus, em 2020, colocou esta prática na rotina de milhares de professores. 

Em março de 2020, a italiana Vanessa Bertania contou, em entrevista ao UOL TILT, como passou a dar aulas de inglês online pelo WhatsApp para contornar as dificuldades impostas pelo distanciamento.

A verdade é que, mesmo com o eventual fim da pandemia, o uso de tecnologias de apoio ao ensino presencial, semipresencial ou a distância chegou para ficar. 

Por isso, neste artigo, nós mostramos como dar curso pelo Whatsapp em 7 passos:  

  1. Crie listas de transmissão para compartilhar conteúdos padronizados
  2. Disponibilize um espaço onde os alunos possam se comunicar entre si e com os tutores
  3. Grave áudios com recados e pontos importantes das aulas
  4. Faça chamadas de vídeo para tirar dúvidas
  5. Utilize o recurso do status para mensagens gerais
  6. Estimule o cumprimento de tarefas na plataforma e-learning
  7. Crie regras de uso

Boa leitura! 

WhatsApp como ferramenta de apoio na EAD 

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus fez com que professores do ensino fundamental, médio e superior procurassem entender como dar curso pelo WhatsApp. Isso aconteceu em função da imposição do isolamento social, que impossibilitou a continuidade do cronograma letivo de forma presencial. 

Diante da eclosão do vírus e da velocidade de contágio, escolas do mundo inteiro fecharam suas portas. A partir daí, professores e tutores começaram a explorar novas formas de dar aula. 

O WhatsApp é utilizado por mais de 120 milhões de pessoas apenas no Brasil. Além disso, 79% dos brasileiros utilizam o aplicativo como sua principal fonte de informação. Olhando por este ângulo, nada mais justo do que torná-lo uma plataforma de ensino, não é mesmo? 

O fato é que o WhatsApp funciona melhor como uma ferramenta de apoio às aulas. Isso porque não oferece todas as ferramentas necessárias para simular uma sala de aula. Esta, aliás, é uma das características que torna a plataforma EAD a melhor opção para hospedar um curso online

Como dar curso pelo WhatsApp? 

Ao enxergar a ferramenta como um canal de apoio, fica mais fácil entender como dar curso pelo WhatsApp. 

A seguir, você verá que o grande segredo é saber conduzir a plataforma com seriedade e explorar todas as suas funcionalidades para garantir a transmissão efetiva de informação aos alunos. 

1. Crie listas de transmissão para compartilhar conteúdos padronizados

A primeira dica para facilitar o entendimento de como dar curso pelo WhatsApp é: crie listas de transmissão com os alunos de cada turma, curso ou módulo. 

O recurso de listas de transmissão permite elaborar conteúdo EAD e compartilhá-lo de maneira generalizada para muitos contatos (atualmente, cabem até 256 contatos em cada lista). Dessa forma, fica mais fácil gerir o disparo em massa de informações, garantindo que todos os alunos recebam todos os conteúdos essenciais. 

2. Disponibilize um espaço onde os alunos possam se comunicar entre si e com os tutores

Apesar das listas de transmissão serem uma boa ferramenta de apoio, é importante disponibilizar um espaço para a troca de ideias. Por isso, ao entender como dar curso pelo WhatsApp, não se esqueça: crie um grupo onde os alunos possam deixar suas dúvidas e observações sobre a aula. 

O grupo de WhatsApp funcionará como mais uma ferramenta assíncrona na EAD: as mensagens serão deixadas no espaço e o tutor entrará no grupo para responder conforme sua disponibilidade de horários. 

Da mesma forma, funcionará como uma ferramenta síncrona quando os alunos se reunirem para debater temas relacionados ao aprendizado em tempo real. 

3. Grave áudios com recados e pontos importantes das aulas

O recurso do áudio pode ser um grande aliado de quem busca agilidade no ensino, assim como dar curso pelo WhatsApp. 

Após a disponibilização de uma vídeo aula ou da transmissão de uma aula online ao vivo, grave um áudio com as informações-chave e disponibilize no WhatsApp. 

Desta forma, é possível reforçar temáticas relevantes e de quebra oferecer conteúdo em mobile learning. Além disso, o formato compacto e facilmente reprodutível será um estímulo ao estudo nos momentos de descanso durante a rotina ou mesmo no deslocamento entre atividades. 

4. Faça chamadas de vídeo para tirar dúvidas

Se os grupos de WhatsApp não forem suficientes para sanar as dúvidas dos alunos, não hesite em usar o recurso da chamada de vídeo. Divida a turma em grupos menores e combine horários para fazer os plantões tira-dúvida. O próprio WhatsApp disponibiliza uma ferramenta de chamada de vídeo com pequenos grupos, tornando o processo ainda mais fluido. 

5. Utilize o recurso do status para mensagens gerais

Entender como dar curso pelo WhatsApp passa pela compreensão de todos os recursos disponibilizados pela plataforma. E um desses recursos é o chamado “status”. Ele funciona de forma semelhante ao “Instagram Story”, e mostra uma mensagem a todos os contatos por um período de 24 horas. 

Tutores EAD podem fazer uso dessa ferramenta de forma efetiva ao compartilhar informações-chave sobre o curso. Vale horário de aula, vale reforço de conteúdo, vale data de exame ou de divulgação de notas. 

Veja abaixo como funciona o recurso status do WhatsApp e como programar mensagens no seu: 

6. Estimule o cumprimento de tarefas na plataforma e-learning

Se o Whatsapp for sua ferramenta de apoio ao curso online, ela também pode ser usada como forma de atentar os alunos quanto ao cumprimento de tarefas. 

Escreva pequenos lembretes e direcione a turma à plataforma e-learning, onde estarão disponíveis as atividades e materiais didáticos do curso. 

7. Crie regras de uso

Por fim, para entender como dar curso pelo WhatsApp, é importante enxergar a ferramenta como uma extensão da sala de aula. 

Por isso, é fundamental estabelecer, junto aos alunos, regras de uso para a plataforma. Isso inclui:

  • tipo de conteúdo a ser compartilhado;
  • linguagem permitida;
  • horários de atendimento do tutor aos alunos; 
  • etc. 

Tão importante quanto saber como dar curso pelo WhatsApp (ou como usá-lo como ferramenta complementar ao curso), é saber escolher a melhor hospedagem para este curso

Nossa sugestão é a EAD Plataforma, nossa plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais.

Com alto índice de satisfação dos clientes, a EAD Plataforma já superou a marca dos 3 milhões de usuários — e o próximo pode ser você! 

Preencha o formulário e teste a ferramenta gratuitamente por 7 dias! É sua chance de conhecer e se apaixonar pela EAD Plataforma!

Fabio Godoy