ferramentas-assíncronas-ead

Ferramentas assíncronas na EAD: o que são? quais as mais importantes?

Se você é um tutor EAD ou empreende na área de produção de conteúdo para educação a distância, sabe a importância de diversificar ferramentas para proporcionar um ensino mais efetivo. 

As ferramentas de ensino a distância são divididas entre síncronas e assíncronas, e sua definição está ligada à necessidade ou não de que emissor e receptor estejam disponíveis ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Enquanto as ferramentas síncronas demandam esta disponibilidade das partes envolvidas, as assíncronas são descoladas desta necessidade, o que faz delas grandes aliadas para dinamizar o processo educacional. 

Ao longo deste artigo, falaremos com mais detalhes sobre as ferramentas assíncronas na EAD: conceito, vantagens, principais tipos e quando usá-las. 

O que são ferramentas assíncronas? 

O conceito de síncrono e assíncrono está diretamente ligado à noção de tempo/espaço. Em uma consulta ao dicionário Michaelis, encontramos a seguinte definição: “que não é sincrônico, que não se realiza ao mesmo tempo; assincrônico”. 

Dessa forma, podemos afirmar que ferramentas assíncronas na EAD são aquelas que não necessitam da presença do emissor e do receptor (geralmente representados pelas figuras do tutor e do aluno) ao mesmo tempo, no mesmo local, para se consolidarem como um canal de troca de informação. 

Mas como isso funciona na prática? — você pode estar se perguntando. 

Na prática, uma ferramenta assíncrona permite que a informação seja disponibilizada para consulta ou resposta por tempo indeterminado. Isso permite que a troca de conhecimento aconteça de forma livre e flexível, de acordo com o tempo de cognição de cada ator do processo. 

Quando usar ferramentas assíncronas na EAD?

Como dissemos no tópico anterior, as ferramentas assíncronas na EAD são valiosas aliadas na flexibilização do processo de aprendizagem. Isso porque permitem que os alunos consultem as informações de acordo com sua disponibilidade, sinalizem dúvidas e sejam respondidos posteriormente, também de acordo com a disponibilidade do tutor. 

A verdade é que, por terem esta característica fluida, as ferramentas assíncronas na EAD são excelentes alternativas para cursos ou treinamentos que tenham, como alunos, estudantes com perfil comprometido, organizado e independente. 

De toda forma, para garantir melhores resultados, o ideal é conjugar ferramentas síncronas (que dependem da presença de todos os envolvidos no mesmo momento) e assíncronas, criando um processo educacional equilibrado e pautado em momentos de troca ativa e de reflexão individual. 

Quais as ferramentas assíncronas mais importantes na educação a distância? 

Agora que você já conhece o conceito e a melhor forma de utilizá-las, é hora de conhecer as principais ferramentas assíncronas na EAD. Falaremos sobre 4 tipos de conteúdos digitais que servem como plataformas para trocas de informações independentemente da presença do emissor e do receptor em tempo real. 

Fórum EAD

A primeira ferramenta assíncrona na EAD é o fórum de discussão, também chamado de fórum EAD

Esta plataforma pode até ser confundida com uma ferramenta síncrona, mas não se enquadra na categoria, já que suas mensagens ficam armazenadas e podem ser acessadas mesmo após a data da publicação. 

Quando pode ser usado? 

Para tirar dúvidas sobre conteúdos, propor discussões em grupos, reforçar informações transmitidas em aula. 

E-mail 

Outro exemplo de ferramentas assíncronas na EAD são os e-mails. Assim como nos fóruns, o conteúdo disponibilizado por e-mail fica armazenado em uma caixa de entrada e pode ser consultado a qualquer hora, mesmo após o envio. 

A comunicação é estabelecida de forma descolada da percepção de tempo e lugar, e, portanto, torna a troca de informações flexível e fluida. 

Quando pode ser usado? 

Para enviar convites e chamadas para eventos, reforçar informações-chave sobre conteúdos, tirar dúvidas e criar registros formais sobre solicitações. 

Blog

O blog funciona como um fórum, porém, conta com mais recursos multimídia. Utilizando as postagens de um blog, é possível fornecer materiais complementares em diversos formatos (vídeo, link, webinar etc.). Além disso, o blog também dispõe de um espaço exclusivo para comentários, o que contribui para a criação de uma troca assíncrona de informações. 

Quando pode ser usado? 

Para apresentar conteúdos multimídia, provocar discussões a respeito de um vídeo ou entrevista, expor ensaios e pensamentos sobre um tema e estimular debates. 

AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma das mais importantes ferramentas assíncronas na EAD. Isso porque a plataforma permite que os alunos acessem o conteúdo disponibilizado pelos tutores quando e de onde for possível. 

Dessa forma, grande parte do aprendizado se descola da noção de tempo e da obrigatoriedade de presença em um momento pré-determinado (como acontece no ensino presencial, no qual, para acessar o conteúdo da aula, o aluno precisa, necessariamente, estar fisicamente em sala). 

Quando pode ser usado?

Como começar a usar ferramentas assíncronas na EAD? 

O primeiro passo para começar a usar ferramentas assíncronas na EAD é escolhendo a melhor plataforma LMS (Learning Management System) para abrigar seus conteúdos. 

Isso porque um bom LMS é, por si só, uma poderosa ferramenta assíncrona, que permite aos alunos acessar o conteúdo disponibilizado a qualquer hora. Além disso, permite usar os canais de contato disponíveis para estabelecer diálogos com o tutor e os demais alunos conforme a necessidade de cada um. 

Quer começar a usar ferramentas assíncronas na EAD? Então dê o primeiro passo escolhendo a melhor plataforma EAD para o seu curso! 

Nós, da EAD Plataforma, podemos te ajudar com isso. Temos expertise no segmento e oferecemos uma ferramenta completa para gerir e abrigar conteúdos diversos.

Nosso ambiente virtual é intuitivo e didático, e foi pensado cuidadosamente para atender às necessidades do empreendedor EAD e dos alunos. Preencha o formulário para ter acesso à plataforma e conhecer todas as funcionalidades oferecidas de forma gratuita por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy