como-disponibilizar-curso-online

Como disponibilizar um curso online? 5 dicas para hospedar e divulgar seu curso

Pensando em empreender na área de educação na internet? Então você precisa entender como disponibilizar um curso online! Afinal, trata-se de um processo estratégico que envolve a validação do conteúdo, a escolha da melhor plataforma e-learning, e, claro, uma divulgação eficiente. 

Sabemos que a EAD cresce de forma acentuada no Brasil. De 2009 a 2019, o salto na modalidade foi de 378,9%, enquanto, nos presenciais, chegou a 17,8%. Embora o aumento na escolha pela modalidade signifique o crescimento da procura, é essencial garantir que a oferta disponível tenha qualidade e, sobretudo, que chegue até o público-alvo. 

Continue a leitura para entender, em 5 passos, como disponibilizar um curso online: 

  1. Crie um conteúdo incrível 
  2. Escolha a melhor plataforma de hospedagem para a sua necessidade
  3. Suba o conteúdo e personalize a plataforma
  4. Faça testes e otimize processos 
  5. Divulgue o curso para captar alunos

Boa leitura! 

Vantagens de investir em educação a distância 

Se você está em busca de como disponibilizar um curso online, certamente enxergou, neste mercado, uma possibilidade promissora de investimento. Saiba que seu raciocínio está correto. A EAD só cresce no Brasil, assim como a demanda de educação continuada por meio de formações online. 

A seguir, para te motivar, separamos algumas das vantagens da EAD para produtores de conteúdo e empreendedores digitais

1. Investimento inicial menor do que o de outros negócios

Investir em um negócio digital é uma boa saída para empreendedores que não dispõem de um grande capital inicial. 

Isso porque, para estruturar uma empresa online ou vender um infoproduto, não é necessário preparar uma infraestrutura complexa, tampouco investir alto na contratação de funcionários especializados em diferentes frentes.

Além de um investimento inicial menor do que o de negócios físicos, o empreendimento digital oferece retornos rápidos sobre este valor. Algumas franquias online, por exemplo, prevêem o retorno sobre o investimento em aproximadamente 6 meses após a abertura do negócio. 

2. Flexibilidade de horários e locais de trabalho

A segunda vantagem de entender como disponibilizar um curso online e investir neste modelo de negócio é a flexibilidade agregada ao trabalho. Por ser uma empresa inteiramente digital, é possível trabalhar em diferentes horários, de qualquer lugar. A única exigência é que haja uma conexão satisfatória com a internet e canais ativos de contato entre todos os envolvidos no negócio. No caso de uma empresa de cursos online, por exemplo, falamos do professor conteudista, do tutor EAD e do gestor da empresa. 

3. Gestão pedagógica centralizada

Outro grande benefício do curso online enquanto negócio é a possibilidade de gestão centralizada e simplificada com a ajuda de um bom LMS – Learning Management System. O sistema reúne, em uma só plataforma, dados sobre os alunos, informações financeiras, canais de contato, resultados sobre performance etc. 

Dessa forma, todos os envolvidos na gestão do curso online conseguem acessar informações de forma democrática e organizar relatórios de acompanhamento de forma assertiva. 

4. Múltiplos canais de comunicação 

Além disso, o uso de uma boa plataforma e-learning para viabilizar a educação a distância traz benefícios comunicacionais à prática educativa. Afinal, em um mesmo ambiente, são disponibilizadas diferentes ferramentas de interação na EAD que contribuem para aproximar tutores e alunos. Dessa forma, o fluxo educacional remoto supera a principal diferença para o ensino presencial: a sensação de proximidade e “olho no olho”. 

Como disponibilizar um curso online?

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir em educação a distância, vamos avançar. Nos próximos tópicos, você descobre, em 5 passos práticos, como disponibilizar um curso online — do conteúdo à divulgação! 

1. Crie um conteúdo incrível 

O primeiro passo para disponibilizar um curso online é se assegurar de que seu conteúdo cumpre todos os requisitos necessários para ser oferecido ao público.

Mais do que resumir e condensar centenas de publicações acadêmicas, é primordial que o material seja capaz de promover transformações positivas na vida de quem realiza o curso. 

Dessa forma, atente-se aos seguintes pontos para ter certeza de que o seu material está pronto para ser lançado no curso: 

  • é autêntico e original?
  • todos os trechos de outros autores estão devidamente referenciados? 
  • o conteúdo traz algo novo e surpreendente para os alunos?
  • o material foi revisado? 
  • pode ser adaptado para diferentes formatos (vídeo aula, webinar, infográfico, animação, etc?)
  • é provocativo e estimula o senso crítico dos alunos? 
  • é acessível e funciona como uma ferramenta de inclusão social

Com as respostas a estas perguntas, você saberá se o seu material está pronto para integrar um curso online ou se ainda precisa de ajustes. 

2. Escolha a melhor plataforma de hospedagem para a sua necessidade

Com o conteúdo pronto, é hora de encontrar o melhor local para hospedar o seu curso online. Existem inúmeras opções no mercado, mas, para fazer uma escolha interessante, é preciso levar alguns aspectos em conta: 

  • seu curso será pago ou gratuito?
  • o curso será aberto ou corporativo?
  • quais serão os recursos interativos utilizados? aulas online? bate-papos ao vivo? plantões tira-dúvidas? 
  • haverá avaliação formal e emissão de certificado?  

Existem opções gratuitas para hospedagem de conteúdos para cursos online (incluindo o próprio YouTube). Entretanto, empreendedores que buscam monetizar seus conteúdos e gerir o curso como um negócio devem buscar plataformas especializadas no segmento educacional. 

Leia mais: 5 melhores plataformas de ensino: escolha a sua! 

3. Suba o conteúdo e personalize a plataforma

Após escolher a melhor plataforma e-learning para o conteúdo, é hora de torná-la a cara do seu negócio. Isso porque boas plataformas EAD permitem que você personalize o ambiente virtual de aprendizagem e o torne uma extensão da sua empresa. 

Nesta etapa, é importante explorar todas as funcionalidades da plataforma, modificar cores, inserir imagens e logotipo, estabelecer os módulos de ensino de forma lógica e subir todos os conteúdos disponíveis.

Veja no vídeo abaixo como customizar um curso na EAD Plataforma: 

4. Faça testes e otimize processos 

Agora sim, você está muito perto de entender como disponibilizar um curso online. Com o conteúdo na plataforma, faça testes, simule a jornada dos alunos e aproveite para corrigir erros. 

Lembre-se de que o sucesso do seu negócio depende fortemente da experiência educacional proporcionada aos estudantes. Portanto, assegure-se de que o acesso seja simples, o conteúdo acessível e os canais de contato facilmente encontrados. 

Uma boa dica para testar seu curso online é selecionar um grupo com características semelhantes às do público-alvo e pedir que explorem a ferramenta e deem feedbacks após a experiência. 

  1. Divulgue o curso para captar alunos 

Curso testado? Otimizações realizadas? É hora de trabalhar para captar alunos EAD e começar a rodar o conteúdo na prática! 

O melhor caminho para divulgar cursos EAD é explorar as diferentes ferramentas de marketing digital. Isso inclui:

  • redes sociais (Instagram, Facebook etc);
  • marketing de conteúdo;
  • presença em fóruns de discussão;
  • criação de web séries e programas no YouTube; 
  • etc.  

Uma boa estratégia para entender como disponibilizar um curso online e captar alunos para ele é realizar sorteios (matrículas gratuitas, mensalidades com desconto e até cursos grátis). 

Além disso, é possível promover palestras online com a participação de grandes autoridades no assunto abordado e por aí vai. 

O segredo é manter em mente o ditado “quem é visto não é lembrado” e marcar presença entre o segmento buscado. 

Em busca da melhor plataforma EAD? Encontrou! 🙂

Agora sim, você já pode dizer que sabe como disponibilizar um curso online. Neste artigo, focamos no processo de operacionalização do curso, da revisão do conteúdo até sua distribuição. 

Mas se você precisa voltar alguns passos e aprender um pouco mais sobre produção de conteúdo EAD, conte com a gente! Em nosso blog, você encontra diversos artigos completos com dicas para produzir um material enriquecedor. 

Além disso, nós podemos te ajudar a solucionar um dos mais estratégicos desafios da disponibilização de um curso online: a escolha da plataforma EAD. Nossa ferramenta é completa, intuitiva e prática para alunos e tutores. Por estar no mercado há alguns anos, atende às necessidades e demandas do setor; colecionando altos índices de satisfação e mais de 3 milhões de usuários cadastrados.

Quer se tornar um deles? Então preencha este formulário e acesse gratuitamente a EAD Plataforma por 7 dias! Conheça as ferramentas, teste os formatos educacionais e confirme sua escolha! 

Fabio Godoy