vantagens-desvantagens-ead

Vantagens e desvantagens da EAD: conheça a fundo a metodologia de ensino

Conhecer as vantagens e desvantagens da EAD é fundamental para tutores e alunos. Isso porque a metodologia está em franco crescimento no país, e agrega novos adeptos a cada ano. 

Aliás, de acordo com a ABMES, a previsão é de que, já em 2022, o EAD supere de vez o ensino presencial em número de matrículas. 

Para conhecer melhor o formato, entender suas vantagens e superar as desvantagens, recomendamos a leitura deste artigo! 

Vantagens e desvantagens da EAD

A seguir, você conhece 8 vantagens e desvantagens da EAD. Mergulhe no assunto e prepare-se para o ensino do futuro! 

Vantagens

1. Flexibilidade nos horários para os alunos

Uma das principais vantagens da EAD é a flexibilidade de horários e a autonomia conferida aos alunos. Na prática, isso significa que os compromissos dos alunos na metodologia EAD são pontuais, restritos à frequência em aulas online ao vivo e à participação em trabalhos e exames. 

Os demais formatos de conteúdo podem ser consumidos de acordo com a disponibilidade de tempo dos estudantes, o que possibilita o ingresso de trabalhadores. Este, aliás, é assunto para a próxima vantagem. 

2. Ferramenta de inclusão social

Por ter uma estrutura pautada na flexibilidade e no ensino remoto (o que dispensa a necessidade de investimento em estrutura e logística), a EAD representa um modelo educacional acessível e com importante papel social

Na educação a distância, é possível incluir digitalmente faixas etárias elevadas, investir em conteúdo acessível para pessoas com deficiência e assegurar que alunos trabalhadores possam dar continuidade aos estudos de forma conciliatória à rotina empregatícia. 

3. Menor custo

Entre as vantagens e desvantagens da EAD, é impossível não citar o custo como um dos diferenciais positivos da modalidade. 

Por representar um modelo independente de estruturas físicas (embora os cursos de longa duração precisem disponibilizar, aos alunos, um polo EAD para apoio presencial) e da presença de tutores EAD em um espaço presencial, a educação a distância mostra-se, via de regra, mais econômica do que a convencional. 

Este ponto contribui para os anteriores, fortalecendo a modalidade como uma ferramenta de inclusão social

4. Gestão pedagógica centralizada para os tutores

Outra vantagem da EAD voltada para os tutores é a possibilidade de uma gestão centralizada na plataforma EAD. Trata-se de um sistema que unifica toda a jornada de ensino do aluno em um só espaço: da matrícula à emissão de certificado. 

Nesta plataforma, além do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizado, existe o LMS – Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, que garante a integração das informações para um melhor acompanhamento do tutor. 

Impossível falar de vantagens e desvantagens da EAD sem pontuar a importância das ferramentas de interação EAD. Elas são, na verdade, diferenciais deste modelo de ensino, pois garantem a sintonia entre tutores e alunos e eliminam eventuais barreiras ocasionadas pela distância física. 

5. Múltiplos canais de comunicação 

Entre as principais ferramentas de comunicação EAD, podemos destacar: 

  • fórum EAD;
  • chat online;
  • e-mail;
  • vídeo conferências;
  • grupos de WhatsApp.

Desvantagens 

1. Dificuldade de concentração

Entre as desvantagens da EAD como ferramenta de ensino, podemos destacar a falta de concentração como uma das principais. 

Isso porque, no ambiente digital, a concentração dos usuários tende a ser muito reduzida. Afinal, a internet é um universo infinito de possibilidades e distrações presentes a todo tempo. 

Pesquisas mostram que embora seja muito importante para a educação, a tecnologia pode ser um obstáculo à concentração de alunos EAD. Isso porque as distrações da rede fazem com que o tempo máximo de concentração dos humanos neste ambiente seja de 8 segundos — um segundo a menos do que a média estipulada por cientistas para um peixinho dourado! 

Como driblar este desafio? 

Alunos devem se organizar para se dedicarem exclusivamente aos estudos a distância por algumas horas por dia. Neste período, distrações devem ser postas de lado. 

Ao mesmo tempo, tutores EAD devem investir em conteúdo diferenciado e atrativo. Além disso, devem adaptar as informações aos formatos melhor absorvidos pelos alunos. É o caso do mobile learning, projetado para ser consumido em dispositivos móveis. 

2. Falta de contato presencial

Uma das reclamações mais ouvidas a respeito da modalidade, e que deve ser mencionada entre as vantagens e desvantagens da EAD, é a falta de contato presencial — o chamado “olho no olho”. 

Enquanto na educação presencial, o contato entre aluno e professor é construído diariamente nas aulas e encontros, a educação a distância precisa encontrar outros caminhos para sedimentar este relacionamento. 

Até algum tempo atrás, este desafio era complexo e representava, de fato, uma desvantagem da EAD sobre o ensino presencial. Entretanto, com a evolução da tecnologia, as ferramentas de interação entre tutores e alunos se multiplicaram. 

Não à toa, nos dias de hoje, é possível simular uma interação real com grande riqueza de detalhes, já que as videoconferências, por exemplo, permitem que pessoas estejam frente a frente de maneira digital. 

3. Necessidade de gestão de tempo e maturidade

A autonomia e a flexibilidade, pontuadas no início desta lista de vantagens e desvantagens da EAD como um ponto positivo, têm também seu lado delicado. Afinal, o estudo independente demanda muita concentração e capacidade de gestão do tempo.

Estudantes que não contam com este conhecimento tendem a procrastinar e não dedicam a atenção necessária ao cumprimento das tarefas. 

Como solucionar este desafio? Com um cronograma bem organizado e responsabilidade! 

Quer algumas dicas de gestão do tempo para absorver apenas as partes boas da nossa lista de vantagens e desvantagens da EAD? Veja o vídeo abaixo: 

Considerações finais 

Nos últimos anos, a EAD vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. Isso acontece porque a metodologia de ensino se encaixa, cada vez mais, nas demandas da sociedade. 

Não à toa, a modalidade ganhou grande destaque ao longo da pandemia do novo coronavírus, em 2020, já que possibilitou a manutenção da rotina educacional ao redor do mundo. 

Se você pensa em aderir à modalidade, nossa lista de vantagens e desvantagens da EAD pode te ajudar a absorver os pontos positivos e a trabalhar os desafios. 

Além disso, deixamos aqui mais algumas dicas de leitura sobre o assunto! 

Como usar tecnologia na educação?

Tendências da EAD no Brasil  

Guia: TUDO sobre EAD

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy