ead-para-deficientes

EAD para pessoas com deficiência: desafios e oportunidades para um ensino inclusivo

Falar sobre EAD para pessoas com deficiência é importante sempre. Afinal, promover a inclusão social é um dos grandes propósitos da educação a distância. 

De acordo com o IBGE, nosso país conta com 45 milhões de pessoas (cerca de 24% da população) com deficiência, dos quais muitos sofrem com dificuldades de inserção no mercado de trabalho em decorrência de uma formação profissional insuficiente. 

O ensino online surgiu como um grande aliado para ultrapassar este desafio. Entretanto, é preciso falar sempre sobre inclusão e buscar formas de tornar a EAD cada vez mais democrática e acessível a todos.

Importante ressaltar, que o termo EAD para deficientes está errado. Segundo o site da Câmara o correto é falar pessoas com deficiência, ficando o termo EAD para pessoas com deficiência.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre benefícios da EAD para pessoas com deficiência e também sobre os principais desafios encontrados e sugestões para superá-los. 

Benefícios da EAD para pessoas com deficiência

A metodologia EAD se consolidou como uma grande oportunidade de democratização do ensino a pessoas com deficiência. Além de permitir às instituições, escolas e universidades o oferecimento de um conteúdo inclusivo e não-discriminatório, também permite que os alunos vivenciem a experiência de aprendizado de forma democrática. 

Veja a seguir alguns dos benefícios da EAD para pessoas com deficiência. 

1. Flexibilidade no ensino

Instituições de ensino e empresas de cursos livres que sabem aproveitar os tipos de conteúdos digitais para tornar seu material mais inclusivo permitem que pessoas com deficiência vivenciem o melhor da EAD.

Estamos falando sobre a flexibilidade do ensino e a possibilidade de escolher, entre os diferentes formatos de conteúdo, aqueles que melhor atendem às suas necessidades. 

Além disso, as ferramentas de interação na EAD também possibilitam formas inclusivas de estabelecer diálogos entre as turmas: chamadas ao vivo, chat e fórum EAD são alguns dos recursos que trabalham diferentes habilidades motoras: escuta e fala e escrita, respectivamente. 

2. Comodidade

O segundo aspecto benéfico da EAD para pessoas com deficiência é a comodidade. Afinal, programas de ensino a distância exigem apenas um ambiente com boa conexão para acesso ao AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Fora isso, não é preciso deslocamento para um ambiente físico — tal como a sala de aula.  

3. Impactos positivos para a vida

Impossível falar sobre EAD para pessoas com deficiência sem mencionar a relevância da educação a distância como legado para a vida do estudante. Afinal, realizar uma formação aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho, contribuindo para que todas as pessoas tenham acesso igualitário às oportunidades profissionais. 

Assista ao vídeo abaixo, sobre a EAD como alternativa para pessoas com deficiência no Brasil. 

Principais desafios e como superá-los 

Embora tenha inúmeros benefícios (alguns dos quais citamos logo acima), o EAD para pessoas com deficiência também enfrenta alguns desafios, que crescem na mesma medida em que a ferramenta se populariza. 

Por isso, a seguir, pontuamos alguns dos desafios e trazemos, também, sugestões para ajudar a superá-los. 

Para um ensino acessível, design universal

Você já ouviu falar em design universal? Em um estudo sobre o tema, a Abed – Associação Brasileira de Educação a Distância, explica os princípios do design universal: 

  • equiparação nas possibilidades de uso;
  • flexibilidade no uso;
  • uso simples e intuitivo;
  •  captação dos conteúdos;
  • tolerância ao erro;
  • mínimo esforço.

Podemos dizer que o design universal reforça e contribui para o compromisso da educação com a acessibilidade. 

Por isso, quando uma instituição de ensino aplica os pressupostos do design universal, ela ajuda a promover uma aprendizagem flexível para meios, estratégias e ferramentas. Como resultado, permitem aos alunos que escolham e personalizem a experiência educacional às suas necessidades de aprendizagem.

Quer ver alguns exemplos práticos de como aplicar o design universal na EAD? Então veja abaixo alguns dos mais utilizados tipos de conteúdo na modalidade de educação a distância, os principais desafios de inclusão deste material e as soluções viáveis para contornar os obstáculos com base no design universal. 

Exemplo 1 

Conteúdo: material impresso

Desafio: tornar o material inclusivo para pessoas com deficiência visual (como cegueira ou baixa visão)

Solução: disponibilizar o material em formato de audiobook, produzir a versão do texto em Braille

Exemplo 2

Conteúdo: vídeoaulas (ao vivo ou gravadas) 

Desafio: pessoas com deficiência podem ter dificuldades de acesso e assimilação do conteúdo (ex.: deficiência visual, deficiência auditiva)

Solução: Para resolver alguns desses problemas, as instituições podem fornecer:

  • Intérpretes de linguagem de sinais (deficiências auditivas);
  • legendas (deficiências auditivas);
  • gravações de áudio ou legendas descritivas (deficiências visuais);
  • narrações descritivas (deficiências visuais);
  • métodos alternativos para chats ao vivo, como chats escritos.

Oportunidades na EAD para pessoas com deficiência

Agora que você já conhece os benefícios e sabe como driblar alguns dos desafios da EAD para pessoas com deficiência, que tal falarmos sobre algumas oportunidades? 

O ensino a distância pode ajudar a proporcionar ciclos de aprendizagem personalizados e diferenciados, o que contribui para índices de aproveitamento mais elevados. 

Além disso, a EAD para pessoas com deficiência também possibilita: 

  • criar rotinas de aprendizagem previsíveis (com cronogramas bem delimitados de ensino e comunicação com os alunos);
  • apoiar as necessidades de cada aluno de forma individualizada; 
  • fornecer instruções de forma detalhada e com base em diversas ferramentas educacionais; 
  • incluir as famílias no processo educativo com materiais desenvolvidos especialmente para eles. 

Agora que você já conhece os desafios e oportunidades da EAD para pessoas com deficiência, já pode começar a orientar sua produção de conteúdo para a inclusão e acessibilidade. Por isso, complemente esta leitura com nossas dicas para elaborar um conteúdo EAD de qualidade e invista no melhor AVA para os seus alunos! 

A EAD Plataforma conta com uma interface intuitiva e simplificada, facilmente acessada por tutores e alunos. Quer ver na prática como nossos recursos funcionam? Então preencha o formulário e acesse as funcionalidades da ferramenta gratuitamente por 7 dias! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy