o-que-e-professor-conteudista-ead

O que é professor conteudista na EAD? Conheça a função e descubra seu papel na aprendizagem

Você tem curiosidade em saber o que é um professor conteudista na EAD? E se te dissermos que este conceito remonta ao período do iluminismo, e que se refere ao profissional responsável por garantir a elaboração do conteúdo e a disseminação do conhecimento? 

Essas são só algumas informações sobre o professor conteudista, figura-chave para a educação a distância. 

Por ser uma metodologia de aprendizagem pautada pela praticidade e pelo dinamismo, muitas vezes a complexidade da produção de conteúdo EAD é deixada de lado. Por isso, é comum que as pessoas não saibam exatamente quais as funções envolvidas na realização de um curso EAD, como o designer instrucional e o professor conteudista. 

Felizmente, nossa missão é esclarecer tudo sobre o mundo da EAD. Por isso, já falamos sobre design instrucional neste artigo, e, agora, te contaremos com exatidão o que é um professor conteudista na EAD e quais as suas atribuições no processo de aprendizagem. 

Vamos lá? 

O que é professor conteudista na EAD? 

Professor conteudista na EAD é o profissional responsável por garantir o processo de aprendizagem dos alunos por meio da gestão do conteúdo. Isso significa que cabe a este profissional determinar a melhor forma de levar conhecimento aos estudantes. 

Sua função na educação a distância se assemelha a do professor de sala de aula: facilitar o acesso dos alunos a diferentes fontes de conteúdo e conduzi-los ao aprendizado. 

Quais as atribuições do professor conteudista? 

Para alcançar seu objetivo e ajudar a levar conhecimentos específicos aos alunos, o professor conteudista EAD tem uma série de atribuições estratégicas. 

Entre elas, estão: 

  • identificar os melhores tipos de conteúdos digitais para transmitir o conhecimento; 
  • dosar a intensidade com a qual o conteúdo será oferecido; 
  • segmentar o conteúdo de acordo com o plano de aula EAD
  • elaborar recursos de ensino além dos formatos tradicionais, mesclando abordagens teórico-práticas;
  • garantir a inclusão social na educação com recursos de acessibilidade. 

O que um profissional da área precisa ter? 5 habilidades-chave do professor conteudista

Agora que você já sabe o que é professor conteudista na EAD, deu para entender que se trata de uma função bastante estratégica, não é mesmo? 

Por isso mesmo, profissionais da área devem desenvolver algumas habilidades-chave, essenciais para ajudá-los a executar suas tarefas com sucesso. 

A seguir, você conhece algumas dessas habilidades. 

Objetividade

Para entender na prática o que é professor conteudista EAD, é importante saber que trata-se de um profissional objetivo. Afinal, estamos falando sobre produção de conteúdo e gestão do conhecimento

Por isso, é fundamental que o profissional conteudista seja capaz de organizar ideias e trabalhar com objetividade. Dessa forma, ele é capaz de filtrar as informações essenciais e criar um material didático efetivo e descomplicado.  

Literacia

Literacia é, segundo o dicionário, uma “qualidade da pessoa letrada.”. No caso do professor conteudista, vamos um pouco além desta definição. Aqui, usaremos a literacia como a capacidade de comunicar e expressar ideias de forma efetiva, ou a destreza em conduzir o processo de troca de informações. 

Saber o que é professor conteudista EAD também passa pelo entendimento da importância da literacia como fator-chave. É ela quem garante que as informações absorvidas pelo profissional serão corretamente transmitidas para os alunos por meio do conteúdo elaborado. 

Organização

Habilidades de ordem prática também são fundamentais para entender o que é um professor conteudista EAD. Isso porque o processo de elaboração de conteúdo pode ser extremamente diverso e complexo. 

Por isso, é indispensável que o profissional do segmento seja organizado, e desenvolva um método de trabalho. 

Quer ver um exemplo que ilustra a necessidade de organização na vida do professor conteudista EAD? 

Suponhamos que você seja um professor conteudista. Seu objetivo é formular o módulo de “plano de negócios” do curso de Empreendedorismo. 

Reflita conosco: qual o volume de informação disponível sobre este tema? Se você respondeu “muito”, você tem toda razão! 

Uma vez mergulhado no universo dos conteúdos sobre plano de negócios, cabe ao professor conteudista se organizar para absorver somente aquilo que realmente importa para a formação. Isso inclui recursos multimídia e materiais complementares. 

Curiosidade

A curiosidade é um elemento-chave para o bom professor conteudista EAD. Ainda que estejamos falando de um profissional formado e especializado, a curiosidade sempre será combustível para a criação de materiais didáticos atualizados e interessantes. 

Por isso, é importante lembrar que a qualidade deste material será um fator decisivo para engajar e motivar os alunos EAD no curso ou módulo ministrado. 

Paixão 

Por fim, mais não menos importante, uma das características fundamentais para definir o que é um professor conteudista EAD: um profissional apaixonado! 

A paixão é o ingrediente secreto para o sucesso de qualquer profissão. Mas, quando falamos em educação, encontrar professores, tutores e administradores apaixonados pelo que fazem pode fazer toda a diferença. 

Você já assistiu ao filme Sociedade dos Poetas Mortos? Ele retrata com perfeição o impacto do aprendizado quando os alunos são conduzidos por um mestre apaixonado pelo que faz. 

Veja o trailer do filme e, assim que terminar a leitura deste artigo, prepare a pipoca e se delicie! 

Dicas para criar um conteúdo incrível para a EAD 

Agora você já sabe o que é professor conteudista EAD, suas principais atribuições e características do profissional da área. 

Para completar, separamos algumas dicas de leitura que podem te ajudar a se tornar ou formar um professor conteudista de excelência! 

Produção de conteúdo EAD: dicas de ouro para garantir o seu sucesso

Elaboração de conteúdo EAD: como organizar melhor minhas aulas? 

Mídias e ferramentas utilizadas na EAD

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy