melhores-plataformas-ensino

5 melhores plataformas de ensino: saiba como escolher a sua

Você sabia que, entre 2017 e 2018, o número de cursos totalmente a distância no Brasil cresceu de 4.570 para 16.750? Os dados do Censo ABED mostram o quão competitivo o mercado vem se tornando, e o quão importante é investir nas melhores plataformas de ensino para ensinar e aprender com qualidade. 

Por isso, se você pensa em abrir uma empresa de cursos online e está em busca das melhores plataformas de ensino do mercado, você chegou ao lugar certo! Ao longo do artigo de hoje, daremos dicas para escolher as melhores plataformas de ensino e falaremos sobre 5 delas: 

  1. UOL Educação 
  2. Coursera
  3. Hubspot Academy
  4. Alura 
  5. EAD Plataforma

Boa leitura!  

Como escolher entre as melhores plataformas de ensino? 

Se você está em busca das melhores plataformas de ensino para hospedar um curso online, precisa ter atenção a alguns pontos. Eles ajudarão a entender o quão preparada a plataforma está para as suas demandas. 

Separamos 5 destes pontos e te mostramos por que eles devem ser levados em conta. 

1. Personalização

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo (prova disso é que a EAD no Brasil está crescendo a cada dia), e, por isso, sai na frente quem consegue oferecer um produto digital com características únicas. 

Por isso, encontrar, entre as melhores plataformas de ensino, uma opção que ofereça diferentes possibilidades de personalização pode ajudar a colocar o seu produto à frente da concorrência, além de garantir que todo o conteúdo disponibilizado tenha uma identidade própria. 

Quer ver um exemplo? Veja como funciona a ferramenta de personalização de certificados da EAD plataforma

2. Segmentação

Outro tópico importante a analisar durante a escolha da melhor opção dentre os diferentes tipos de plataforma e-learning é a segmentação de cursos oferecidos. 

Enquanto algumas plataformas são especializadas em cursos livres de quaisquer segmentos, outras são direcionadas para áreas de conhecimento específicas, como: 

  • ensino acadêmico;
  • tecnologia;
  • audiovisual;
  • gastronomia;
  • idiomas;
  • e por aí vai. 

Antes de escolher a sua entre as melhores plataformas de ensino, procure entender se há um nicho de abordagem específico entre os cursos oferecidos e, principalmente, se seu conteúdo se encaixa neste nicho. 

3. Suporte

Apesar de serem bastante autônomas e intuitivas, as melhores plataformas de ensino do mercado precisam oferecer suporte ao usuário.

Isso porque são soluções de tecnologia para EAD, e estão, portanto, sujeitas a bugs e situações imprevistas e inevitáveis. 

Com o auxílio de um suporte disponível, nenhum destes imprevistos chega a se tornar um problema. Portanto, não se esqueça de consultar, de antemão, as condições de disponibilidade do atendimento! 

4. Integração

Com a transformação digital, tornou-se impossível falar em sistemas e ferramentas sem falar também em integração. 

Isso porque ter aplicativos e soluções integradas torna o trabalho muito mais fluido e coerente, além de ser uma mão na roda para a administração de processos. 

Quer ver alguns exemplos que ajudam a entender por que as melhores plataformas de ensino precisam disponibilizar opções de integração? 

Imagine que sua intenção é captar novos alunos EAD.

Para isso, você vai aliar estratégias de marketing digital com o disparo de e-mails. Se não for possível integrar sua plataforma a esses e-mails, o direcionamento dos alunos interessados terá de ser feito manualmente, o que, sem dúvidas, acarretaria em uma perda considerável de potenciais clientes. 

Outra integração necessária e muito recomendada é feita entre a plataforma EAD e o sistema financeiro do curso online. Dessa forma, é possível fazer a contabilidade online e manter toda a gestão de pagamentos e receitas em uma só ferramenta. 

5. Usabilidade da plataforma LMS

Por fim, mas não menos importante, está o quesito usabilidade. As melhores plataformas de ensino precisam proporcionar uma experiência de usuário agradável tanto para o tutor EAD quanto para o aluno. 

Ferramentas escondidas? Comandos difíceis de executar? Falhas e bugs constantes? Nada disso pode existir em na sua escolha final. 

Por isso, não deixe de testar e explorar cada ferramenta da plataforma considerada, analisando sua usabilidade, interatividade e funcionalidade. 

Quais são as 5 melhores plataformas de ensino? 

Agora que você já sabe o que deve levar em conta antes de decidir, entre as melhores plataformas de ensino, a sua opção, é hora de analisar algumas ofertas do mercado. 

UOL Educação 

O UOL Educação pode ser considerado um verdadeiro portal de conteúdos educacionais. Isso porque além de permitir que o aluno se atualize sobre os mais diversos temas relacionados à educação (incluindo notícias sobre o mercado do país e do mundo), oferece cursos voltados para diversos segmentos: 

Coursera

A plataforma EAD Coursera é uma das mais populares, especialmente porque busca parcerias com instituições de renome para oferecer conteúdo educacional de qualidade. 

Entre as parcerias mais conhecidas, estão as universidades de Harvard, Stanford e Cambridge. 

O Coursera conta com dois diretórios de cursos: para empresas e para alunos

Hubspot Academy

Lembra do que falamos acima sobre segmentos de plataformas? A Hubspot Academy, parte da nossa lista de melhores plataformas de ensino, é voltada para cursos da área de marketing e vendas. 

Ela está nesta lista por ser uma das referências no segmento em escala global, e por oferecer cursos livres e pagos sobre os mais variados assuntos dentro do macrotema. 

Alura 

Quer aprender (ou ensinar) sobre inovação e tecnologia? Pode ser uma boa ideia procurar a Alura, plataforma de ensino voltada para estes macrotemas. 

Entre os segmentos de cursos oferecidos, estão: 

  • mobile;
  • programação;
  • front-end;
  • infraestrutura;
  • design e UX;
  • marketing digital;
  • gestão e inovação. 

EAD Plataforma 

É claro que não poderíamos ficar de fora da lista, não é mesmo? E não é só porque a EAD Plataforma é o nosso negócio; é porque REALMENTE merecemos estar na lista de melhores plataformas de ensino! 

Além de ser uma plataforma intuitiva e personalizável, a EAD Plataforma oferece um sistema LMS completo, garantindo sua gestão educacional do início ao fim. 

Algumas das funcionalidades da EAD Plataforma para alunos e tutores são: 

  • aulas ao vivo com chat;
  • emissão de certificados; 
  • API para integrar a plataforma com outras ferramentas; 
  • sistema responsivo e adaptável a diferentes suportes; 
  • duas modalidades de plataformas (comercial e corporativa);
  • opções customizadas de pagamentos; 
  • biblioteca EAD;
  • diferentes ferramentas de interação
  • e muito mais! 

Agora que você já tem em mãos a lista das melhores plataformas de ensino, aproveite para conhecer mais sobre a EAD Plataforma no vídeo abaixo:

Gostou? Que tal experimentar todas essas funcionalidades na prática? Preencha o formulário e teste a EAD Plataforma por 7 dias gratuitamente!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy