o-que-e-contabilidade-online

O que é contabilidade online e por que vale à pena contar com uma para seu EAD

Você cria produtos digitais, ministra cursos pela internet e tem um renda com isso? Puxa, que bom!

Mas como você justifica seus ganhos, essa renda, perante o imposto de renda? E seus alunos, eles pedem nota fiscal? Quem faz a emissão?

Para solucionar essas questões, a contabilidade online vem ganhando cada vez mais adeptos e bastante espaço no mercado.

Por quê? 

Devido a sua forma prática e ágil de fazer a gestão contábil e lidar com o IRPJ referente aos seus ganhos.

Indispensável para a sustentabilidade de uma empresa, a contabilidade trata basicamente das movimentações financeiras de um negócio. Para isso, é necessário contar com uma estrutura de dados e informações adequada e confiável.

Na modalidade online, o empresário não só conta com essa estrutura como também pode acessá-la quando quiser e interagir com seu contador a qualquer momento e em tempo real.

Ficou curioso? Então continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é contabilidade online e por que vale a pena investir na contratação desse tipo de serviço para seu negócio EAD.

Leia também: Como precificar um curso online? Veja o que deve ser levado em conta

O que é contabilidade online?

Podemos definir o que é contabilidade online como o uso de ferramentas tecnológicas para execução de serviços contábeis via internet.

Na contabilidade online, toda a gestão contábil é feita em uma plataforma digital. É lá que ficam armazenados todos os dados referentes às movimentações financeiras da empresa e é por onde o contador e o empresário trocam informações.

Todos os processos contábeis são gerenciados por meio dessa plataforma, bastando estar conectado à internet. O sistema oferece todo o suporte necessário para o cliente que contratou esse serviço de contabilidade online.

Toda a gestão contábil é feita a partir desse sistema. É por meio dessa plataforma que o contador irá analisar os dados do cliente e orientá-lo sobre sua situação, assuntos fiscais, entradas e saídas do fluxo de caixa, balanço anual, apuração tributária etc.

A contabilidade online é um formato que permite automatizar uma série de tarefas e processos, o que otimiza o tempo e aumenta o foco em resolver o que realmente importa.

Além disso, à medida em que novos dados são inseridos na plataforma, ela passa a fazer análises mais precisas que servirão como base para as tomadas de decisão.

Por que investir em contabilidade online?

Agora que você já sabe o que é contabilidade online e sua importância para a empresa, deve estar se perguntando: Por que eu devo investir nesse formato para meu negócio EAD? Será que vale mesmo à pena?

Bom, a contabilidade online tem como principal vantagem a automatização. Ou seja, gestor e contador evitam perder tempo com tarefas manuais e podem se concentrar mais na busca e implementação de soluções que impactam a saúde da empresa.

Na contabilidade online, é possível fazer análises de risco, projetar faturamentos, identificar gargalos e realizar investimentos com maior segurança.

A empresa que contrata esse tipo de serviço consegue reduzir de maneira significativa seus custos com consultoria contábil.

Veja a seguir quais outras vantagens a consultoria online pode oferecer para o seu negócio.

6 vantagens da contabilidade online

1. Praticidade

Com a contabilidade online, os processos são descomplicados. Tudo é feito sem muitas dificuldades e em poucos cliques. Assim, sobra mais tempo para você se dedicar a criação e comercialização de seus cursos.

2. Menos burocracia

A contabilidade online consegue desburocratizar uma série de processos e mantém a empresa em dia com suas obrigações. Nada de surpresas e multas!

3. Centralização de dados

Os dados mais importantes que dizem respeito à contabilidade da empresa ficam armazenados em um só lugar. Isso facilita o acesso e evita que o gestor perca tempo procurando informações em diferentes lugares.

4. Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Uma boa plataforma de contabilidade oferece a opção de emitir notas fiscais eletrônicas. O preenchimento e o envio desses documentos para os clientes é feito automaticamente, o que garante, mais uma vez, agilidade a todo o processo contábil.

Com isso, seus alunos se sentirão mais seguros, pois receberão o documento que comprova  a transação comercial que fizeram com sua empresa: a nota fiscal.

5. Redução de custos tributários

Na contabilidade online, é possível reduzir os custos que a empresa tem em relação a seus tributos. Isso porque, com base nos dados levantados, o contador poderá sugerir qual regime tributário é o mais adequado e identificar quais impostos estão sendo pagos sem necessidade.

Assim, você tem certeza de que tudo está sendo feito corretamente e, além disso, não paga mais do que deve. Dessa forma, isso pode até aumentar a lucratividade de seu curso EAD.

6. Atendimento personalizado

Uma plataforma de contabilidade online pode oferecer soluções sob medida, que estão perfeitamente de acordo com o perfil da empresa contratante. Isto é: se você trabalha com EAD, eles sabem exatamente quais as particularidades desse negócio e como lidar com ele.

Saiba mais: 

Ficou claro o que é contabilidade online?

A decisão sobre contratar ou não esse tipo de serviço vai depender das necessidades específicas do seu modelo de negócio.

Geralmente, a contabilidade online é indicada para micro e pequenas empresas, freelancers, autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs). Exatamente o perfil de empresário que cria e comercializa cursos EAD, não é mesmo?

Avalie as necessidades contábeis da sua empresa de ensino a distância e considere investir em uma assessoria de contabilidade online.* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy