copy para email marketing

Como fazer a melhor copy para email marketing? 5 dicas para não errar!

Criar uma boa copy para email marketing é crucial para o sucesso de uma campanha digital. Afinal, textos que vendem ajudam a trazer mais autoridade, mais leads e, consequentemente, mais lucros.

O fato é que o email é um método de comunicação com excelente retorno de investimento. Para cada US$ 1 investido, é possível ter uma média de rendimento de US$ 42 (segundo dados da DMA).

Interessante, não? Pois some a isso uma pesquisa da Statista – que revelou que, até 2023, o email será usado por 4,3 bilhões de pessoas em todo o mundo (mais da metade da população).

Quer aproveitar essas boas perspectivas e aprender a escrever uma boa copy para email marketing? Então continue a leitura e confira dicas exclusivas!

O que é copy para email marketing?

Em termos práticos, é uma técnica de escrita para conversão – isto é, quando você usa uma série de artifícios de comunicação para levar o usuário a executar determinada ação. 

A conversão pode ser a adição de um item ao carrinho, a inscrição em uma newsletter, o clique em “saber mais” de um produto ou, de fato, uma compra.

Enfim, a copy para email marketing serve para convencer a pessoa a fazer o que você quer – e quanto mais envolvente, direta e original for essa copy, maiores são as chances de sucesso na conversão.

Esse vídeo explica um pouco mais sobre o conceito!

Como fazer uma copy para email marketing TOP?

1. Elabore um título matador

Fazer seu email se destacar na caixa de entrada do lead é uma tarefa difícil. Mas é possível “brigar” com outras dezenas (ou até centenas) de conteúdos com um item muito importante da copy: o título.

Esse texto, que vai no campo “assunto” do email, é a primeira coisa que um usuário vê ao receber a mensagem. Só para você ter uma ideia da importância do título, cerca de 47% das pessoas decidem abrir (ou rejeitar) a mensagem baseando-se por essa chamada (pesquisa da INVESP).

Mas como fazer um bom título, impossível de ser ignorado pelo usuário? As palavras-chave, aqui, são essas: resolva a dor do seu lead. 

Algumas técnicas podem te ajudar nessa tarefa. Confira exemplos!

Crie listas

  • “7 lugares ainda inexplorados na cidade de São Paulo”
  • “3 restaurantes cinco estrelas que você precisa conhecer”

Ensine como fazer algo

  • “Como aumentar seus lucros agora com investimentos na bolsa”
  • “EXPLICADO: aprenda a fazer lives em 3 passos”

Forneça garantias

  • “Fórmula garantida de fazer seu site render mais”
  • “Especialistas garantem: Google Ads ajuda a vender”

Revele segredos 

  • “10 segredos sobre marketing que nunca te contaram”
  • “Qual o segredo dos grandes chefs? Relevamos!”

Ofereça benefícios gratuitos 

  • “[GUIA GRÁTIS] Aprenda a editar vídeos hoje”
  • “Baixe ebook gratuito: Top 10 plataformas de infoprodutos”

Mencione os ganhos

  • “Inscreva-se e ganhe um cupom de desconto”
  • “Compre 10 itens e ganhe +2”

Use palavras “fancy”

Alguns termos, digamos, “pomposos” ajudam a atrair a atenção do usuário e podem fazer com que ele clique no seu email. Exemplos são as palavras: fantástico, maravilhoso, infalível, incrível, eletrizante etc.

2. Seja pessoal

Por mais que você automatize o envio de emails marketing, tenha em mente que, do lado de lá, existe uma pessoa (com identidade, sentimentos e tudo mais). Por conta disso, a pessoalidade é fundamental para que sua estratégia de copy dê certo!

Sabia que chamar a pessoa pelo nome pode ser o primeiro passo para atingir isso? Sim: um email personalizado pode aumentar a taxa de abertura em 50% (fonte: New Yes Lifecycle Marketing).

3. Crie um senso de urgência

Você já deve ter entrado em algum e-commerce (ou mesmo em um app de reserva de hotéis) e visto um anúncio do tipo “só restam 2 unidades” ou “último quarto disponível” ou, ainda, “50% off somente pelos próximos 30 minutos”.

Se comprou algum desses produtos/serviços, muito bem, você foi impactado pela técnica do senso de urgência. 

Essa pode ser uma boa estratégia da sua copy para email marketing, sempre que sua marca tiver algo incrível a oferecer (por tempo limitado e com condições diferenciadas).

Apenas um porém: nunca minta na sua comunicação, tá bom? Se a chamada for falsa, sua credibilidade pode ruir em minutos.

4. Trabalhe um bom CTA

Um call-to-action (ou chamada para ação) é mais uma etapa essencial na copy para email marketing. Afinal, é o CTA que reforça o que foi abordado no conteúdo e direciona o usuário a tomar uma atitude (lembra da conversão?).

O call-to-action, nas ferramentas de email marketing, pode ser transformado em um botão (que facilita para o usuário clicar). Mas, caso você faça uma copy no próprio corpo de email, pode inserir links para o seu site ou outra página de interesse.

Um bom CTA é aquele que não deixa o usuário sair do email – e faz com que ele se sinta realmente estimulado a clicar.

Você pode iniciar o call-to-action com uma pergunta provocativa e, então, usar verbos no imperativo como “solução”. Veja alguns exemplos combinando essas duas táticas:

  • “Só você vai ficar de fora? Baixe o ebook agora!”
  • “Não tem tempo a perder? Então compre já!”
  • “Vai deixar a oportunidade passar? Use o cupom de desconto!”

5. Lembre-se de que menos é mais

Para finalizar, é importante mencionar que um email marketing deve ser objetivo, coerente e sem enrolação. 

O conteúdo precisa cumprir o que o título promete, claro, mas sem aqueles blocões de texto. Se você tiver muita informação valiosa a comunicar, mais vale fazer vários emails marketing do que tentar falar tudo em um só (e prejudicar a experiência do usuário).

Como complementar a estratégia de emails marketing?

Contar com tecnologias e outras estratégias de marketing digital pode maximizar os resultados da sua copy. Separamos algumas aqui (inclusive com algumas matérias já postadas no blog). 

Clique sobre os links e saiba mais!

E aí, pronto para fazer seus emails bombarem?

Já que acabamos de mencionar técnicas complementares para uma boa copy para email marketing, saiba que a EAD Plataforma pode ser sua parceira de negócio.

Com nossa ferramenta, você pode criar páginas de captação de leads, enquanto aproveita toda a estrutura de hospedagem e venda de conteúdos digitais.

Este vídeo explica os detalhes da plataforma, que acabou de ser atualizada!

Quer conhecer as funcionalidades bem de perto? Comece com um teste gratuito de 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy