captação de alunos para cursos profissionalizantes

Captação de alunos para cursos profissionalizantes: como fazer?

Quer ver suas matrículas decolando, em direção ao infinito e além? No post de hoje, você vai descobrir cinco dicas infalíveis de captação de alunos para cursos profissionalizantes. E o melhor: não é preciso investir rios de dinheiro nisso, se tiver uma estratégia certeira.

Com o apoio das novas tecnologias, é possível otimizar o uso dos recursos para lucrar muito mais. E, se você quer saber como conseguir alunos, o primeiro passo é conhecer o famoso marketing digital.

No vídeo a seguir, veja algumas táticas para divulgar seu infoproduto e conquistar novas matrículas. Com isso em mente, a captação de alunos para cursos profissionalizantes será orientada para o público que você quer atrair para suas aulas.

5 dicas de captação de alunos para cursos profissionalizantes

A captação de alunos para cursos profissionalizantes pode ser mais simples do que parece. Basicamente, a ideia é descobrir com qual público você quer interagir, para estabelecer diálogos produtivos. Assim, ficará muito mais fácil fechar novas matrículas, já que serão pessoas dispostas a investir nisso. 

Pensando nisso, separamos cinco dicas essenciais para embasar a sua estratégia. 

1. Benchmarking

O benchmarking é uma boa e velha pesquisa de concorrência. E ela pode ser muito útil na captação de alunos para cursos profissionalizantes. Para isso, faça uma busca no Google a fim de conhecer escolas que têm cursos similares ao seu. Dessa maneira, você terá um panorama do que está dando certo (ou não).

Esses são alguns exemplos de instituições de ensino que têm cursos a distância:

  • Senai: Técnicos de Manutenção Automotiva, Logística e Segurança do Trabalho;
  • IPED: Cursos de Maquetes Arquitetônicas, Culinária e Consultoria de RH e Business Partner;
  • CPT: Cursos de Manipulação de Medicamentos, Instalação de Ar-Condicionado e  Marcenaria.

Até aqui, já deu pra perceber que existem muitos públicos com quem se pode falar, certo? E isso nos leva ao próximo item. Continue conosco para conferir!

2. Persona

A persona tem tudo a ver com a captação de alunos, sabia? Para resumir, você vai elaborar personagens semi-fictícias que representam o seu público-alvo. Aliás, é fundamental refletir sobre como seu curso ajuda a resolver problemas e melhorar a vida dos futuros alunos, ok?

Para facilitar, essas são algumas personas que poderiam se interessar por cursos técnicos:

  • Thiago, de 18 anos, quer fazer faculdade de Engenharia. Porém, ele sente que precisa de certos conhecimentos que preparem o terreno para o Ensino Superior;
  • Marisa, de 40 anos, quer dar uma guinada na carreira e trabalhar com sustentabilidade. Por isso, ela está buscando um Curso Técnico em Meio Ambiente;
  • Ricardo, de 65 anos, já se aposentou, mas não quer ficar parado. Logo, ele procura um Curso de Jardinagem para ter uma renda extra com algo que ele tem afinidade.

3. Posicionamento

Após a pesquisa da concorrência e a elaboração das personas, chega o momento de posicionar a marca. Sim, isso mesmo: o posicionamento faz toda a diferença na hora de fechar novas matrículas.

Por sinal, lembra que falamos sobre resolver os problemas e facilitar a vida dos alunos? Pois bem, a proposta aqui é agregar valor ao que você tem a oferecer, levando em conta:

  • custo-benefício do curso;
  • diferenciais competitivos;
  • propósito motivador da escola;
  • e outros fatores que podem chamar atenção.

4. Copy para vender cursos

As técnicas de copywriting são vitais para alavancar as vendas, visto que elas se baseiam na persuasão. Ou seja, é um jeito matador de escrever os materiais promocionais, com o objetivo de convencer alguém a fazer a matrícula.   

Por falar nisso, seguem alguns insights de copy para cursos:

  • títulos instigantes e que vão direto ao ponto;
  • clareza nos benefícios que o seu curso trará;
  • frases de ação, além de verbos no imperativo;
  • depoimentos de ex-alunos bem-sucedidos.

5. Iscas digitais

As iscas digitais são ferramentas valiosas para quem quer saber como captar alunos para cursos profissionalizantes. Para exemplificar, essas são algumas opções que atraem a atenção para o que você tem a oferecer:

  • aula experimental gratuita (e que entregue conteúdos de valor);
  • webinar para demonstrar seu domínio sobre o assunto do curso;
  • cupons de desconto para matrículas feitas até um certo dia e horário.

2 recursos de captação de alunos para cursos profissionalizantes online

Agora que já citamos cinco dicas, vamos colocar a mão na massa com ações estratégicas. Afinal, a captação de alunos para cursos profissionalizantes pode ser potencializada com o uso de tecnologias, não é mesmo?

1. Plataforma EAD

Existem muitos tipos de LMS (Learning Management System) ou SGA (Sistema de Gestão da Aprendizagem). Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, temos um amplo leque de funcionalidades para agilizar a captação de alunos, incluindo:

  • criação de um site exclusivo para ser uma vitrine do seu infoproduto;
  • e-commerce de cursos online, com carrinho de compras e descontos;
  • planos de assinatura, com cobranças mensais, trimestrais e até anuais;
  • automação de marketing para estimular o fechamento das matrículas.

A propósito, confira um infográfico que demonstra como essa automação acontece na prática:

2. Landing page

Se ainda não puder investir em uma plataforma de e-learning, não se preocupe. Fique à vontade para começar com o que tem à disposição. Certamente, um LMS facilitaria tudo, mas isso não te impede de fazer uma landing page e dar aula pelo Google Meet ou Zoom.

Falando em landing page, essa é uma página que ajuda a “pescar” alunos em potencial. Por exemplo, digamos que você tem um e-book com conteúdo relevante e relacionado ao curso. Para que as pessoas tenham acesso a isso, elas preenchem um formulário com contatos de telefone e e-mail. Em seguida, entram naquele fluxo da automação que já mencionamos. 

Para complementar, veja um tutorial de como criar sua página de captura de leads sem pagar nada por isso. Daí em diante, sua captação de alunos para cursos profissionalizantes vai decolar.

E então, gostou das dicas e dos recursos de captação de alunos para cursos profissionalizantes? Para investir nisso de maneira profissional, aproveite para agendar uma demonstração personalizada da EAD Plataforma. Sem compromisso (e com muitos ganhos em potencial). Vamos lá?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy