ferramentas de marketing digital grátis

Voe mais alto com 15 ferramentas de marketing digital grátis

Quer economizar e, ao mesmo tempo, turbinar seus resultados para voar mais alto? Então, vem conferir 15 ferramentas de marketing digital grátis. Com isso, você pode inovar nas ações promocionais e, também, otimizar os recursos investidos.

Realmente, as novas tecnologias trazem um mundo de possibilidades para gerar novos negócios. Por exemplo: a inteligência artificial, a internet das coisas e até mesmo a educação a distância (EAD).

Porém, antes de falar das ferramentas de marketing digital grátis, vamos “voltar” uma casa no tabuleiro. Isso porque é importante entender o potencial do marketing digital. Para isso, confira um vídeo que fala dessas oportunidades, a começar pela produção de conteúdo.  

Vale a pena usar as ferramentas de marketing digital grátis

Quando pensamos em algo “grátis”, pode parecer uma pegadinha, não é? Porém, com a ampla oferta no mercado, muitas empresas apostam em infoprodutos gratuitos. Afinal, eles podem ser a porta de entrada para que você adquira outros produtos daquela marca.

Por isso, as principais vantagens são:

  • custo-benefício: possibilidade de redirecionar os recursos para outras áreas ou tarefas. Por exemplo: contratar especialistas na produção e na edição de conteúdo;
  • teste de funcionalidade: você já comprou algo que parecia bacana, mas não era? Dessa forma, você pode verificar os recursos que realmente atendem às demandas;
  • benchmarking: com essa estratégia, você confere o que está dando certo na concorrência. Em seguida, pode adaptar o seu próprio plano de negócios;
  • mais tempo e dinheiro: dizem por aí que “tempo é dinheiro”. De fato, você tem muitos ganhos ao aproveitar melhor o tempo da sua equipe. Por consequência, também pode obter novas oportunidades de negócio ao se dedicar ao que importa. 
  • retorno sobre o investimento (ROI): com o fator “grátis”, essa conta fica muito mais fácil, não é? Mas você ainda pode usar a fórmula para verificar se precisa investir em outra área. Para tal, confira a calculadora de ROI, que é disponibilizada pela ColinaTech. 

Decole com essas 15 ferramentas de marketing digital grátis

A seguir, selecionamos 15 super ferramentas para colocar o bloco na rua agora mesmo. Então, vamos lá!

Redes sociais: 5 ferramentas incríveis

Para começar a lista de ferramentas de marketing digital grátis, vamos às dicas ligadas às mídias sociais. A propósito, isso serve para trabalhar com Instagram, Facebook, LinkedIn e daí em diante.  

  • Canva: use templates pré-prontos, que servem como uma mão na roda. E aqui vão 3 exemplos: story do Insta, vinheta de introdução do YouTube e vídeo para Tik Tok.    
  • Social Mention: monitore como está a sua presença nas redes sociais, em tempo real. No caso, seguem os indicadores da ferramenta: força, sentimento, paixão e alcance.
  • Tiny PNG: diminua significativamente o tamanho das imagens, sem perder a qualidade. Aliás, essa era uma das “dores” de quem faz a produção de conteúdo web.
  • Lightworks: esse editor de vídeo é fácil de usar. Por falar nisso, lembre-se que os vídeos fazem bastante sucesso, tanto nas mídias sociais, quanto nas aulas online.
  • BuzzSumo: para finalizar, essa dica vai ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca. Afinal, você obtém insights preciosos daqueles conteúdos que têm mais interação. 

Inbound marketing: 3 recursos infalíveis para atrair, engajar e encantar

Já demos um spoiler direto no título: atrair, engajar e encantar são os pilares do inbound marketing. Porém, isso definitivamente não é uma tarefa fácil. Logo, vale contar com o apoio das ferramentas de marketing digital grátis.

  • Semrush: planeje as palavras-chave para embasar a sua estratégia de conteúdo. E mais: confira quais são as keywords que os seus concorrentes estão usando.
  • Google Sites: crie páginas de captura para converter leads em clientes. Ou seja, você mesmo pode fazer a landing page, mesmo sem ser designer ou programador. 
  • Keyword Planner: use em paralelo ao Semrush para mapear as palavras-chave. E, com a integração do Google Ads, você ainda aprimora as campanhas de anúncios.

3 ferramentas de e-mail marketing e automação 

Dentre as ferramentas de marketing digital grátis, não podemos deixar de citar os recursos de automação. No fim das contas, essa estratégia libera a equipe de tarefas repetitivas, além de trazer ganhos em escala.

  • Mailchimp: na versão gratuita, é possível enviar e-mails para uma base de 2.000 contatos. Contudo, o ideal é encaminhar conteúdos adequados e no momento certo. Além disso, você tem à disposição o CRM para gerenciar o relacionamento com clientes. 
  • Gerador de títulos de e-mail: já pensou que dá pra automatizar até o assunto da mensagem? Se você está com bloqueio criativo, não deixe de usar essa ferramenta. E o melhor: você terá a chance de aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing.
  • Hubspot CRM: controle as interações de clientes automaticamente, seja via e-mail, redes sociais ou ligações. Por outro lado, essa gratuidade vale para empresas de pequeno e médio porte, ok?

Bônus: o potencial das ferramentas de automação de marketing grátis

Para exemplificar, preparamos um infográfico que demonstra esse grande potencial para gerar negócios. E isso também se aplica às matrículas dos cursos online. Portanto, vamos considerar um case da EAD Plataforma, contando com o software de automação da Lahar.

Quer conhecer mais algumas ferramentas gratuitas para impulsionar o seu negócio digital? Confira o vídeo abaixo:

Sites e blogs: 4 ferramentas de marketing digital grátis

Por fim, vamos fechar a lista com chave de ouro, trazendo os recursos que melhoram os sites e blogs.

  • Google Analytics: comece analisando a quantidade de visitantes do site e os dados demográficos. Depois, confira também a origem do tráfego, as páginas mais acessadas etc.
  • Hotjar: crie um mapa de calor (heatmap) para verificar o comportamento de quem acessa o site. Assim, fica mais fácil entender como acontece a experiência do usuário (UX).
  • Website Grader: analise os pontos que fazem a diferença no desempenho do site. Por exemplo: SEO (Search Engine Optimization), segurança e responsividade.
  • Google Optimize: aproveite o período de teste grátis para fazer o Teste A/B. Por sinal, ouça um podcast que explica como isso ajuda a otimizar a conversão. Ou seja, você pode turbinar a Conversion Rate Optimization (CRO).

Enfim, o que achou dessas ferramentas de marketing digital grátis? Em paralelo, aproveite para conferir outros conteúdos do blog ou ainda do canal do Youtube. Por aqui, nós acreditamos no poder transformador da união entre tecnologia e educação. E você? 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy