mailchimp é bom

Será que o Mailchimp é bom para captar e fidelizar clientes?

Chegou a hora de turbinar seus negócios, inovando na captação e fidelização dos clientes. Para isso, você pode estar se perguntando: será que o Mailchimp é bom para a minha empresa? Hoje, vamos te mostrar 7 prós e contras dessa plataforma para obter resultados no envio de e-mail marketing.

Afinal, o mercado tem uma ampla oferta de ferramentas para empreendedores. Porém, vale pensar em quais delas têm os melhores recursos para você. Por exemplo, um negócio na internet tem uma estratégia diferente de uma loja física, certo?  

Sendo assim, antes de saber se o Mailchimp é bom, que tal entender como ele funciona na prática? Para isso, confira um vídeo que fala sobre o envio de e-mails em massa, com o objetivo de se aproximar de contatos e leads.  

3 critérios para saber se o Mailchimp é bom para o negócio

Agora, vamos colocar na ponta do lápis 3 critérios que indicam se o Mailchimp é bom para a empresa. Mas, vale lembrar que você pode ampliar essa reflexão, considerando outros aspectos do seu negócio em particular, ok?

1. Verifique os recursos para saber se o Mailchimp é bom

As funcionalidades variam conforme o plano e o foco: marketing, comércio ou e-mail transacional. Enquanto os dois primeiros nomes falam por si, talvez você esteja em dúvida sobre o terceiro item. No caso, o e-mail transacional registra as ações tomadas, como o envio do recibo de matrícula no curso online.

Para exemplificar, listamos algumas funções do plano de marketing do Mailchimp, na versão free:

  • plataforma que agiliza o gerenciamento do relacionamento com clientes. Ou seja, um software CRM, que significa Customer Relationship Management;
  • criador de e-mails e de sites, com o domínio próprio do Mailchimp. Além disso, fica mais fácil elaborar os formulários e as landing pages
  • automação de 1 etapa, a fim de criar caminhos de compra personalizados. Assim, você se livra da tarefa de agendamento de e-mails.

2. Defina qual será a sua estratégia de conversão de leads

De acordo com a demanda da empresa, você pode traçar a estratégia de conversão de leads em clientes. Nesse sentido, o ideal é contar com a metodologia de Inbound Marketing, para atrair, engajar e encantar.

Mas, para fazer isso acontecer, você também precisa ter um banco de dados íntegro e atualizado. Logo, é importante refletir sobre essas questões:

  • como enviar conteúdo oportuno e relevante se não sabemos com quem estamos falando?
  • será que aquele grupo de e-mails realmente tem pessoas interessadas no produto ou serviço? 
  • quais são os dados que temos à disposição para embasar a tomada de decisões na empresa? 

Por fim, lembre-se de que a estratégia de conversão personaliza a experiência. Porém, existem outros fatores que devem ser levados em conta antes da conversão em si. A propósito, falaremos mais sobre isso no próximo item. Continue com a gente para conferir!

3. Inove nas ações de captação e fidelização de clientes

As iniciativas para captar e fidelizar clientes costumam andar lado a lado. Hoje em dia, não basta conquistar novos clientes, mas sim mantê-los satisfeitos. Em outras palavras, isso se traduz em resultados positivos para o crescimento da empresa, sabia?

Segundo a pesquisa da Texas Tech, 83% dos consumidores estão dispostos a indicar as suas marcas de confiança. Justamente por isso, muitas empresas têm investido no marketing de indicação

E aqui vão algumas maneiras de colocar em prática esse jogo de ganha-ganha: 

  • crie uma campanha de e-mail marketing baseada nas indicações de novos clientes. Já ouviu falar no modelo member-get-member? Nessa linha, você concede algum desconto ou benefício para quem está te indicando;
  • faça uma breve pesquisa por e-mail usando o NPS, que é a sigla para Net Promoter Score. Com isso, você terá uma visão ampla sobre quem são os promotores da marca. E, de quebra, também consegue visualizar os pontos de melhoria;
  • use templates do Mailchimp para agilizar essas campanhas de indicação. Assim, você ganha tempo na produção, principalmente se ainda não contratou um designer.

Até aqui, já deu pra ter uma ideia se o Mailchimp é bom para o seu negócio, não é mesmo? Então, se você quer confirmar uma hipótese, continue com a gente para conferir os prós e contras da plataforma. 

7 vantagens e desvantagens: descubra se o Mailchimp é bom

A seguir, fizemos uma lista de prós e compras para que você possa decidir se o Mailchimp é bom ou não. Por sinal, lembre-se de considerar as demandas da empresa e os recursos necessários para a sua estratégia.

5 vantagens do Mailchimp

  • Plataforma de marketing gratuita para quem tem até 2.000 contatos. Em paralelo, existem os planos pagos, que custam a partir de R$ 55,00 ao mês. 
  • Flexibilidade para enviar e-mails automáticos ou de forma separada, como parte de campanhas.
  • Assistente criativo para a criação de designs arrojados, contando com a inteligência artificial.
  • Integração API (Application-Programming Interface) com mais de 290 aplicativos. Aliás, alguns deles são: Zendesk, WordPress, Canva, Google Analytics, Monday.com e mais.
  • Disponibilidade do estúdio de conteúdo para gerenciar os ativos em uma única plataforma. Por exemplo, você cria designs com o Canva e depois aprimora com o Photoshop.  

2 desvantagens do Mailchimp

  • Quem opta pela versão premium tem um alto investimento: a partir de R$ 1,670 por mês. Contudo, isso também aumenta o alcance, já que estamos falando de 10.000 contatos.
  • É necessário gerenciar os envios com cautela para não ultrapassar o limite de contatos. Isso porque o Mailchimp cobra a quantidade excedente, de forma automática. E, se o pagamento não acontecer, a campanha pode ser interrompida.

E então, você chegou à conclusão se o Mailchimp é bom para a sua empresa (ou não)? Por falar nisso, separamos mais posts do Blog da EAD Plataforma sobre campanhas por e-mail. Afinal, queremos te ajudar a voar ainda mais alto nos negócios feitos no ambiente digital.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy