como iniciar um negócio na internet

3 ideias infalíveis: como iniciar um negócio na internet?

Quer faturar, mas ainda não sabe como iniciar um negócio na internet? Então, seus problemas acabaram! Neste post, você vai conhecer 3 ideias infalíveis para colocar o bloco na rua e, ainda, lucrar no mundo digital.

Por falar nisso, sabia que o e-commerce cresceu 75% e a perspectiva é de alta de 32%? Afinal, o que era tendência passou a ser uma necessidade, devido ao coronavírus. Isto é, as medidas de isolamento social abriram espaço para novos empreendimentos. 

Aliás, o “como iniciar um negócio na internet” não se resume às compras online, já que existem várias possibilidades. Por exemplo, o ensino a distância (EAD) é uma alternativa viável para manter o aprendizado. E isso vale tanto para aulas particulares, quanto para cursos interativos, inclusive no pós-pandemia. 

Afinal, como iniciar um negócio na internet?

De fato, é desafiador pensar em como iniciar um negócio na internet. Por outro lado, as tecnologias trazem oportunidades, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Isso sem falar em internet das coisas e muito mais.

Vantagens dos negócios no ambiente digital

Para descobrir como iniciar um negócio na internet, é importante entender as vantagens do modelo. A seguir, selecionamos os principais benefícios do mundo virtual:

  • Escalabilidade, ou seja, a chance de ter um negócio escalável. Em outras palavras, você multiplica o faturamento, sem aumentar as despesas na mesma proporção.
  • Renda passiva, que faz o dinheiro trabalhar por você. Aqui, você cria o infoproduto uma única vez e, depois, comercializa de maneira ilimitada. A propósito, esse é o caso de um minicurso online.
  • Custo-benefício: redução de custos em relação aos projetos que dependem de espaços físicos. Por exemplo, criar um e-book (livro digital) dispensa a necessidade de ter um estoque, certo? 
  • Tecnologias: já pensou em gravar uma aula EAD usando a câmera do celular? Claro que a qualidade não é a mesma do que um equipamento profissional. Mas, é possível, sim.
  • Base global de clientes: se você lançar um podcast, seu público não vai se limitar a quem está por perto. Aliás, a transmissão pode chegar até mesmo aos brasileiros que moram em outros países.
  • Feedbacks em tempo real: a interatividade é o segredo do sucesso. Por isso, é essencial criar canais de comunicação para interagir com sua audiência. E, se for o caso, ajustar a estratégia.

Como saber qual é o modelo de negócios ideal?

Pensando nisso, listamos algumas questões para você refletir:

  • Com que público-alvo você pretende conversar? Ou para quem quer vender?
  • Já pensou no seu propósito motivador, que é como os líderes inspiram ações?
  • Qual sua expertise ou afinidade que poderia ser de interesse de outras pessoas?
  • Que tipo de problemas você poderia ajudar a resolver? 
  • Como poderia facilitar a vida de alguém?
  • Você tem um capital inicial disponível para o início do projeto?
  • Por acaso, já pesquisou cases de sucesso no mercado em que pretende atuar? 
  • Conhece as estratégias de marketing digital ou marketing de indicação
  • Quais infoprodutos te chamam atenção, como consumidor e empreendedor?
  • Quais são os outros profissionais envolvidos no processo?
  • Seu plano de negócios foi desenhado? 
  • Pesquisou sobre o licenciamento de produtos digitais? E a legislação aplicável? 

Enfim, essas são apenas algumas questões a considerar. Mas, para facilitar, vamos prosseguir com outras ideias, que podem te ajudar a esclarecer essas perguntas, ok?

As 3 melhores ideias: como iniciar um negócio na internet?

Antes de saber como iniciar um negócio na internet, é fundamental escolher seu alvo, de forma certeira. Por isso, selecionamos 3 opções práticas para você:

1. Curso EAD

EAD é a sigla usada para definir ensino a distância (ou educação a distância). Para resumir, essa é uma metodologia que democratiza o acesso à aprendizagem, rompendo barreiras.

Com a plataforma de e-learning, os alunos têm acesso aos conteúdos 24 horas por dia. Sendo assim, fica mais fácil conciliar os estudos com as outras atividades.   

Para exemplificar, podemos citar o curso Mais Música Online, com de 7.000 alunos. Por sinal, alguns deles moram em outros países, como Estados Unidos, Japão e até mesmo Suíça.

2. E-commerce

Criar uma loja virtual é o “sonho de consumo” de muitos empreendedores. E as tecnologias estão aí para trazer mais escalabilidade aos negócios. Por exemplo, a inteligência artificial pode facilitar as compras, por meio de chatbots. 

Nessa perspectiva, a internet das coisas também é um fator que ajuda a aumentar as vendas. Por exemplo, isso pode ser feito com um software de automação de marketing, como o da Lahar.

Para tal, confira as possibilidades nesse infográfico, conforme o exemplo de um curso online.

3. Treinamento corporativo online

Por fim, chegamos à última dica de como iniciar um negócio na internet. Nesse caso, digamos que você é especializado em pedagogia empresarial. Portanto, já pensou em oferecer um ação formativa em realidade virtual? Ou mesmo outro tipo de treinamento corporativo online?

A Perbras, por exemplo, tem tido ótimos resultados com as soluções de EAD para empresas. Em paralelo, outras companhias têm criado suas próprias universidades corporativas. Consequentemente, há muitas oportunidades no mercado!

Enfim, agora que você sabe como iniciar um negócio na internet, já pensou no seu alvo? Seja qual for o escolhido, conte com o apoio da EAD Plataforma para acertar na mosca. Para isso, aproveite o nosso teste grátis por 7 dias.

Além disso, te convidamos a conhecer os recursos exclusivos, bem como os posts do Blog:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy