O que é pedagogia empresarial

Segredo do suce$$o: o que é pedagogia empresarial e como lucrar?

Que colaborador não quer ser o protagonista da própria carreira? Pensando nisso, preparamos sobre o que é pedagogia empresarial e o principal: como engajar o público interno, investindo no capital humano, para assegurar o crescimento sustentado dos negócios.

Afinal, não é por acaso que 75% das empresas relatam que demora muito mais para encontrar um talento profissional, em relação ao período que leva para treiná-lo efetivamente.

Isso porque a educação corporativa amplia consideravelmente a satisfação do quadro funcional e, ao mesmo tempo, reduz a rotatividade, em especial diante de um cenário em que 93% dos jovens mudam de emprego em curto prazo.

Por sinal, em se tratando da geração Millennials, que representa boa parte dos trabalhadores ativos, as oportunidades de crescimento e os programas de desenvolvimento são pontos favoráveis para que eles mantenham seus contratos de trabalho.

Logo, as instituições que investem na educação continuada, diversificando as frentes de aprendizado com o b-learning (ensino híbrido), têm índices elevados de retenção e atração de talentos e, consequentemente, alavancam os resultados.

Conforme a Association for Talent Development, pode-se potencializar a produtividade em 218% ao promover treinamentos customizados, equilibrando assim as demandas do negócio com os anseios dos funcionários.

Nesse sentido, Ana Carolina Casimiro e Fabiana Gonçalves dialogam sobre o que é pedagogia empresarial na live do canal Pedagogia em ação, destacando que “a educação não acontece só na escola, pois está em todos os lugares”, o que abre um vasto campo de atuação profissional.

Na ocasião, as pedagogas abordam as perspectivas e as boas práticas para quem pretende atuar como pedagogo no contexto organizacional, geralmente vinculado à área de Gestão de Pessoas.

Afinal de contas, o que é pedagogia empresarial?

Basicamente, “o que é pedagogia empresarial” refere-se a formar as pessoas para que elas possam cumprir os objetivos estratégicos das empresas, ou seja, estando alinhadas com a filosofia e o propósito organizacional.

Em outras palavras, trata-se da capacitação, da formação, da atualização e ainda da reciclagem da força de trabalho, com foco em aprimorar as habilidades e as competências socioemocionais dos funcionários, mediante a orientação técnica e ética.

Com planos de ação embasados nas necessidades específicas de cada instituição, tais iniciativas são voltadas para os processos contínuos de aprendizado, visando acompanhar uma sociedade em constante evolução.

Aliás, as mudanças expressivas que estamos vivenciando se relacionam com o mundo “VUCA”. Essa sigla em inglês representa os conceitos de: volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).

Portanto, é vital assimilar os novos paradigmas modernos para enfatizar a relevância das práticas pedagógicas perante a alta direção, desmistificando a ideia de que essa é mais uma despesa, quando, na realidade, é um investimento.

Por falar nisso, no vídeo a seguir, a pedagoga Daiane Grassi esclarece uma questão que costuma ser comum: “Pedagogia pra quê?”. Na oportunidade, ela ainda ressalta a importância do uso das tecnologias no âmbito educacional.  

5 vantagens de implementar a pedagogia empresarial

Para entender mais sobre o que é pedagogia empresarial, listamos as principais vantagens de dedicar esforços colaborativos em prol do desenvolvimento pessoal e profissional do público interno

  1. Aprimora a capacitação contínua dos funcionários. A educação continuada em formato EAD garante mais competitividade no mercado, bem como gera saving devido ao excelente custo-benefício;  
  2. Atua de forma eficaz nos processos de recrutamento e seleção de futuros colaboradores. Permite avaliar as hard skills e as soft skills que correspondem plenamente aos perfis das vagas;
  3. Possibilita o enquadramento na política de cargos e salários. Pode-se identificar profissionais que não deveriam estar em certos setores, pois têm potencial para produzir muito mais em outras áreas;
  4. Aumenta os índices de satisfação e produtividade. Reduz o turnover, o absenteísmo e a síndrome de burnout, que é a chamada doença do esgotamento profissional;
  5. Contribui para a melhoria do clima organizacional, sensibilizando a força de trabalho sobre os valores institucionais. Com isso, oportunizam efetivas mudanças comportamentais, a exemplo do fomento ao espírito de equipe.

Imersão: o que é pedagogia empresarial na prática?

Agora que já mencionamos as linhas gerais do que é pedagogia empresarial, é chegada a hora da mão na massa. E, com flexibilidade do ensino a distância, tais práticas não comprometem o tempo, nem o espaço, na atividade laboral.

Isto é, os colaboradores podem trabalhar normalmente em seus horários de expediente e ainda participar das ações formativas em horários mais flexíveis, conforme sua própria disponibilidade. 

Aqui vão algumas opções dentre o amplo rol de conteúdos digitais:

  • Cursos online, com a possibilidade de realizar transmissões ao vivo nas redes sociais;
  • Webinars e webconferências, com chat integrado para interação em tempo real; 
  • Microlearning, no caso dos cursos de curta duração, com ênfase em conteúdos pontuais;
  • Gamificação, para gerar mais engajamento dos diversos públicos de interesse;
  • Mobile learning, apostando na responsividade, para acesso via dispositivos móveis;
  • Videoaulas criativas, podendo ter uma certa dose de humor para “quebrar o gelo” nos temas polêmicos;
  • E muito mais!

10 exemplos de pedagogia empresarial

Vamos aos dez exemplos de quem já está apostando no poder da pedagogia empresarial para revolucionar o mundo dos negócios:

  1. Academia Santander (Santander)
  2. Campus K-C (Kimberly-Clark)
  3. Caterpillar University (Caterpillar)
  4. Educação Corporativa Elektro com Faculdade de Sustentabilidade (Elektro)
  5. Faculdade Unimed (Unimed)
  6. Hamburger University (McDonalds)
  7. UniBB (Banco do Brasil)
  8. Universidade Ambev (Ambev)
  9. Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad)
  10. Universidade Corporativa Sebrae (Sebrae)

Por fim, esperamos que nosso post tenha esclarecido o que é pedagogia empresarial e como alavancar os resultados da empresa, ao investir no público interno.

E, se quiser saber mais sobre como fazer treinamentos corporativos via EAD, não perca mais tempo: fale com os consultores da EAD Plataforma e teste grátis por 7 dias

A propósito, aproveite para conferir outros conteúdos em nosso Blog, como forma de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dentro e fora das empresas:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy