como criar a página de captura

Como criar a página de captura de leads? 5 táticas infalíveis

Você já se perguntou: como criar uma página de captura eficiente e atrativa? Se a sua ideia é turbinar a conversão de leads em clientes, você chegou ao lugar certo. Hoje, vamos te mostrar 5 táticas infalíveis para agregar valor ao conteúdo e, com isso, vender mais.

Mas, antes disso, é importante traçar uma estratégia de conversão desses leads em clientes. Por exemplo, digamos que você tem um curso online de inglês ou automaquiagem. E, para fechar novas matrículas, uma boa pedida é montar uma landing page arrasadora.  

A propósito, aqui vai uma dica de ouro: quer saber como criar uma página de captura gratuitamente? Por meio do Google Sites, você pode colocar o bloco na rua e, depois, otimizar essa landing page. Para isso, confira um tutorial feito pela Escola de Negócios Digitais.

5 táticas para descobrir como criar a página de captura de leads

A seguir, listamos 5 táticas infalíveis para que você descubra como criar uma página de captura. Por sinal, isso te ajuda a alavancar o marketing digital, seja para dar aula online, vender e-books e daí em diante.

1. Monte uma estratégia de conversão

Existem muitas maneiras de converter leads em vendas. Mas, em geral, elas estão relacionadas a essas 4 etapas:

  • gerar consciência: atrair o prospect para uma oferta, trazendo respostas para o que ele busca. Dessa maneira, você agrega valor àquilo que está sendo oferecido;
  • determinar o ponto final: pense em qual é a ação mais importante que o prospect deve realizar. Se a meta é vender e-books, os esforços serão focados nisso; 
  • traçar o caminho de conversão: você definiu os pontos de partida e chegada, certo? Depois disso, fica mais fácil propiciar uma experiência integrada e fluída; 
  • analisar o desempenho: teste se o caminho de conversão está funcionando. Em alguns casos, vale reforçar o fator “urgência” para ofertas com prazo determinado. E, em outras situações, o ideal é reduzir as distrações que impedem uma conversão.

Em paralelo, é muito importante levar em conta:  

  • buyer personas: são representações semi fictícias do seu cliente ideal. Para exemplificar, uma das personas do mercado de pets pode ser um #catlover. Pensando nisso, você pode traçar um perfil para conversar melhor com o prospect;   
  • jornada do comprador: lembre-se das etapas de conhecimento, consideração e decisão. Enquanto algumas pessoas buscam entender melhor um problema, outras já estão preparadas para conhecer a sua solução; 
  • auditoria de conteúdo: verifique os materiais que já foram produzidos. Assim, você tem insights de como criar a página de captura para ajudar uma certa persona. Ou seja, um #catlover pode se interessar por um e-book ou curso de reiki para animais.    
  • metas SMART: seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Já em inglês, a sigla de traduz como: specific, measurable, attainable, relevant e time based. 

2. Invista no inbound marketing

A metodologia de inbound marketing gira em torno de 3 pilares: atrair, engajar e encantar. Logo, a proposta é criar relacionamentos individualizados para se conectar com clientes em potencial. Para isso, a oferta de conteúdo deve ser oportuna, contextualizada e alinhada com os interesses da persona. 

3. Crie conteúdos arrasadores

Por falar em conteúdo, esse é o segredo para guiar um prospect até a conversão. Portanto, você precisa criar materiais que acompanhem toda a jornada do comprador. Por exemplo, alguém que está na etapa do conhecimento pode se interessar por conteúdos educativos. 

Tendo isso em mente, você pode selecionar os elementos que estarão na landing page, tais como:

  • foco em uma oferta relevante para cada persona;
  • título chamativo, que abra caminho para uma ação;
  • fácil acesso às informações que são mais importantes;
  • escrita criativa que leva a uma call-to-action (CTA); 
  • hiperlinks para conteúdos que reforçam a proposta;
  • botões chamativos e que contém verbos de ação; 
  • formulários amigáveis e, ao mesmo tempo, simples;
  • temas visualmente agradáveis e, ainda, organizados;
  • vários conteúdos digitais: vídeos, infográficos e mais;
  • provas sociais com depoimentos de quem já é cliente.

4. Aposte no design thinking

Com o design thinking, você amplia horizontes para inovar e, assim, converter ainda mais. Então, pense nesses aspectos ao montar a landing page:

  • imersão: do que a sua persona realmente precisa hoje em dia? 
  • análise: qual é a raiz do problema que a persona está enfrentando?
  • ideação: quais são as soluções mais criativas para resolver essas questões? 
  • prototipagem: como colocar isso em prática e atender às demandas da persona?

5. Fique de olho no desempenho

As métricas são a chave para quem quer saber como criar uma página de captura eficiente. No fim das contas, os indicadores de desempenho te mostram se a estratégia está dando certo. Ou, talvez, seja necessário ajustar o leme para otimizar o processo de conversão.

Por falar nisso, algumas métricas são:

  • CRO: aqui, estamos falando da otimização da taxa de conversão ou conversion rate optimization. Isto é, quantos visitantes do site realizaram a ação que você planejou?
  • CAC: você sabe qual é o seu custo de aquisição de clientes? Nesse ponto, basta dividir o investimento feito em marketing e vendas pelo total de novos clientes.
  • ROI: esse é o famoso retorno sobre o investimento ou return on investment. E, para facilitar, você pode usar a seguinte fórmula:

[(ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100 = ROI

3 exemplos: como criar a página de captura do curso online?

Para saber como criar uma página de captura de leads e contatos, nada melhor do que ver alguns exemplos. Nessa linha, inspire-se com 3 cases que estão entre os mais de 600 clientes da EAD Plataforma.

1. Heber Simeoni: cursos online de edição audiovisual

Confira a landing page do curso Photoshop Business, do professor Heber Simeoni:

2. Nith treinamentos: educação corporativa online

Outra landing page interessante é a do curso Como Aplicar a LGPD no DP e RH, da Nith Treinamentos:

3. Pedro Aquino FX: cursos online de motion design

Por fim, veja a landing page do curso Keyframe Academy, do Pedro Aquino FX:

Agora que você sabe como criar uma página de captura, comece a criar a sua landing page agora mesmo! Para isso, aproveite para consultar mais posts do nosso Blog, assim como os vídeos do Youtube.

Até a próxima! 😉

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy