como-captar-alunos-cursos-ingles

Como captar alunos para um curso de inglês? Estratégias para atingir o seu target!

De acordo com a pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população brasileira fala inglês. Se este é o seu segmento de atuação, saiba: entender como captar alunos para um curso de inglês pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. 

Ao longo do artigo de hoje, daremos 7 dicas infalíveis para encontrar seu público-alvo e conectá-lo com a sua instituição de ensino. Quer saber quais são elas? 

Continue a leitura! 

Como captar alunos para um curso de inglês? 7 dicas efetivas

Aqui vão 7 dicas práticas e efetivas que te ajudarão a entender como captar alunos para um curso de inglês. Lembre-se de que toda estratégia deve ser testada e avaliada, levando em consideração as particularidades de cada escola de idiomas e curso oferecido. 

1.Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para entender como captar alunos para um curso de inglês é determinar o público-alvo do conteúdo. 

Este entendimento é fundamental para direcionar todas as outras estratégias de captação. Isso porque o estudo de público-alvo permite que o negócio descubra: 

  • hábitos do consumidor;
  • perfil dos alunos
  • principais canais de contato utilizados; 
  • necessidades e demandas do público;
  • dificuldades e ambições dos potenciais alunos;
  • etc. 

Quer entender um pouco mais sobre a definição do público-alvo de um negócio? Veja o vídeo abaixo! 

2. Participe de eventos

A melhor forma de entender como captar alunos para uma escola de idiomas ou curso de inglês é: “dando as caras”! Se estivermos falando sobre uma instituição presencial, que oferece aulas no formato convencional para os alunos, frequentar espaços de acesso aos públicos de interesse é fundamental.

Se, em contrapartida, a instituição for digital e as aulas de inglês forem online, a máxima permanece, mas o formato muda: eventos online, como fóruns e webinars são boas pedidas para alcançar os objetivos do negócio. 

3. Construa uma presença digital

E por falar em mercado digital….esta é uma ferramenta válida — e de suma importância — para negócios presenciais ou digitais. Afinal de contas, mais de ¾ da população brasileira está na internet e tem acesso às redes sociais. 

Invista em marketing digital e crie uma presença marcante nas redes sociais. Há inúmeras possibilidades surgindo e ganhando espaço a cada momento, e todas elas representam oportunidades de alcançar o público-alvo de uma forma inovadora. 

Pense, por exemplo, em criar um perfil no Tik Tok para a instituição, ou se comunicar via Twitter caso seu público de interesse seja mais jovem.   

4. Crie um site 

Ter um site institucional é recomendado para professores particulares ou empresas. Mas não basta fazer um investimento mediano: o website é o cartão de visitas do seu negócio, e as estatísticas podem provar isso. 

De acordo com esta pesquisa. da Taylor and Francis, demora cerca de 50 milissegundos (0,05 segundos) para os usuários formarem uma opinião sobre o seu site que determina se eles gostam ou não do seu site, se eles vão ficar ou sair.

5. Divulgue conteúdos valiosos

Ter um site de alta qualidade é um passo importante para entender como captar alunos para um curso de inglês. Mas, mais uma vez, isso não é tudo. 

É preciso alimentá-lo com informações valiosas, desde conteúdos em um blog até as informações disponíveis nas abas da página. 

Além disso, todos os canais de contato com o público precisam ser capazes de informar sobre o negócio e de mostrar como a escolha do curso agrega valor à experiência dos alunos. 

Quer uma dica para produzir conteúdos valiosos para o público? Leia nosso artigo com 10 técnicas infalíveis de copywriting

6. Engaje seu público

Para entender, na prática, como captar alunos para curso de inglês, lembre-se da palavra engajamento. Ela é uma das chaves para criar um bom relacionamento com seus potenciais clientes e fazer com que seu conteúdo digital chegue cada vez mais longe. 

O engajamento do público é estimulado por meio de promoções, enquetes, comentários, marcações e solicitações de feedbacks públicos a ex-alunos. 

7. Aposte em marketing de influência

Utilize a rede de contatos construída nas redes sociais e durante a realização das aulas para estruturar seu marketing de influência. 

De acordo com o portal Airfluences, 91% dos millennials confiam nas avaliações online tanto quanto nos amigos e na família. Isso significa que construir uma rede de compartilhamento de informações positivas sobre seu curso pode contribuir para atrair e captar mais alunos para a empresa. Essa rede pode ser alimentada por:

  • parcerias com influenciadores e figuras de credibilidade no segmento;
  • página de comentários com ênfase nos comentários positivos;
  • avaliações públicas sobre o serviço oferecido.

Quer captar alunos para a sua escola de idiomas? Crie um curso INCRÍVEL! 

Agora você já sabe como captar alunos para o seu curso de inglês a partir de técnicas de marketing. Entretanto, não podemos deixar de destacar que o principal argumento de vendas do seu curso é o próprio curso.

Afinal, avaliações ruins e experiências insatisfatórias se espalham como pólvora, e são ingredientes mais do que certeiros para minar o interesse de potenciais alunos em seu conteúdo. 

Sendo assim, aposte em produção de conteúdo, explore diferentes tipos de conteúdos digitais e, se for utilizar a metodologia EAD, contrate uma excelente plataforma e-learning! 

A EAD Plataforma é referência no segmento. Nosso ambiente virtual de aprendizagem é didático e permite aos alunos uma navegação fluida e integrada. Para os professores, um sistema de gestão completo para acompanhar de perto o aproveitamento da turma. 

E tem mais! Você pode experimentar as funcionalidades da nossa plataforma preenchendo este formulário. Ele te dá direito a um teste gratuito de 7 dias!

Fabio Godoy