dicas-para-dar-aula-online

Dicas para dar aula online: caminhos indispensáveis para se dar bem no negócio!

Em busca de dicas para dar aula online infalíveis? Chegou ao lugar certo!

Aqui, nós reconhecemos o potencial do mercado EAD e, neste artigo, damos 7 dicas imperdíveis para te ajudar a organizar seu ambiente de trabalho, estipular horários de aula, produzir conteúdo e gerenciar o seu negócio digital! 

Boa leitura!  

O que você precisa saber ANTES de começar a dar aulas online: desafios e oportunidades do setor

Ter em mãos as melhores dicas para dar aula online é um começo excelente para quem busca se estabelecer neste promissor setor. Mas nós, da EAD Plataforma, achamos que antes de colocar a mão na massa, é importante ressaltar alguns dos pontos que tornam este mercado tão desafiador.

Assim, você, empreendedor digital, tutor EAD ou professor disposto a dar aulas online, terá em mãos todo o conhecimento necessário para driblar adversidades e aproveitar oportunidades! 

O setor EAD só cresce no Brasil e no mundo

O mercado de Educação a Distância passa por uma considerável expansão há alguns anos. Esta pesquisa, do INEP, mostra que, entre 2009 e 2019, as matrículas em graduações a distância cresceram 379% — um índice impressionante, especialmente se considerarmos que, em 2019, ainda não havia nenhum tipo de orientação em favor do distanciamento social, como ocorreu em 2020 com a pandemia do novo coronavírus.

Para fins de comparação, considere que, neste mesmo período, a educação presencial passou por um crescimento de 17,8%. 

Com a pandemia e a imposição de uma nova realidade, pautada em interações virtuais e tarefas realizadas a distância, a EAD sofreu um novo boom. Não à toa, de acordo com o CENSO Abed 2019/2020, 29% das Instituições de Ensino Superior (IES) planejam abrir novos cursos de pós-graduação lato sensu a distância. A tendência também é de crescimento para o ensino médio, a graduação, tecnólogo em nível superior e pós-graduação stricto sensu

Entretanto, ainda há alguns desafios a superar

Embora seja um mercado em franco crescimento, profissionais que buscam dicas para dar aula online precisam estar atentos aos desafios do setor; Aqui, falamos sobre desafios sociais e comportamentais atrelados ao processo educacional a distância — além de algumas dicas para superá-los. 

Acessibilidade

A dificuldade de acesso à internet é uma realidade para cerca de 25% da população brasileira. 

Se olharmos os dados por região do país, perceberemos um déficit ainda maior: na região Norte, ao longo da pandemia, 40% dos alunos do ensino fundamental e quase metade do médio ficaram sem acesso aos conteúdos das aulas por falta de acesso à rede mundial de computadores. 

Dessa forma, se você busca dicas para dar aula online mas ainda não definiu seu nicho de atuação e perfil de aluno alcançado, é hora de refletir com atenção: seu público-alvo tem acesso facilitado à internet? Será possível estabelecer uma rotina de aprendizado com todos os alunos atendidos? 

Falta de concentração dos alunos

Driblar a falta de concentração dos alunos em aulas online é um verdadeiro desafio. Afinal, estamos falando sobre uma plataforma que estimula e aguça a curiosidade de seus usuários o tempo todo. 

Pesquisas mostram que, na internet, o tempo de concentração do ser humano é de apenas 8 segundos: menor do que o de um peixinho dourado, que consegue se ater a um foco por 9 segundos. 

Diante de um desafio tão grande, a saída é apostar em tipos de conteúdos digitais interativos e variados, e estimular a participação dos alunos ao longo de todo o percurso educacional. Nada de aulas longas e maçantes: é preciso inovar! 

Inexperiência dos tutores/professores

Por fim, é preciso falar sobre a inexperiência dos tutores e professores com a modalidade online de ensino. Afinal, não basta dar dicas para dar aula online, é preciso atentar os profissionais sobre os possíveis desafios em seu caminho! 

Se você não tem experiência com o mercado digital, é preciso estudar para conhecer as particularidades do segmento. Aulas online demandam o uso de gatilhos de atenção e participação com frequência, e não podem replicar pura e simplesmente o modelo utilizado nas aulas presenciais. 

Além disso, bons tutores EAD têm alguma familiaridade com a tecnologia, já que precisam saber operar sistemas e plataformas para garantir a fluidez da rota de aprendizado desenhada. 

Dicas para dar aula online: produtividade, organização e tecnologia 

Agora sim, você está por dentro dos principais desafios da EAD e conhece os caminhos para superá-los. Dessa forma, podemos partir para o próximo tópico: dicas para dar aula online! 

Na lista abaixo, você confere dicas relacionadas a produtividade e organização, produção de conteúdo EAD e uso da tecnologia. 

1. Organize seu espaço de trabalho

Nossa primeira dica para dar aula online é: tenha um espaço de trabalho organizado e delimitado. 

Muitas vezes, o professor EAD dá aula em sua casa. Por isso, é tão importante que o local de trabalho seja bem definido: para evitar interrupções desgastantes e, sobretudo, para garantir o distanciamento entre a vida profissional e pessoal do tutor. 

Nesse sentido, nossas dicas são: 

  • se possível, tenha um cômodo reservado para a prática das aulas;
  • mantenha a porta fechada durante as aulas e após o horário de trabalho;
  • deixe ao alcance das mãos tudo aquilo que é imprescindível para a aula do dia; 
  • ao sair de uma aula e entrar em outra, reserve um tempo para organizar o ambiente ao seu redor. 

2. Delimite o horário de trabalho

Outra importante dica para dar aula online diz respeito ao horário de trabalho. De acordo com esta pesquisa, realizada pelo Sindicato dos Professores de Rio Preto, 8 em cada 10 professores dizem que trabalharam mais ao longo da pandemia. 

Um dos caminhos para evitar o excesso de trabalho, que também é uma de nossas dicas para dar aula online, é delimitar um horário de trabalho e respeitar com rigor as horas de folga e lazer. 

Aproveite os benefícios da aula online para realizar tarefas pessoais nos intervalos e, de quebra, zelar por sua saúde mental. 

3. Faça um bom plano de aulas

O plano de aula é uma espécie de guia do trabalho educacional realizado. É importante que todas as aulas, sejam elas presenciais ou a distância, tenham um planejamento próprio e detalhado com indicativos dos caminhos trilhados naquela rota de aprendizagem

Dessa forma, tutor e aluno caminham em paralelo ao longo do processo, conscientes do caminho que precisam percorrer e do objetivo que devem buscar. 

4. Produza conteúdo de qualidade

A elaboração do conteúdo EAD de qualidade é uma das principais dicas para dar aula online. Como pontuamos no capítulo anterior, não basta simplesmente transpor o formato das aulas presenciais para o ambiente digital. 

É preciso ir além e compreender que o ambiente virtual tem particularidades e demandas próprias: driblar a desatenção dos alunos, explorar os recursos oferecidos online, fornecer um material didático dinâmico e disponível para consulta e por aí vai. 

Algumas dicas para dar aula online e produzir conteúdo de qualidade:

  • utilize bons equipamentos para gravar vídeos;
  • faça pesquisas na rede, mas produza conteúdo autoral;
  • explore tendências (como memes, “threads” etc);
  • utilize linguagem clara e objetiva. 

5. Mantenha canais de contato abertos com os alunos

Um dos principais gargalos percebidos por professores e alunos no esquema de aulas online é a falta de “olho no olho”, ou a facilidade de comunicação entre as partes. De fato, para ocorra com fluidez, é essencial que o processo educacional proporcione ferramentas simples e acessíveis de interação entre os atores envolvidos. 

Felizmente, existem inúmeras ferramentas de interação EAD disponíveis no mercado, algumas delas, inclusive, atreladas à própria plataforma de ensino. 

Leia mais sobre ferramentas de interação na EAD e encontre aquelas que se conectam com o seu método de trabalho! 

6. Assegure uma boa conexão à internet

Como falar sobre dicas para dar aula online sem pontuar aspectos técnicos e tecnológicos? Impossível! Por isso mesmo, nossa dica número 6 diz respeito à conectividade à internet.

Assegure-se de você esteja operando em uma conexão estável, para que não haja a possibilidade de quedas ou interrupções de raciocínio ao longo das aulas. 

Uma boa dica é testar a qualidade da internet antes das aulas online utilizando ferramentas como Simet ou Minha Conexão

7. Capriche na plataforma e-learning utilizada

Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre a sua plataforma EAD! Esta é a ferramenta fundamental para tutores EAD e professores que desejam organizar e integrar todos os processos relacionados às aulas online: da prospecção à gestão de pagamentos. 

Uma boa plataforma EAD oferece um ambiente virtual de aprendizagem interativo e completo para alunos e tutores, além de funcionalidades extras, como: 

  • Planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • Painel administrativo para acompanhamento do desempenho dos professores, alunos e rendimentos; 
  • Plataforma comercial para venda dos cursos ao público final;
  • Ambiente de criação de provas e avaliações e geração de certificados; 
  • Plataforma de cadastro, matrículas e acompanhamento das inscrições de novos alunos; 
  • Biblioteca para armazenamento de material de estudo; 
  • Possibilidades de customização e personalização;
  • Geração automática de relatórios; 
  • Integração entre as funcionalidades.

Agora que você já tem acesso às melhores dicas para dar aula online, que tal conhecer a EAD Plataforma? Nossa solução é sucesso no mercado, ultrapassando a marca dos 3 milhões de usuários! 

Preencha o formulário para ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma gratuitamente por 7 dias ou agende uma demonstração personalizada para você! 

Fabio Godoy