dicas-para-dar-aula-online

Como dar aula on-line? Melhores dicas para criar conteúdos arrasadores

O mundo mudou e está cada vez mais conectado, com muitas ações que antes só eram feitas presencialmente mudando para o mundo digital, como os cursos. E esse processo trouxe a tiracolo a seguinte dúvida: como dar aula on-line, afinal? 

Até porque o trabalho não consiste em apenas sentar em frente a uma câmera e começar a falar. É preciso preparar os conteúdos, organizar os horários, editar e subir os materiais para a plataforma para dar aula on-line. Enfim, bastante coisa. 

E foi para ajudar você a encontrar paz no meio de tanta correria, que preparamos este artigo. Nele, trouxemos 8 dicas práticas para arrasar nesse trabalho e conquistar de vez seus alunos. Confira!

O mercado de educação a distância cresce a cada dia

Aprender como dar aula on-line é um passo essencial para qualquer pessoa que deseja se estabelecer no segmento de educação a distância. Mas nós, da EAD Plataforma, achamos que antes de colocar a mão na massa, é importante ressaltar alguns dos pontos que tornam este mercado tão desafiador.

Assim, você, empreendedor digital, tutor EAD ou criador de conteúdo disposto a dar aulas on-line, terá em mãos todo o conhecimento necessário para driblar adversidades e aproveitar oportunidades. 

A propósito, o mercado de Educação a Distância passa por uma considerável expansão há alguns anos e os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comprovam isso. 

O levantamento feito pelo órgão mostrou que o número de estudantes matriculados em cursos a distância cresceu quase 500% em uma década. 

E a tendência é que o setor continue expandindo em 2023. Outra pesquisa, realizada pela Sagah, prevê que o segmento corresponda a mais de 50% dos cursos superiores do Brasil. Portanto, é o momento certo para investir nele.

Entretanto, ainda há alguns desafios a superar

Embora seja um mercado em franco crescimento, profissionais que buscam dicas de como dar aula on-line precisam estar atentos aos desafios do setor, como a dificuldade de acesso à internet, que é uma realidade para cerca de 36 milhões de brasileiros, segundo um levantamento feito pela TIC Domicílios.  

Driblar a falta de concentração dos alunos em aulas on-line é outro verdadeiro desafio. Afinal, estamos falando sobre uma plataforma que estimula e aguça a curiosidade dos usuários o tempo todo. 

Por falar nisso, pesquisas mostram que, na internet, o tempo de concentração do ser humano é de apenas 8 segundos: menor do que o de um peixinho dourado, que consegue se ater a um foco por 9 segundos. 

Diante de um desafio tão grande, a saída é apostar em tipos de conteúdos digitais interativos e variados para prender a atenção dos alunos e não criar conteúdos longos e maçantes.

Como dar aula on-line? 8 dicas de ouro 

Agora, sim, você está por dentro dos principais desafios da EAD e conhece os caminhos para superá-los. Dessa forma, podemos partir para o próximo tópico: como dar e montar aulas on-line.

Na lista abaixo, você confere dicas relacionadas a produtividade e organização, produção de conteúdo EAD e uso da tecnologia. 

1. Organize seu espaço de trabalho

Nossa primeira dica para dar aula on-line é: tenha um espaço de trabalho organizado e delimitado. Até porque é comum que empreendedores e infoprodutores gravem as aulas em casa. 

Por isso, é tão importante que o local de trabalho seja bem definido: para evitar interrupções desgastantes e, sobretudo, para garantir o distanciamento entre a vida profissional e pessoal. 

Nesse sentido, nossas dicas são: 

  • se possível, tenha um cômodo reservado para a gravação das aulas;
  • mantenha a porta fechada;
  • deixe ao alcance das mãos tudo aquilo imprescindível a gravação; 
  • ao terminar de gravar, organize tudo para evitar acumular bagunça. 

2. Delimite o horário de trabalho

Outra dica importante de como dar aula on-line é estabelecer um horário para trabalhar. O ideal é agendar as gravações para momentos em que a casa esteja tranquila, para evitar interrupções. 

Além do mais, delimitar seus horários ajuda a manter a produtividade lá no alto e evita acumular trabalho para depois, já que ainda é preciso finalizar as aulas.

3. Faça um bom plano de aulas

O plano de aula é uma espécie de guia do trabalho educacional realizado. É importante que todas as aulas tenham um planejamento próprio e detalhado com indicativos dos caminhos trilhados naquela rota de aprendizagem

Dessa forma, tutor e aluno caminham em paralelo ao longo do processo, conscientes do caminho que precisam percorrer e do objetivo que devem buscar. 

4. Produza conteúdos de qualidade

A elaboração do conteúdo EAD de qualidade é uma das principais dicas de como montar aulas on-line.

É preciso compreender que o ambiente virtual tem particularidades e demandas próprias: driblar a desatenção dos alunos, explorar os recursos oferecidos on-line, fornecer um material didático dinâmico e disponível para consulta e por aí vai. 

Algumas dicas para dar aula on-line e produzir conteúdo de qualidade:

  • utilize bons equipamentos para gravar vídeos;
  • faça pesquisas na rede, mas produza conteúdo autoral;
  • explore tendências (como memes, “threads” etc);
  • utilize linguagem clara e objetiva. 

5. Mantenha canais de contato abertos com os alunos

Um dos principais gargalos percebidos por professores e alunos no esquema de aulas on-line é a falta de “olho no olho”, ou a facilidade de comunicação entre as partes. 

De fato, para ocorra com fluidez, é essencial que o processo educacional proporcione ferramentas simples e acessíveis de interação entre os atores envolvidos. 

Felizmente, existem inúmeras ferramentas de interação EAD disponíveis no mercado, algumas delas, inclusive, atreladas à própria plataforma de ensino. 

Leia mais sobre ferramentas de interação na EAD e encontre aquelas que se conectam com o seu método de trabalho! 

6. Assegure uma boa conexão à internet

Caso queira investir em aulas ao vivo, é imprescindível checar a qualidade da conexão com a internet para se assegurar que não haja quedas no meio do curso. 

Uma boa dica é testar a qualidade da internet antes das aulas on-line utilizando ferramentas como Simet ou Minha Conexão

7. Divulgue seu curso para captar alunos 

Não se esqueça de divulgar seu curso na internet. Afinal, as pessoas precisam saber que ele existe para ficarem interessadas em comprá-lo. 

Portanto, aposte em perfis nas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo postar o link em fóruns especializados para captar mais alunos.

Caso queira ver mais dicas, confira nosso artigo que ensina você a como divulgar um curso EAD com sucesso!

8. Capriche na plataforma e-learning utilizada

Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre a sua plataforma EAD! Esta é a ferramenta fundamental para produtores de conteúdo que desejam organizar e integrar todos os processos relacionados às aulas on-line: da prospecção à gestão de pagamentos. 

Uma boa plataforma para dar aula on-line oferece um ambiente virtual de aprendizagem interativo e completo para todos, além de funcionalidades extras, como: 

  • planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • painel administrativo para acompanhamento do desempenho dos professores, alunos e rendimentos; 
  • plataforma comercial para venda dos cursos ao público final;
  • ambiente de criação de provas e avaliações e geração de certificados; 
  • plataforma de cadastro, matrículas e acompanhamento das inscrições de novos alunos; 
  • biblioteca para armazenamento de material de estudo; 
  • possibilidades de customização e personalização;
  • geração automática de relatórios; 
  • integração entre as funcionalidades.

Agora que você já tem acesso às melhores dicas para dar aula on-line, que tal conhecer a EAD Plataforma? Nossa solução é sucesso no mercado, ultrapassando a marca dos 3 milhões de usuários! 

Aproveite porque você pode usar nossa plataforma gratuitamente e começar a criar seus cursos on-line a partir de hoje. Faça sua inscrição e confira!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy