Como trabalhar com infoprodutos? TUDO o que você precisa saber

Desenvolvimento, criação, produção, pós produção, divulgação, distribuição… São diversas as etapas que um produto digital passa para vir ao mundo, e todas elas são uma forma de como trabalhar com infoprodutos. 

Muitas vezes, ao se falar sobre como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos, logo pensando na criação de um produto do zero ou no marketing de afiliado, certo? 

Mas a verdade é que o mercado de produtos digitais pode ser muito mais amplo.

Quer ver um exemplo? Se você é um videomaker, pode encontrar na gravação ou edição de materiais audiovisuais para cursos online uma forma de como trabalhar com infoprodutos. 

Para quem possui muito conhecimento do mercado e habilidades, mas prefere trabalhar nos bastidores, a coprodução pode ser uma alternativa.  

Um ghostwriter para escrever um e-book? Pode ter certeza que há espaço também!

Portanto, se você quer começar a ganhar dinheiro com produtos digitais, chegou a hora de entender as mais diversas vertentes em que pode atuar. Preparado? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre esse assunto!

Como trabalhar com infoprodutos?

Como vimos acima, são muitas as etapas que todo produto digital, inegavelmente, precisará percorrer para sair de uma simples ideia e converter em venda. 

E, em todas elas, há inúmeras formas de como você pode trabalhar e ganhar dinheiro com infoprodutos.

Mas, para quem quer começar a atuar no mercado de alguma forma, existem três maneiras de fazer parte de um produto digital, sem ser, necessariamente, sendo o grande e único dono dele. 

Abaixo, veja quais são as principais maneiras de como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos.

Produção

Quando o assunto é como trabalhar com infoprodutos, a produção é a forma mais tradicional e o primeiro pensamento de todo mundo. 

Afinal, é só falar em produtos digitais para logo surgir uma pergunta sobre como criar um. 

Na prática, o produtor de um infoproduto é aquela pessoa que possui uma determinada habilidade ou conhecimento, e cria, do zero, um produto para comercializá-lo.

Nesse caso, ele passa por todas as etapas, indo desde o desenvolvimento à divulgação. Podendo, em alguns casos, terceirizar algumas demandas. 

Um produtor pode, por exemplo, pagar um revisor para conferir se está tudo ok com o seu e-book antes de hospedá-lo em uma plataforma. 

Contratar um editor de podcast para deixar o seu áudio da forma que preferir.

Ou até contar um gestor de tráfego para as campanhas de divulgação. 

No entanto, pode ser que o produtor não possa ou precise delegar nada e, assim, ele se torna o grande responsável por cada tarefa necessária para ter o seu infoproduto no ar. 

Coprodução

Já a coprodução, apesar de ser uma maneira muito promissora de como trabalhar com infoprodutos, ainda é pouco falada. Mas não tem segredo não!

Como o nome sugere, uma coprodução é uma produção feita por duas ou mais pessoas. 

Assim, todas aquelas etapas que o produto precisa passar já não fica nas mãos única e exclusiva do produtor, mas dividida da forma que for mais interessante para todos os envolvidos. 

Assim, os criadores do produto digital são responsáveis por seu desenvolvimento, criação e comercialização, e ambos possuem acesso a todas as informações sobre as vendas e processos. 

Essa é uma forma de como ganhar dinheiro com um infoproduto muito indicada para quem quer se inserir no mercado, mas sem ser necessário “aparecer” para isso. 

Em muitos casos, pode acontecer, inclusive, de um especialista em um determinado assunto, como um advogado, por exemplo, que não possui tanto conhecimento sobre o mercado digital ou não tem tempo para se dedicar aos processos necessários, procurar empresas de coprodução para lançá-los.

Assim, todos os envolvidos definem os valores respectivos para o trabalho de cada um, que pode ter um custo fixo ou ser uma porcentagem das vendas — ou até mesmo ambas as modalidades, a depender do combinado. 

Afiliação 

Eis uma das formas de como ganhar dinheiro com infoprodutos mais conhecida e buscada entre as pessoas que desejam entrar no mercado. 

Certamente você já se pegou pensando se o marketing de afiliados realmente é um bom negócio, provavelmente já foi impactado com algum anúncio falando sobre como essa pode ser uma alternativa para fazer muito dinheiro. 

Apesar dessa promessa de renda extra fácil, não se deixe enganar: trabalhar como afiliado de um produto digital pode ser muito trabalhoso sim. 

Afinal, você será o divulgador daquele produto, e deve desenvolver diariamente novas estratégias de venda para não ter seus ganhos estacionados. 

Na prática, um afiliado é a pessoa que irá promover o produto na internet, usando da sua audiência para fazer vendas e ganhar comissionamento por elas. 

Assim, ao se filiar a um infoproduto, a pessoa recebe um link exclusivo para trabalhar a divulgação e ter seus ganhos calculados sempre que uma pessoa comprar por meio dele.

Como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos? 15 ideias 

Agora que você já sabe as principais formas de atuar no universo dos produtos digitais, que tal ver algumas ideias criativas de como você pode trabalhar com infoproduto sem ser necessário criar ou divulgá-lo? 

Veja só algumas sugestões:

  1. redigir e-books e materiais ricos;
  2. escrever copies de venda;
  3. diagramar e-books, infográficos, etc;
  4. transcrever áudios e vídeos;
  5. legendar vídeos;
  6. gravar e editar vídeos;
  7. gravar e editar podcasts;
  8. criar o design de anúncios;
  9. criar identidade visual para infoprodutos;
  10. gerir tráfego pago;
  11. gerenciar rede social de especialistas;
  12. desenvolver sites;
  13. trabalhar SEO de blogs;
  14. alugar equipamentos de gravação;
  15. fazer a contabilidade de infoprodutores, entre outros!

A verdade é que o mercado digital, especialmente o de infoprodutos, só cresce, e as possibilidades para entrar no mercado e ganhar dinheiro estão cada vez mais vastas. 

Desde que você tenha uma habilidade, ou tenha tempo para se especializar e desenvolver, pode ter certeza que é possível conseguir uma renda online. 

Por isso, se você gostou desse conteúdo e ele lhe deu novas perspectivas e ideias para trabalhar com infoprodutos, confira também o vídeo muito completo da Hostinger Brasil com um apanhado geral de tudo que falamos, mais algumas dicas de como vender produto digital em 2021:

E agora que você já sabe como trabalhar com infoprodutos, certamente irá precisar de uma plataforma interessante para hospedar seus produtos digitais. Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma

Em nossa plataforma, você poderá acompanhar a evolução de seus alunos, criar fóruns para esclarecimento de dúvidas e até saber quando cada um acessou determinado conteúdo. 

E são muitas outras funcionalidades que podem te ajudar a trabalhar com infoprodutos com segurança e oferecer uma experiência de qualidade para seus alunos.

Quer experimentar? Faça um teste gratuito e veja como a nossa plataforma funciona na prática! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy