como criar um site para vender cursos

Como criar um site para vender cursos? 5 passos + 3 dicas extras!

Você já teve uma boa ideia para dar aulas online, definiu o preço do seu trabalho e agora está procurando informações para colocar seu negócio no ar? Então você está no lugar certo! Hoje traremos atalhos valiosos sobre como criar um site para vender cursos.

É verdade que, no decorrer dos últimos anos, estamos vivenciando uma grande migração dos negócios para o ambiente digital. Em 2020, a participação do comércio eletrônico cresceu, em apenas 6 meses, o equivalente a 6 anos antes da pandemia. É o que aponta um levantamento feito pela Fecomércio-SP

Além do mais, 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet (segundo a Abranet), o que favoreceu o boom nas vendas online! Só para você ter uma ideia, esse setor viu o faturamento aumentar mais de 100% em um ano – de acordo com o índice MCC-ENET.

É hora de aproveitar o cenário positivo! Então, sem mais delongas, confira 5 passos + 3 dicas extras sobre como criar um site para vender cursos.

Boa leitura!

Passo a passo para aprender como criar um site para vender cursos

Passo 1: contrate uma plataforma EAD

O jeito mais fácil de criar o seu site é contar com uma estrutura especializada de compra e venda de cursos. As plataformas EAD oferecem boa qualidade de gestão, desde a hospedagem de vídeos e a transmissão de lives até o controle financeiro de matrículas.

Com essa estrutura pronta, você lança o seu site como se fosse um e-commerce, com carrinho de compras, disponibilidade 24h e diversas formas de pagamento.

No mais, a plataforma EAD disponibiliza:

  • personalização do layout/design com a sua cara;
  • geração de certificados de conclusão de módulos;
  • automação de cobranças de mensalidades;
  • aplicação de provas com datas fixas ou flexíveis;
  • configuração de domínio próprio com certificado de segurança.

Por falar no domínio, é justamente disso que trata o próximo tópico. Confira!

Passo 2: configure o domínio do seu site

De modo geral, o domínio é o endereço que você usa para o seu site. É basicamente o nome do seu negócio, que será disponibilizado ao público em forma de link.

Algumas plataformas EAD já oferecem um subdomínio atrelado ao site, o que simplifica muito o processo! Mas você pode comprar um nome na internet e depois configurar o domínio manualmente.

Várias empresas fazem esse processo totalmente online, como o GoDaddy.com, o HostGator e o Registro.br. Quer saber como proceder? Assista a esse vídeo!

Passo 3: crie planos de assinatura

Agora que a parte estrutural do seu site já está praticamente pronta, você pode começar a pensar na gestão dos cursos. E um passo muito importante é criar os planos de assinatura – que compreendem a venda de vários conteúdos em um único pacote.

Esse vídeo explica absolutamente tudo sobre o assunto. Acompanhe!

Passo 4: cadastre os usuários e defina as permissões

Ok, depois de vender o curso para os primeiros clientes, você já conseguirá cadastrar os usuários – além de escolher as funções a que cada um deles terá acesso.

Isso pode ser feito de forma manual ou mesmo automatizada (quando o próprio aluno cria a conta e já começa a acessar as aulas).

As plataformas EAD fornecem um painel de controle bem completo, que permite a customização desses recursos. Esse vídeo mostra certinho como funciona:

Passo 5: suba os vídeos no site (ou crie aulas ao vivo)

O último passo de como criar um site para vender cursos é realmente disponibilizar o conteúdo para os alunos. Você pode gravar os vídeos e hospedá-los no site ou fazer lives – algumas plataformas oferecem essa funcionalidade inclusa!

Quer aprender de forma bem prática? Olha só:

Dicas extras: e depois de criar o site, o que fazer?

O trabalho não acaba aqui! Após seguir todos os passos e entender definitivamente como criar um site para vender cursos, é importantíssimo continuar adotando boas práticas para ter sucesso no negócio. Conheça nossas dicas!

1. Aposte em estratégias de divulgação

Certo, agora que você já tem seu site organizadinho e com tudo pronto para ir ao ar, é preciso vender o curso para mais gente. O bom é que a própria internet está recheada de possibilidades (muitas delas acessíveis financeiramente) para você anunciar os conteúdos.

Além de criar e alimentar suas redes sociais com postagens regulares (principalmente Instagram, Facebook e YouTube), você pode patrocinar alguns posts estratégicos – como os de promoções. 

Esse processo é bem simples e assertivo, já que as redes oferecem a segmentação de público (de acordo com idade, gênero, região geográfica e interesses) e permitem a gestão completa da verba.

Quer entender os detalhes? Veja estas orientações sobre o Gerenciador de Anúncios do Facebook!

2. Analise o desempenho do seu site

Agora, vamos combinar: de nada vale investir em divulgação se você não souber que resultados essa estratégia está trazendo. 

A boa notícia é que as plataformas EAD fornecem a Área de Marketing com o Google Analytics integrado – um recurso que faz você entender de qual lugar da internet as vendas estão chegando.

Como assim? Bom, se você patrocinou um post nas redes sociais e esse conteúdo gerou uma conversão (isto é, uma venda do seu curso), o Analytics mostra de qual mídia esse acesso veio (de uma postagem no Instagram, por exemplo). 

Ou seja, você consegue avaliar se os investimentos estão dando certo – ou se vale repensar algum ponto. Aprenda a configurar a Área de Marketing no seu site:

3. Monetize o seu curso de diversas formas

Sabia que, fora o site, existem outras possibilidades de você ganhar dinheiro com seus cursos? Sim! 

Por exemplo, você pode “alugar” espaços para propaganda no seu blog/site, para que as marcas anunciem ali. Para isso, é só criar uma conta no Google AdSense e seguir alguns requisitos básicos.

Já criamos uma matéria supercompleta desse assunto! Você pode ler aqui:

Outras estratégias de monetização para seus cursos são:

  • o YPP (Programa de Parcerias do YouTube), no qual outras empresas veiculam anúncios nos seus vídeos – e você ganha um valor a cada interação;
  • o marketing de afiliados, que é uma rede com parceiros (produtores de conteúdo, por exemplo) que divulgam os links uns dos outros. Assim, quando as pessoas clicarem nesses links, os envolvidos recebem uma comissão.

E aí, gostou deste conteúdo?

Agora que você entendeu como criar um site para vender cursos, que tal conhecer a EAD Plataforma? Como comentamos logo no início desta matéria, o sistema facilita bastante a sua gestão!

Você pode fazer um teste totalmente gratuito por 7 dias – e avaliar as funcionalidades bem de perto!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy