vender curso online

Vender curso online: onde, como + dicas da melhor plataforma

Já pensou em conseguir uma boa fonte de renda sem precisar sair do conforto da sua casa?

Com a venda de cursos online isso é perfeitamente possível.

Basicamente, você cria conteúdos nos quais você compartilha seus conhecimentos e experiências sobre determinado assunto com pessoas interessadas em aprender e a pagar um preço justo e acessível por suas aulas virtuais.

Quer saber mais sobre como vender curso online?

Então continue a leitura para entender quem pode vender cursos online, se precisa abrir CNPJ para isso e onde comercializar seus conteúdos.

Além disso, separamos 6 recomendações para que você possa arrasar nas suas vendas e fazer uma boa grana com os seus cursos:

  1. Escolha um nicho de mercado
  2. Conheça as características e necessidades do seu público-alvo
  3. Defina os formatos mais adequados para os conteúdos
  4. Capriche no copy
  5. Escolha uma boa plataforma
  6. Divulgue o seu curso nas redes sociais e crie um blog

Quem pode vender curso online?

Os cursos online são uma ótima alternativa para pessoas que querem desenvolver novas habilidades e aprimorar seus conhecimentos sobre determinados assuntos, mas que não tem muito tempo para frequentar aulas presenciais ou que estão com o orçamento muito apertado para fazer grandes investimentos em uma graduação ou pós-graduação, por exemplo.

Tendo isso em vista, qualquer pessoa pode elaborar e vender curso online. Esse é um modelo de negócio bastante acessível.

Basta que você tenha sólidos conhecimento sobre o assunto ao qual você quer se dedicar e saiba traduzir isso em um conteúdo dinâmico, de fácil compreensão e que agregue valor para seus alunos.

Leia mais: ​​Como vender cursos EAD? 4 dicas práticas para alavancar seus resultados

Precisa de CNPJ para vender curso online?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas que querem começar a vender curso online costumam ter.

De fato, ninguém é obrigado a abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para se tornar comercializar conteúdos na internet.

É perfeitamente possível empreender nessa área de educação à distância como pessoa física. E essa é até uma boa opção, especialmente se você está começando agora.

No entanto, à medida que o seu modelo de negócio digital começa a ganhar capilaridade e suas vendas aumentam, pode ser mais interessante começar a atuar como pessoa jurídica.

Isso porque, na hora de justificar seus ganhos para a Receita Federal, os impostos tendem a ser mais pesados para quem opera como pessoa física.

Além disso, há também a questão referente à emissão de notas fiscais para os seus clientes.

Existe a possibilidade de emitir um Recibo de Pagamento Autônomo ou Nota Fiscal Avulsa pelo seu CPF. Mas, dependendo do seu faturamento, essas modalidades podem não ser vantajosas para o seu negócio do ponto de vista tributário.

Por fim, há de se ponderar também algumas restrições relacionadas ao meio de pagamento de você escolher para vender seu curso online. Muitos usuários se sentem mais seguros em fazer negócio com quem tem CNPJ, o que te levaria a perder boas oportunidades.

Se você tem uma empresa e quer criar um site com cursos e treinamentos de capacitação para seus colaboradores, este vídeo pode ser bastante esclarecedor, acompanhe:

Leia também: Como vender mais cursos e faturar mais? 8 dicas práticas para experimentar agora mesmo!

Onde vender meu curso online?

O melhor lugar para você vender seus cursos online é em plataformas prontas, com todos os recursos necessários para hospedar seus conteúdos e receber os pagamentos dos alunos.

Dessa forma, você não precisa ser um gênio da informática e entender sobre programação para criar sua página de vendas e o espaço virtual dos alunos completamente do zero.

Basta você se cadastrar na plataforma escolhida, fazer as customizações e subir todos os materiais relacionados ao seu curso.

Escolha uma plataforma que te ofereça recursos financeiros e certificados para facilitar o seu trabalho. Quer saber mais? Veja os recursos da EAD Plataforma.

6 dicas para você arrasar na venda de cursos online

Para você que chegou até aqui e quer saber como se dar bem com a venda de cursos online, confira abaixo algumas dicas básicas que vão te ajudar a dar os passos iniciais.

1 – Escolha um nicho de mercado

Para que seja promissor, é preciso que tenha a ver com sua bagagem de conhecimentos e afinidades. Além disso, é fundamental que existam pessoas interessadas no tema.

2 – Conheça as características e necessidades do seu público-alvo

Pesquise cursos semelhantes, sites sobre o tema e faça enquetes com as pessoas que conhece.

Para informações mais relevantes, você pode usar plataformas de questionários de pesquisa online e descobrir o que essas pessoas realmente desejam.

3 – Defina os formatos mais adequados para os conteúdos

 O seu curso online pode se valer de diversos recursos, entre eles videoaulas, audiobooks, e-books, infográficos, chats etc.

4 – Capriche no copy

Pesquise bastante sobre o tema do seu curso e estruture os conteúdos de forma coerente e didática, com textos (copy) atrativos e instigantes.

5 – Escolha uma boa plataforma

Para hospedar e vender seu curso online, é fundamental contar com uma ferramenta completa, como a EAD Plataforma.

6 – Divulgue o seu curso nas redes sociais e crie um blog.

Um blog em que você fala de temas relevantes para seu público-alvo, assim como postagens no Facebook (Meta), Instagram e Linkedin, entre outras mídias, vai ajudar a divulgar seu EAD.

Iscas digitais são uma boa estratégia para atrair leads e conquistar clientes, entenda como usar essa tática de venda de cursos assistindo a este vídeo:

Se você quer conhecer mais sobre a EAD Plataforma e se beneficiar de funcionalidades como estas:

  • Criação e emissão de certificados;
  • Múltiplos professores;
  • Ferramenta para criar provas;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos.

Faça um teste grátis agora mesmo! Cadastre-se no site e receba dicas de como se dar bem com cursos de EAD!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy