como-vender-mais-cursos

Como vender mais cursos e faturar mais? 8 dicas práticas para experimentar agora mesmo!

Você sabia que o mercado de e-learning está projetado para ultrapassar os US$325 bilhões até 2025? Se você está no setor ou deseja saber como faturar parte desta cifra, precisa entender como vender mais cursos de forma prática. 

Ao longo do artigo de hoje, falaremos sobre 8 caminhos possíveis e realistas para te ajudar a entender como vender mais cursos:

  1. Escute seu público-alvo
  2. Modele seu marketing para atingir este público
  3. Teste diferentes canais de divulgação
  4. Foque nos diferenciais do seu curso
  5. Humanize a comunicação com os potenciais alunos
  6. Ofereça brindes e condições especiais
  7. Faça parcerias 
  8. Mensure os resultados e otimize os processos

Boa leitura! 

Como vender mais cursos? Dica essencial! 

Antes de partirmos para as dicas práticas de como vender mais cursos, é importante chamarmos a atenção para o requisito de maior relevância no sucesso de uma campanha: o produto! 

É fundamental que, antes de apostar em publicidade, divulgação e métodos inovadores para captar mais alunos e vender mais, você tenha a certeza de que seu infoproduto é agregador e cumpre o papel social para o qual foi desenhado

Dessa forma, nossa recomendação é dedicar um tempo para as etapas de pré-produção e desenvolvimento do conteúdo, bem como para testes e melhorias no processo antes de entregá-lo ao público-alvo.

Busque as respostas a perguntas como: 

  • Meu material entrega aquilo que os alunos procuram?
  • O conteúdo é atual e conectado com situações cotidianas?
  • Após realizarem o curso, os alunos saem com mais conhecimento do que quando iniciaram a formação?
  • Os formatos de conteúdo utilizados estão de acordo com os hábitos de consumo dos alunos? 

Se você não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe. Temos uma lista de leituras rica em conhecimentos para quem deseja montar um curso EAD e motivar os alunos:

Como criar um curso EAD na prática?

Dicas para criar um curso interativo 

Como montar aulas EAD?

Quanto custa montar um curso EAD?

Como criar um plano de aula online? 

8 passos para entender como vender mais cursos

Após trabalhar o produto em si, é hora de começar a pensar em como vender mais cursos. Afinal, seria um verdadeiro desperdício desenvolver um material de alta qualidade e não assegurar que ele chegasse ao maior número possível de interessados, não é mesmo?

Pois então, prepare-se. A seguir, vamos falar sobre 8 aspectos fundamentais para entender como vender mais cursos. As dicas são práticas e vêm acompanhadas de exemplos! 

1. Escute seu público-alvo

A primeira dica para vender mais cursos é ouvir o público-alvo. Muito além de fazer pesquisas de mercado e identificar o aluno ideal para o seu conteúdo, a escuta tem um papel fundamental na construção de estratégias de sucesso. 

No fim das contas, mais importante do que saber quem é o público-alvo, é saber o que ele busca e espera. 

Por isso, crie oportunidades para trocar informações com estes potenciais alunos. Utilize suas redes sociais e canais digitais para manter o diálogo aberto e extrair informações que possam te ajudar a otimizar o conteúdo do curso e sua divulgação. 

Quer ver alguns exemplos? 

  • crie enquetes no Instagram do curso;
  • faça pesquisas de opinião via WhatsApp;
  • use o e-mail para ouvir feedbacks e opiniões.

Enquetes são recursos do Instagram Stories e podem ajudar a vender mais cursos! 

2. Modele seu marketing para atingir este público

O diálogo aberto com o público-alvo é a receita de sucesso para um marketing efetivo. Isso porque cada insight pode ajudar a modelar a estratégia para captar o perfil de aluno buscado para o curso. 

Por exemplo: se a maioria das respostas a um questionário enviado por e-mail revelar que a ferramenta digital mais utilizada pelos alunos é o WhatsApp, você poderá direcionar conteúdos específicos para esta rede.

Se, por outro lado, os potenciais alunos revelarem que se sentem pressionados por marcas que enviam muitos e-mails por semana e tendem a não fechar negócios com empresas que tenham este perfil, é hora de colocar o pé no freio e reduzir o volume de mensagens enviadas pelo canal. 

Lembre-se de que a máxima do marketing digital é o princípio da “tentativa e erro”, e o sucesso de uma estratégia vem para quem persiste na experimentação. Portanto, não tome uma rodada de feedback como definitiva. Ouça, absorva, teste, verifique, e, se o resultado não for satisfatório, tente novamente! 

3. Teste diferentes canais de divulgação

Como falamos no item anterior da nossa lista de como vender mais cursos, a experimentação é a chave do sucesso no marketing digital. Aproveite a popularidade da internet e explore as ferramentas disponíveis na rede para atingir seu público de interesse. 

Não se prenda apenas ao Instagram ou ao Facebook. É hora de entender e explorar as potencialidades do Tik Tok, da Twitch, do Clubhouse e de todos os outros canais que atraírem a atenção dos seus potenciais alunos.

Aqui, a palavra de ordem é visibilidade. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!  

Veja como este professor de dança soube aproveitar a tendência: ele desenvolveu uma aula exclusiva com hits que bombaram no Tik Tok, e ao divulgar o material, converteu milhares de seguidores para a sua página na rede, onde compartilha mais lições de dança: 

4. Foque nos diferenciais do seu curso

Um dos princípios da ciência de vendas é focar naquilo que seu produto entrega, e não no produto em si. Especialistas dizem que, dessa forma, a conexão entre o consumidor e o produto é mais fácil, e o ciclo de vendas tende a ser mais curto.

Sendo assim, ao desenvolver planos de venda para o seu curso, esqueça os aspectos técnicos. Foque no que os alunos ganham ao realizarem a formação, e nos diferenciais do seu conteúdo. 

Veja os dois exemplos abaixo. Ambos são argumentos de vendas plausíveis para cursos online. A pergunta é: qual deles soa mais efetivo para você? 

Exemplo 1:

O curso de Excel Básico oferece 5 módulos: apresentação da ferramenta, atalhos e funções, criação de planilhas complexas, exportação de dados e criação de relatórios. 

Exemplo 2: 

Chega de lutar contra as planilhas! Com o curso Excel Básico, você terá acesso a tudo o que precisa saber para lidar com o programa com tranquilidade e domínio. Dê adeus àquela ansiedade ao abrir o programa! Faça o Excel trabalhar para você. 

5. Humanize a comunicação com os potenciais alunos

Humanizar a divulgação também é um caminho para entender como vender mais cursos. Aliás, esta é uma tendência cada vez mais consolidada por pesquisas e relatórios de Experiência do Cliente. É o caso da pesquisa Humanizing Digital 2020, que revela que 68% dos compradores desejam que suas marcas ou varejistas favoritos forneçam conselhos honestos e pessoais , enquanto 44% esperam recomendações proativas de produtos e dicas ao comprar online.

Colocar este conselho em prática não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é preciso “ligar a chave” da personalização e abandonar de vez fórmulas prontas de marketing e publicidade. 

Veja abaixo algumas dicas para humanizar sua comunicação:

  • tenha um porta-voz humano para divulgar notícias e informações sobre o curso;
  • publique conteúdo rotineiro, como processos de criação dos módulos do curso, leituras pessoais, etc.
  • responda às interações de todos os canais de forma personalizada. Nada de mensagens padronizadas para todo tipo de pergunta! 

6. Ofereça brindes e condições especiais

Para trabalhar o relacionamento com o cliente e converter mais interessados em alunos, é preciso evidenciar o quanto você se importa com eles. Este é um dos mais clássicos gatilhos de vendas, conhecido como reciprocidade

Ao mostrar que você está disposto a beneficiar o potencial aluno com um brinde, uma versão compacta do curso online grátis ou mesmo uma isenção na matrícula, você o estimula a retribuir o gesto. Em muitos casos, esta retribuição será equivalente ao cadastro de novos alunos. 

Uma dica para tornar a oferta de vantagens viável nas redes sociais é utilizar o recurso do “Melhores Amigos” do Instagram como ferramenta de segmentação. Assim, você cria um grupo seleto de potenciais alunos que já demonstraram interesse no curso e estreita sua relação com eles oferecendo material exclusivo, como descontos e benefícios ao longo da formação. 

7. Faça parcerias 

Quer levar seu conteúdo além? Então faça parcerias inteligentes! Convidar profissionais renomados do setor para webinars gratuitos ou mesmo ativar influenciadores digitais para promoverem o seu conteúdo é um caminho para vender mais cursos. 

Isso porque o marketing de influência é um poderoso conversor de vendas, segundo aponta o portal Influency.me. De acordo com uma pesquisa do Think With Google divulgada no portal, 70% dos adolescentes inscritos na plataforma dizem ter mais identificação e confiança nos influenciadores do que nas celebridades tradicionais (TV, rádio e cinema, por exemplo).

8. Mensure os resultados e otimize os processos

Por fim, não podemos deixar de pontuar a relevância da mensuração de dados para o sucesso de uma estratégia. Especialmente no cenário digital, os relatórios de performance são fundamentais. Isso porque eles fornecem informações que ditam o sucesso (ou fracasso) de uma ação. 

Com base na avaliação de KPIs, é possível entender, por exemplo, qual o índice de conversões de um e-mail (ou a quantidade de cliques na plataforma EAD a partir do envio de um e-mail), o número de leads qualificados gerados por um formulário (o qual os alunos preenchiam para terem acesso a determinado material) e por aí vai, 

Dica: se quiser saber mais sobre indicadores de marketing digital para o segmento educacional, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema! 

Agora você já sabe como vender mais cursos usando a internet. É hora de colocar as dicas em prática e avaliar seu impacto na aquisição de novos alunos! 

E tem mais: se ainda está em dúvida sobre a melhor hospedagem para o seu curso, nós também podemos ajudar! Nossa plataforma é sucesso de mercado, e já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários. Se quiser conhecer os diferenciais da EAD Plataforma e testar todas as funcionalidades pensadas para alunos e tutores, preencha este formulário. Ele garante seu acesso gratuito à plataforma por 7 dias!

Fabio Godoy