push vs pull marketing

Push e pull marketing: estratégias vitais para promover seu curso

Push e pull marketing são duas estratégias fundamentais para promover um produto ou serviço. O push marketing se caracteriza pelo uso de técnicas de venda direta, como anúncios e promoções, para “empurrar” o produto ou serviço para o cliente. 

O pull marketing, por sua vez, atrai o cliente por meio de conteúdo de qualidade, experiências positivas com a marca e outras técnicas que geram interesse e demanda pelo produto ou serviço.

Este estudo da consultoria McKinsey destaca que a eficácia dessas estratégias varia de acordo com o setor e o público-alvo da empresa. 

Por exemplo, o push marketing pode ser mais eficaz em segmentos de produtos básicos e commodities, enquanto o pull marketing é útil em setores com produtos de alto valor agregado.

Além disso, o estudo aponta que a combinação adequada de push e pull marketing pode maximizar o impacto da estratégia de marketing de uma empresa. 

E você, ficou interessado em descobrir as diferenças entre push e pull marketing? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

O que significa estratégia pull e push marketing?

O push marketing é uma estratégia que “empurra” uma oferta para o cliente de forma ativa e direta. Em contrapartida, o pull marketing se preocupa em atrair voluntariamente essa audiência por meio de conteúdo útil e relevante. 

A seguir, explicaremos o conceito de pull e push marketing, suas características e como eles funcionam na prática. Continue conosco e acompanhe! 

Push Marketing

O push marketing reúne uma série de estratégias que faz a empresa ir até o seu público para expor seus produtos ou serviços. A proposta é levar a oferta para o maior número possível de clientes em potencial. Ela é indicada para companhias que buscam visibilidade com rapidez. 

Um bom exemplo são os anúncios em redes sociais ou as tradicionais propagandas na televisão. 

Porém,  se por um lado esta estratégia atinge milhares e até milhões de pessoas, dependendo do canal que ela é aplicada. Por outro, ela pode ser encarada como invasiva ou irritante pelos clientes, que são expostos a uma imensa variedade de publicidade em sua rotina. 

Para driblar isso, muitas companhias investem  também em estratégias de marketing de conteúdo, que são mais sutis e baseadas em permissão Logo, 

buscam atrair os consumidores em vez de empurrar uma oferta para eles. 

Pull Marketing

O Pull Marketing, por sua vez, t é uma estratégia focada em  atrair clientes por meio de conteúdos úteis e relevantes. A partir daí, eles decidem se pretendem conhecer mais detalhes sobre o seu produto ou serviço. 

Nesse contexto, temos o Marketing de Conteúdo que, como vimos acima, cria conteúdo original, educativo e informativo para atrair a atenção das pessoas. 

A ideia é construir uma relação de confiança com o cliente, a fim de que eles  fiquem mais propensos a adquirirem sua oferta. 

Para colocar tal conceito em prática, as empresas têm usado blogs,  vídeos, e-books, podcasts e outros formatos de conteúdo para atrair os clientes e ajudá-los a tomar decisões conscientes de compra. 

Outro exemplo de  Pull Marketing é o Marketing de Influência, em que as empresas recorrem aos influenciadores digitais para que eles promovam seus produtos ou serviços. 

Em suma, trata-se de pessoas com presença ativa nas redes sociais e em outras ferramentas on-line, que têm uma base de seguidores dedicada e engajada. 

Com base nisso, as marcas contratam esses profissionais para que eles divulguem os seus produtos e serviços. 

Aqui, o diferencial é que os receptores da mensagem confiam no julgamento e na opinião desses influenciadores, o que tende a aumentar a taxa de conversão. 

Principais diferenças entre push e pull marketing: confira! 

São diferenças entre push e pull marketing: tempo de espera, direção de esforços e objetivo principal. Este último, aliás, é um dos mais claros. Enquanto o Push Marketing se concentra na conversão do consumidor em curto prazo, o Push busca a atração. 

Outra diferença é em relação ao tempo de espera. Afinal, o Pull Marketing não traz resultados do dia para a noite, enquanto o Push capta a atenção do cliente com mais facilidade. 

Por outro lado, acredita-se que o desempenho do Pull Marketing  seja mais positivo e duradouro, uma vez que a estratégia foca em clientes que têm mais chances de fecharem uma compra. 

Por fim, o Push Marketing compartilha com seus clientes os benefícios e vantagens da oferta, enquanto o Pull desenha uma estratégia a partir das demandas e objetivos das pessoas.

push vs pull marketing
Fonte: Ceverus

Exemplos de push e pull marketing: confira os principais! 

A Hubspot, plataforma de CRM, é um ótimo exemplo de push e pull marketing. Ela usa o Pull para atrair clientes, com conteúdo educacional, como blogs e webinars. Já o Push Marketing, é aplicado em anúncios nas redes e sites de negócios. 

Outra inspiração é a empresa Oracle, referência em gerenciamento de banco de dados, push e pull marketing. 

Assim como a Hubspot, ela usa anúncios em revistas de negócios e conferências de tecnologia para divulgar a oferta da empresa. Também investe na criação de conteúdo de marketing, como white papers, e-books e webinars, para atrair clientes e fornecer informações úteis sobre seus produtos.

Como implementar estratégias de push e pull marketing?

Implementar estratégias de push e pull marketing exige conhecimento em diversas etapas de produção, tais como: entendimento do público-alvo e suas preferências, definição dos objetivos de marketing e orçamento disponível. 

E, após a execução de todos esses passos, lembre-se de monitorar os resultados para identificar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado. 

E, com base nesta avaliação, recomenda-se apostar em outros cenários, como a construção de material relevante para sua base. 

Quer saber mais? 

Assista a este vídeo e entenda na prática como aplicar push e pull marketing em seu negócio: 

Conclusão 

Em resumo, tanto o push e o pull marketing são estratégias importantes para promover um produto ou serviço e alcançar o público-alvo

O push marketing envolve empurrar o produto ou serviço para o cliente por meio de ações como anúncios e promoções.

Por outro lado, o pull marketing atrai o cliente por meio de conteúdo de qualidade e experiências positivas com a marca.

Ambas as estratégias têm seus pontos fortes e fracos, e a escolha entre uma ou outra depende das necessidades e objetivos específicos de cada negócio. 

No entanto, a combinação adequada de push e pull marketing pode ser a chave para conquistar um diferencial competitivo no mercado. 

Portanto, o importante é entender as diferenças entre as duas abordagens e usá-las de forma inteligente para obter o máximo de benefícios em cada situação.

E você, por qual técnica vai começar? 

Próximos passos! 

Agora é com você! Porém, antes de iniciar uma estratégia de push e pull marketing, é importante  que você avalie a qualidade do produto ou serviço que oferece no mercado.

Por exemplo: caso seja um produtor de conteúdo EAD, verifique se a plataforma oferece recursos incríveis e completos para que o público se apaixone por sua oferta. 

E, se for preciso, experimente soluções mais completas como a EAD Plataforma

Afinal, ela Ela disponibiliza recursos incríveis para enriquecer o aprendizado e facilitar o gerenciamento dos treinamentos, como:

  • controle total sobre a entrada de alunos no ambiente de aprendizado por meio da criação de grupos e automatização de processos;
  • aulas gravadas e ao vivo com chat por meio do EAD Player;
  • inserção de provas entre aulas módulos;
  • participação de multi professores;
  • biblioteca e fóruns públicos para geração de conteúdos, etc.

Incrível, não é verdade? Então, converse com um de nossos especialistas e saiba mais detalhes para aplicar uma plataforma de EAD na sua empresa.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy