Público-alvo

Público-alvo: o que é, importância e como definir para sua empresa

Dificilmente uma empresa conseguirá alcançar o sucesso desejado se ela não tiver clareza sobre o seu público-alvo.

Essa informação é algo indispensável para que se consiga traçar estratégias mais eficazes de marketing, vendas e desenvolvimento de soluções para seus clientes.

Para que você possa entender melhor sobre esse assunto, elaboramos aqui um guia completo que vai te explicar o que é público alvo, a diferença entre persona e público-alvo, sua importância para o desempenho dos negócios e um passo a passo de como definir público-alvo:

  1. Faça uma pesquisa de mercado;
  2. Entenda o tipo de solução que você oferece;
  3. Segmente o mercado em que você pretende atuar;
  4. Identifique os segmentos que são mais atraentes para o seu negócio;
  5. Escolha o segmento que será o alvo da sua empresa;
  6. Atualize sempre o seu público-alvo.

O que é público-alvo?

Para definir o que é público-alvo podemos começar afirmando que se trata de uma parcela da sociedade com a qual há um interesse em se fazer negócio.

Esse segmento de pessoas ou empresas têm interesses, vontades e perfis semelhantes e que podem se beneficiar do produto ou serviço que determinada empresa oferece.

É para o público-alvo que as estratégias de promoção da marca, divulgação de soluções, vendas e atendimento são direcionadas.

Resumindo, o público-alvo é um grupo de pessoas que a empresa quer trazer para a sua base de clientes.

Leia também: Quer aumentar e envolver seu público? Saiba como ter engajamento no YouTube em 7 passos

Público-alvo é um conceito bastante conhecido de marketing, aprenda outros, neste vídeo:

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Em linhas gerais, “persona” e “público-alvo” são termos utilizados para se referir a quem a empresa deve se direcionar e dedicar os seus esforços para alavancar as vendas, aumentar seu reconhecimento e faturar mais. Ou seja, são as pessoas que vão comprar da empresa e gerar receita para ela.

Apesar de isso não estar totalmente errado, existem diferenças entre persona e público-alvo que merecem ser pontuadas de modo a evitar encarar esse termos como sendo a mesma coisa.

O público-alvo é utilizado para se referir a um grupo mais geral de pessoas com interesses em comum, necessidades semelhantes, características demográficas e psicográficas próximas, mesma localização geográfica e comportamentos de consumo parecidos.

Já a persona, por sua vez, é a representação semifictícia e menos genérica de uma pessoa que integra esse público-alvo. Trata-se do perfil de cliente ideal, uma “ilustração” personificada de uma pessoa com a qual é de interesse da empresa fazer negócio.

Entenda melhor esses conceitos neste vídeo da Simplo7:

Público-alvo: exemplo para se inspirar

Para entender melhor o que é público-alvo, que tal conferir alguns exemplos? Existem diferentes tipos de público-alvo, os quais podem variar de acordo com o tipo de solução que a empresa tem a oferecer.

Exemplo 1

Mulheres, com idade entre 25 e 35 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro, com formação de nível superior, pertencentes às classes A ou B, com renda média entre 5 e 10 salários mínimos, que se interessam por assuntos de moda, arquitetura e decoração.

Exemplo 2

Mulheres, de 15 a 35 anos, que se interessam por maquiagem e que desejam aprender a se maquiarem e a maquiarem outras pessoas como forma de trabalho. Podem residir em qualquer local do país. Possuem renda de até 4 salários mínimos, pertencem à classe C, não possuem formação superior e querem aprender a abrir um negócio com foco em maquiagem para eventos.

Exemplo 3

Homens, residentes de São Paulo, pertencentes à classe média, de 20 a 40 anos de idade, com nível superior ou cursando alguma graduação, que querem aprender a investir no mercado de ações, acompanham o noticiário de economia, consomem conteúdos online sobre investimentos e educação financeira e são ativos no uso de redes sociais.

Qual a importância de ter um público-alvo bem definido?

Uma empresa que possui um público-alvo bem definido consegue levar os seus produtos às pessoas com mais chance de virem a se tornar clientes.

A definição do público-alvo é extremamente importante para que as campanhas de marketing da empresa alcancem o segmento com o qual a empresa deseja fazer negócio.

Confira abaixo algumas vantagens que ajudam a traduzir a importância de definir o público-alvo da sua empresa:

1 – Criação de campanhas mais eficazes

Quando se tem um público-alvo bem definido, fica bem mais fácil estabelecer campanhas e estratégias de marketing eficazes, capazes de alcançar e impactar as pessoas certas.

2 – Otimização dos investimentos em comunicação

Com o público-alvo claramente definido, consegue-se otimizar os custos das campanhas de comunicação. 

Em vez de gastar muito tentando levar sua mensagem a uma massa, você consegue segmentar sua comunicação para quem realmente tem potencial de demonstrar interesse por sua solução.

Para que seus esforços de comunicação sejam realmente efetivos, desenvolvemos uma passo a passo, dê uma olhada: Plano de comunicação para empresa: acerte o alvo em 5 passos

3 – Melhor identificação e aproveitamento de oportunidades de negócio

Empresas que possuem um público-alvo bem definido são mais capazes identificar segmentos que ainda não tiveram suas demandas plenamente atendidas e que acabam sendo boas oportunidades de negócio.

4 – Posicionamento da marca

A marca consegue se posicionar de forma mais relevante quando se tem um público-alvo definido. A empresa entende o que o seu público mais valoriza, conseguindo se posicionar de forma mais alinhado a isso.

Veja como o valor para o cliente é importante: 3 dicas de como gerar valor para os clientes + importância da prática 

5 – Diferenciação da concorrência

A partir da definição do seu público-alvo, fica mais fácil se diferenciar dos seus concorrentes. Você sabe para quem vai direcionar o seu negócio e o que esse público valoriza. 

Assim, é possível adotar estratégias que ofereçam para eles o que nenhuma outra empresa é capaz de oferecer.

Passo a passo: como definir público-alvo?

Esclarecido o que é público-alvo e sua importância, que tal descobrir como definir público-alvo?

Separamos aqui um passo a passo para te orientar durante esta importante tarefa para qualquer modelo de negócio, inclusive na comercialização de cursos online.

Passo 1 – Faça uma pesquisa de mercado

Primeiramente, para a definição do público-alvo, é necessário fazer uma pesquisa de mercado e tentar entender a atual situação em que ele se encontra.

Você deve levantar informações sobre os principais players e como eles se comportam e se posicionam, a média dos preços praticados por soluções semelhantes à sua, a influência de fatores macroeconômicos, os hábitos de consumo, os nichos que ainda não tiveram suas necessidades atendidas plenamente, etc.

Ou seja, você deve fazer um verdadeiro raio X do mercado, buscando encontrar brechas em que o seu negócio tem mais chance de se inserir e se destacar.

Leia mais: Pesquisa de satisfação de curso EAD: como aplicá-la e por que ela é importante?

Confira o vídeo com dicas de como criar perguntas para uma pesquisa de satisfação:

Passo 2 – Entenda o tipo de solução que você oferece

A definição do público-alvo passa também pela compreensão do tipo de solução que você oferece.

É preciso que você conheça a fundo as características e diferenciais do seu produto, bem como os problemas que ele é capaz de solucionar.

Busque entender o que faria uma pessoa adquirir seu produto e que benefícios ele entrega.

Passo 3 – Segmente o mercado em que você pretende atuar

Para definir o seu público-alvo, você deve segmentar o mercado com base em alguns fatores, como demografia, psicografia, comportamento e localização geográfica.

A partir dessa segmentação, ficará mais fácil identificar o público com perfil para se tornar cliente do seu negócio.

Passo 4 – Identifique os segmentos que são mais atraentes para o seu negócio

Feita segmentação do mercado, você deve identificar aqueles com maior potencial atrativo para o seu modelo de negócio.

Para isso, você deve considerar o tamanho do segmento, se as necessidades já foram atendidas por seus concorrentes, se há potencial de crescimento, as barreiras para adentrar esse segmento, etc.

Passo 5 – Escolha o segmento que será o alvo da sua empresa

Após segmentar o mercado e identificar os segmentos mais atraentes e com maior potencial para gerar ganhos para o seu modelo de negócio, é de escolher qual será o alvo da sua empresa.

É hora de escolher um ou mais segmentos para os quais você vai direcionar suas estratégias e campanhas.

Recomenda-se documentar todas as características do público escolhido para futuras consultas.

Passo 6 – Atualize sempre o seu público-alvo

À medida que a empresa se desenvolve, pode ser que ela precise rever o público que ela deseja atingir.

Nem sempre uma empresa vai se dedicar a um mesmo público-alvo durante todo o seu ciclo de vida. Afinal, um público-alvo que você definir hoje pode nem sequer existir daqui a 5, 10 ou 15 anos, fazendo com que você desperdice dinheiro e esforços tentando alcançá-lo e convertê-lo. 

Por isso, é muito importante manter o público-alvo atualizado. Isso pode ser feito a partir de pesquisas de mercado periódicas.

Se você trabalha com produtos digitais, como cursos online, por exemplo, aqui vão algumas outras dicas e como planejar seu negócio:

Ferramentas para definir público-alvo

Existem algumas ferramentas que podem ser grandes aliadas nesse passo a passo de como definir público-alvo.

Trouxemos aqui alguns exemplos de tecnologias capazes de te ajudar a encontrar o público-alvo para o seu modelo de negócio.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para definir público-alvo. Ele mostra, por meio de dados concretos, informações relacionadas ao comportamento, demografia e localização das pessoas que mais acessam a sua página de vendas ou o seu blog.

Usar esse tipo de ferramenta é um mistério para você? Então, dê uma olhada nessas dicas do canal gCamper:

Formulários para pesquisas online

Para entender com mais profundidade o perfil do seu público-alvo, as pesquisas online são uma ótima alternativa.

Você pode enviar formulários por e-mail ou colocá-los em uma landing page no seu site. Por meio de perguntas rápidas, será possível compreender melhor as expectativas e necessidades do seu público, a opinião deles sobre suas soluções, o que eles procuram em um produto tipo o seu, etc.

Veja também: Criador de landing pages: confira as 4 melhores ferramentas sem programação!

Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights funciona de forma semelhante ao Google Analytics. Porém, é voltado para os usuários dessa rede social.

Se você possui uma página para a sua empresa no Facebook, essa ferramenta pode te dar mais detalhes sobre a origem do tráfego e outras características dos visitantes e seguidores da sua página.

O Facebook Audience Insights é um importante aliado para direcionar suas campanhas e orientar os conteúdos que você produz para essa rede social.

Bom, como você pôde conferir neste artigo, definir o público-alvo é uma das práticas fundamentais e determinantes para o sucesso de uma empresa.

Siga o passo a passo que elaboramos aqui e utilize as ferramentas que citamos acima para definir com clareza o público-alvo do seu modelo de negócio e direcionar com mais eficácia as suas estratégias de marketing e de vendas.

Quem trabalha com treinamentos online, além de definir bem seu público, precisa contar com uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva.

A EAD Plataforma é a solução perfeita, veja alguns de seus recursos:

  • Emissão de certificados;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos.

Marque uma apresentação com nossa equipe e faça também um teste grátis para conhecer o que a EAD Plataforma pode fazer!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy