imagem com clientes dando sinal de satisfação para como gerar valor para os clientes

3 dicas de como gerar valor para os clientes + importância da prática

Vivemos tempos de imensa competitividade no ambiente digital em que várias empresas usam todas as estratégias comerciais disponíveis para se destacar perante a outra. Nesse cenário, quem não buscar meios eficientes de como gerar valor para os clientes tende a comer poeira da concorrência.

Isso porque a transformação digital, além de facilitar a abertura de um negócio rentável, também colocou uma arma importante como aliada do consumidor: o conhecimento. 

Hoje, com apenas alguns clicks, você consegue avaliar diversos concorrentes por meio de uma simples pesquisa no Google ou comentários em redes sociais. 

A consequência direta disso são clientes cada vez mais exigentes que buscam uma jornada de compra completa e agradável que contemple suas expectativas. Afinal, em muitos casos, as diferenças de uma solução de mercado para outra podem ser ínfimas, mas é justamente o customer success (ou sucesso do cliente) que pode fazer a diferença.

Essa nova tendência já foi percebida há muito tempo pelos gestores. 83% dos executivos acreditam que o baixo investimento em melhoria na experiência do cliente pode trazer sérios riscos aos lucros e participação do de mercado da empresa, segundo a Forbes.

Diante disso, que tal aprender um pouco mais sobre o tema? Confira cinco dicas de como criar valor para os clientes e o conceito e importância dessa prática.

O que é criar valor para os clientes?

O conceito por trás da expressão “valor para o cliente” deriva de um mero concepção matemática. 

Um dos primeiros teóricos do marketing a abordar essa questão em termos científicos foi o célebre Philip Kotler, que, entre outros feitos, popularizou conceitos como o mix de marketing.

Segundo a concepção de Kotler, o valor que o cliente enxerga em uma compra pode ser aproximadamente calculado a partir de uma simples operação de subtração. 

Nela, levaremos em consideração todos os custos que o consumidor terá para adquirir e usufruir determinado produto/serviço em sua plenitude. Isso leva em consideração:

  • o preço;
  • a facilidade do pagamento;
  • a existência de alguma barreira burocrática;
  • a locomoção;
  • o tempo que ele levará para usufruir da compra, entre outros fatores possíveis. 

Essa série de custos serão subtraídos do valor total do cliente em relação à compra. Segundo Kotler, esse valor total é composto por quatro subcategorias que podem ser classificadas de acordo com os benefícios que o produto/serviço vai gerar ao comprador. São quatro:

Valor do pessoal

Trata da capacidade do negócio em prestar um atendimento ao cliente humanizado e direcionado que dialogue com suas necessidades. Aqui, a empresa mostra a importância do seu produto/serviço e como o expertise da marca pode solucionar as demandas do consumidor.

Valor da imagem 

Diz respeito à reputação da marca e qualidade historicamente renomada de um produto ou serviço. A imagem é um plus a mais para que o cliente seja convencido a pagar (até mais) por algo. Ela deve ser trabalhada tanto nos valores dos produtos como também no sucesso da comunicação empresarial.

Valor dos serviços 

Leva em consideração o serviço de atendimento ao cliente e a agilidade e acessibilidade dos processos entre consumidor e marca. Quanto melhor, mais agradável será a jornada de compra e o sucesso do cliente.

Valor do produto 

Qual o diferencial do seu produto frente aos concorrentes? Em que ele inova? Ele pode satisfazer as necessidades do cliente? Ter o produto/serviço que faz um match perfeito com as dores do consumidor é meio caminho para quem quer aprender como gerar valor para os clientes.

Como gerar valor para os clientes? 3 dicas

Tendo esses elementos e a equação em vista, como gerar valor para o cliente? 

Separamos três dicas incríveis para implementar uma estratégia de sucesso para atrair mais consumidores e eles fiquem satisfeitos com a marca. Confira!

1. Conheça bem seu público-alvo

Quer saber como gerar valor para os clientes? Conheça bem seu público-alvo! Afinal, é impossível montar uma estratégia eficiente que contemple uma excelente jornada de compra para o consumidor sem conhecê-lo a fundo.

Saber quais são suas principais necessidades, além de detalhes mais específicos, como:

  • faixa-etária; 
  • principais canais de comunicação utilizados;
  • perfil de consumo;
  • e condições econômicas…

… É fundamental para que sua equipe comercial tenha um apoio e saiba qual caminho trilhar para conseguir fisgar sua atenção.

2. Posicione sua marca na internet

Falamos acima dos fatores que geram valor para os clientes e um deles toca no tema da imagem e reputação. Nesse sentido, saber posicionar sua marca no ambiente digital é fundamental para a autoridade do seu negócio no segmento de atuação.

Isso acontece que uma das principais maneiras de consolidar esse posicionamento é por meio do marketing de conteúdo, que consiste em uma estratégia de criação de artigos, vídeos, ebooks e outros materiais ricos e informativos sobre temas relativos ao seu ambiente de negócios.

Por exemplo, se você gerir um curso online de inglês, você pode criar conteúdos como artigos para blogs ou vídeos para o YouTube. Isso vai posicionar melhor sua empresa nos buscadores e a tornará mais conhecida. 

>>> Criar conteúdo de qualidade para aumentar a autoridade da marca não é o único caminho para encantar seus clientes. Veja mais nesse vídeo especial da EAD Plataforma:

3. Facilite a vida do seu cliente

Como já mencionamos na introdução, frente à ampla concorrência e disponibilidade de soluções, os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam cada vez mais flexibilidade e conforto antes de fechar um negócio e se sentir satisfeito com uma marca.

Portanto, algumas dicas que devem ser levadas em consideração para quem quer saber como criar valor para o cliente são:

  • ofereça meios e condições de pagamentos diversificados;
  • tenha um sistema de suporte e atendimento ao cliente ágil, sempre operante e em canais estratégicos;
  • torne a compra acessível ao seu consumidor e que ela seja concluída, de preferência, de forma intuitiva e com apenas alguns clicks;
  • preste atendimento e interações assertivas e que dialoguem diretamente com as necessidades do cliente para que ele não seja bombardeado de informações e ofertas desnecessárias;
  • e, por  fim, explore todo o diferencial do produto/serviço e deixe claro porque ele vai resolver as necessidades do consumidor.

E aí, entendeu o que é gerar valor para os clientes? Esperamos que sim! Nós da EAD Plataforma temos orgulho de gerar conteúdo de qualidade para aprimorar o conhecimento de empreendedores digitais.

Para mais publicações que nem essa, fique de olho no nosso blog. Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy