Conceito de EAD

Conceito de EAD: saiba o que significa e como funciona uma plataforma de ensino à distância

Muito tem se falado sobre EAD, especialmente nesses últimos dois anos de pandemia. Essa modalidade de ensino vem ganhando cada vez mais adeptos, seja na formação técnica, da graduação ou em cursos livres.

Mas você saberia definir qual é o conceito de EAD? 

A sigla é utilizada para se referir ao ensino à distância, modalidade em que os conteúdos são aprendidos de forma não presencial por meio da internet e outros aparatos tecnológicos e de comunicação.

Esse é apenas um dos conceitos básicos de EAD. Convidamos você a prosseguir com a leitura deste artigo para entender mais a fundo:

  • Qual é o significado de EAD;
  • Como o MEC define essa modalidade;
  • Qual o conceito de tutoria em EAD;
  • Como funcionam as plataformas de EAD;
  • Quais são os tipos de curso à distância.

Conceito de EAD: o que significa?

Como você bem sabe, o significado de EAD é educação à distância. Conceitualmente falando, trata-se de uma modalidade de ensino em que as aulas e as interações entre alunos e professores ocorre de maneira remota.

Ou seja, no conceito de EAD, quem ensina e quem aprende não estão no mesmo ambiente físico. Os conteúdos são passados de forma virtual por meio de tecnologias da informação e comunicação.

Além disso, as aulas no formato EAD podem ser ao vivo ou gravadas. O acesso a esses conteúdos é feito através de uma plataforma online. É também nesse espaço digital que os professores realizam avaliações, compartilham materiais complementares, promovem exercícios e esclarece dúvidas.

Veja também: Glossário EAD: 21 termos que você deve ter na ponta da língua

Qual é o conceito de EAD para o MEC?

Existe também uma definição de EAD mais formal, estabelecida pelo Ministério da Educação e presente na lei que regulamenta essa modalidade de ensino.

A educação à distância foi criada pelo Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Posteriormente, ele foi revogado pelo Decreto nº 5.622/2005 que, por sua vez, também foi revogado pelo Decreto nº 9.057/2017. Este último é o que está em voga e traz a seguinte definição de EAD em seu Art 1º:

[…] considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.

O conceito de EAD do MEC, que se apoia no referido Decreto-Lei, também considera que a educação à distância deve ser oferecida por instituições devidamente credenciadas.

Leia mais: Regulamentação da EAD no Brasil: tudo que você precisa saber

Qual é o conceito de tutoria em EAD?

Tutoria em EAD é o processo em que se busca oferecer para o aluno um suporte mais humanizado e personalizado mesmo estando à distância.

Os tutores são profissionais com experiência e conhecimento sobre o assunto que se propõem a ensinar. Eles orientam os estudantes durante seu processo de aprendizagem, mesmo estando fisicamente distante de seus alunos.

Na tutoria, a evolução do processo depende do ritmo dos tutorados. Empregam-se técnicas que customizam o ensino e que levam em consideração as dificuldades específicas de cada aluno ou pequeno grupo de alunos.

Veja mais: Como fazer um plano de tutoria EAD? Tudo o que você precisa saber! 

Neste vídeo, você entenderá ainda melhor a profissão de tutor em EAD:

Como funciona uma plataforma de educação à distância?

A educação à distância ocorre por intermédio de tecnologias da informação e comunicação.

Nesse sentido, é importante contar com uma plataforma especializada que vai conectar alunos a professores, tutores e colegas, viabilizando interações de qualidade mesmo estando fisicamente separados.

Uma plataforma de EAD funciona de modo a oferecer as ferramentas necessárias para que alunos e professores possam ter uma experiência positiva durante o processo de aprendizado e de ensino.

Existem várias opções de plataformas voltadas para educação à distância. Algumas são mais robustas e completas, enquanto outras focam apenas em recursos mais básicos.

De um modo geral, essas plataformas possibilitam realizar aulas ao vivo com chat para interagir com os alunos, criar grupos e turmas por disciplina ou módulo, realizar provas, definir permissões administrativas, programar notificações, criar uma biblioteca com materiais de apoio, criar o próprio domínio, fazer integrações com sistemas externos e emitir certificados.

Leia também: O que é plataforma EAD? Descubra como usar o recurso para ensinar muito mais!

EAD para educação corporativa

O EAD também pode ser aplicado à educação corporativa, para o treinamento e capacitação de colaboradores. Muitas empresas têm recorrido a essa modalidade para oferecer treinamentos aos seus colaboradores.

Com o formato EAD, as empresas conseguem otimizar o processo de treinamento e capacitação dos seus funcionários e reduzir custos.

Aprenda mais sobre o EAD corporativo e como usar uma plataforma para isso neste vídeo:

Agora você já sabe mais sobre os conceitos básicos de EAD, que tal aderir a esse formato na sua empresa e economizar com a educação corporativa?

Conheça agora mesmo todas as funcionalidades do EAD Plataforma, como aulas ao vivo, chat, emissão de certificados, gestão de alunos e muito mais!

Faça um teste grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy