Glossário EAD: 21 termos que você deve ter na ponta da língua

Todo mundo que começa a trabalhar com ensino a distância aprende que esse setor tem o seu próprio linguajar. No início, um ter um glossário EAD pode ser bastante útil.

Foi pensando nisso que decidimos reunir aqui alguns dos principais termos EAD que você precisa saber  para facilitar a sua rotina.

Aliás, você já pode salvar esse post nos seus favoritos para consultá-lo sempre que surgir alguma dúvida. Então, sem mais delongas, confira abaixo o nosso Glossário EAD.

Termos do nosso Glossário de TI

Confira abaixo o índice com todas as palavras que você encontrará aqui em nosso Glossário EAD

  1. AVA;
  2. Blended learning;
  3. Certificados;
  4. Cursos livres;
  5. Design Instrucional;
  6. EAD;
  7. E-learning;
  8. Flipped Classroom;
  9. Fórum de discussão;
  10. Gamificação;
  11. LMS;
  12. Metodologias Ativas de Aprendizagem;
  13. Microlearning;
  14. Mobile learning;
  15. Nanolearning;
  16. Plataforma EAD;
  17. Screencast;
  18. Transmissão ao vivo;
  19. Tutor;
  20. Videoaulas;
  21. Webinar.

#1 AVA

O primeiro termo do Glossário EAD é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse é o endereço, domínio ou ambiente digital em que você disponibiliza os conteúdos do seu curso online.

Aqui, o seu papel é o de simular uma sala de aula para os alunos de cursos de educação a distância.

#2 Blended learning

Blended learning, ou ensino híbrido, é o termo que designa a metodologia que combina características do ensino presencial e a distância no processo de aprendizagem.

Neste modelo, são desenvolvidas atividades nos dois formatos que, geralmente, se complementam. Um exemplo disso são os cursos semipresenciais.

#3 Certificados

O certificado de curso é o documento que atesta que o aluno concluiu um curso com êxito. Esse comprovante deve ser emitido por toda escola de cursos online.

#4 Cursos livres

Os cursos livres são treinamentos de curta duração, que possibilitam a capacitação de habilidades específicas em um determinado tema, sejam eles de interesse pessoal ou profissional dos alunos.

Os cursos livres estão entre os modelos mais populares dentro do ensino a distância, pois podem ser ministrados sem a regulamentação oficial do MEC (Ministério da Educação).

#5 Design Instrucional

Design instrucional – ou design educacional – é uma metodologia focada no planejamento de atividades de aprendizagem em cursos presenciais, semipresenciais ou a distância.

O objetivo deste termo do nosso glossário EAD é desenvolver experiência únicas que facilitem o processo de aprendizagem, levando em conta o perfil de cada aluno.

#6 EAD

Pode parecer redundante, mas esse termo é fundamental para a compreensão de todos os outros do glossário EAD. 

EAD é a sigla para educação a distância ou ensino a distância. O significado de EAD, de acordo com o  Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, é o seguinte:

Art. 1º: Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. 

#7 E-learning

E-learning significa eletronic learning, ou, em português aprendizado eletrônico.

Podemos resumir o e-learning como uma metodologia EAD que se desenvolve por meio de um ambiente digital. Um exemplo claro disso são os cursos online, tão populares atualmente.

#8 Flipped Classroom

Flipped classroom, ou sala de aula invertida, é um tipo de metodologia ativa de aprendizagem, item 12 do nosso glossário EAD

O objetivo da sala de aula invertida é preparar os alunos para as aulas presenciais por meio de recursos da educação a distância.

#9 Fórum de discussão

O fórum de discussão é o espaço dedicado à interação entre alunos e tutores dos cursos online.

Ele pode ser utilizado para esclarecimento de dúvidas, troca de informações, de experiências e debates. 

#10 Gamificação

Gamificação é a tradução do termo em inglês gamification, que define a prática de utilizar conceitos de games – como o próprio nome sugere – em diferentes setores, como negócios, relações sociais, saúde e, em nosso caso, educação.

De forma bem simples, a gamificação propõe desafios que, ao serem alcançados, geram recompensas aos indivíduos que se dispuseram a “competir”.

#11 LMS

LMS é a sigla para Learning Management System, que, em português, significa Sistema de Gestão de Aprendizagem.

No Brasil, é mais conhecido como plataforma EAD. Aliás, a EAD Plataforma é um exemplo de LMS.

#12 Metodologias Ativas de Aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas que colocam os alunos no centro do processo de ensino, garantindo que eles tenham mais autonomia para aprender.

Elas tornam o estudante o grande responsável por obter conhecimento para si. Neste caso, o professor ou tutor EAD tem o papel de ser uma guia nesta jornada.

#13 Microlearning

O microlearning é uma das principais tendências para o futuro da educação e não podia deixar de estar  em nosso glossário EAD

Essa é uma metodologia de ensino que se dá por meio de lições rápidas e simples, com um objetivo único e direto. Algo semelhante às instruções que recebemos antes da decolagem de um vôo.

#14 Mobile learning

Quando falamos em mobile learning nos referimos ao processo de adaptar a aprendizagem para dispositivos móveis, tais como smartphones, tablets e leitores digitais.

#15 Nanolearning

Ainda mais simples e objetivo que o microlearning, o nanolearning visa apresentar os conteúdos de um curso EAD de maneira mais eficaz e no menor tempo possível.

Uma “pílula” de conteúdo em nanolearning costuma ter de cinco a quinze minutos de duração

#16 Plataforma EAD

A Plataforma EAD também integra os conceitos-base do glossário EAD, e é o programa que concentra todos as ferramentas necessárias para a construção e gestão de cursos online.

Também é conhecido como plataforma LMS (Learning Management System), e sua contratação é indispensável para  quem trabalha com produção de conteúdo EAD.

#17 Screencast

É o processo de capturar a gravação de telas de computador, seja com apresentações ou vídeos via webcam. 

Para isso, não é preciso ter uma câmera. Basta utilizar um dos inúmeros softwares de gravação de tela disponíveis no mercado

#18 Transmissão ao vivo

Ferramenta que permite a exibição de aulas ao vivo e em tempo real para os alunos de um curso EAD. 

É necessário apenas agendar um horário, para que professor e alunos estejam online ao mesmo tempo.

#19 Tutor

É uma designação comum para se referir aos professores de cursos online.

#20 Videoaulas

O vigésimo item do nosso glossário EAD faz referência aos vídeos gravados pelos produtores de cursos online, apresentando o seu conteúdo para os seus alunos. 

As vídeoaulas são o formato de conteúdo EAD mais usado para ministrar as aulas de cursos online.

#21 Webinar

Treinamento ou conferência online, que acontece ao vivo e permite a interação entre alunos e professores, seja com questionamentos, exibição de materiais ou sessões de perguntas e respostas.


O que achou do nosso glossário EAD? Esperamos que o conhecimento do significado desses termos possa ajudar a alavancar o seu negócio EAD.

Ah! E se você acha que faltou alguma palavra neste glossário EAD,conte para nós nos comentários!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy