Blog EAD Plataforma 05-04-2019 o que é m learning

O que é mobile learning e por que ele é o futuro da EAD?

Ninguém mais consegue viver longe do seu smartphone hoje em dia. Então, você já  aprendeu o que é mobile learning e começou a adaptar o seu conteúdo EAD para ele?

Já não dá mais para desenvolver conteúdos apenas para as telas de desktops. Os seus alunos não esperam mais somente isso! Eles precisam de ferramentas que caibam na palma da mão.

É justamente por essa razão que achamos essencial discutirmos o que é mobile learning com você. Então preste atenção nesse artigo para se manter atualizado e não ficar para trás da concorrência!

O que é mobile learning?

Entender o que é mobile learning significa saber que, quando falamos no termo, nos referimos ao processo de aprendizagem que envolve dispositivos móveis, como smartphones, tablets e leitores digitais (como o Kindle, da Amazon).

A razão para esse fenômeno é muito simples de explicar…

Se alguém lhe pedir agora para realizar um pesquisa no Google, o mais provável é que em instantes você já esteja com o seu celular na mão, digitando o termo proposto.

Afinal, nem você e nem eu, diga-se de passagem, esperaríamos até nos conectar a um notebook ou a um desktop para fazer essa pesquisa, quando o celular já está ali, bem ao nosso lado, quase como um órgão vital.

Os dispositivos móveis tornaram-se a principal forma das pessoas acessarem a internet há muito tempo. No Brasil, por exemplo, estamos falando de mais de 90% das conexões realizadas.

Sendo assim, não há mais escapatória. Se já fazemos tudo por meiodo celular, como pagar contas, pedir um motorista e até as compras de mercado, por que também não vamos estudar?

Portanto, pense na facilidade que é para os alunos ter conteúdos adaptados para os seus celulares. Isso quer dizer que eles podem aprender onde e quando bem entenderem.

E não importa se o método de ensino é a distância, presencial ou híbrido. Todos podem se beneficiar com a compreensão do que significa mobile learning.

Em um mundo onde as pessoas buscam cada vez mais flexibilidade para conseguir cumprir todas as tarefas da sua rotina, esse formato se faz necessário.

O que significa Mobile learning na prática e sem enrolação

Utilizar o mobile learning ao criar uma empresa de cursos online não se resume apenas a ter um portal responsivo. Aliás, isso é o mínimo que você pode fazer.

Esse formato fala sobre a inclusão dos recursos móveis no processo de ensino dos alunos. Ou seja, adaptar os conteúdos para serem consumidos nessas telas.

Para isso, você pode trabalhar os formatos de conteúdos EAD mais usuais, como videoaulas criativas, e-books, apresentações e infográficos.

Formas inovadoras de usar o m learning

Mas não se prenda somente a eles. É importante que você se desafie a encontrar maneiras mais inovadoras de apresentar o seu material usando plataformas m learning

Caso você tenha a possibilidade, desenvolver um aplicativo exclusivo para o seu curso, por exemplo, pode ser uma excelente opção.

Aliás, desta forma, você ainda estará criando um canal exclusivo para você e seus alunos. Todos saem ganhando!

Há também a transmissão de videoaulas ao vivo, que podem ser assistidas diretamente pelo smartphone e são ótimas para estreitar os laços com os estudantes.

Você ainda pode surfar na onda dos podcasts! Transforme o seu material em audioaulas e disponibilize as faixas para os alunos.

Por fim, que tal transformar o seu material em um game, adicionando um quê de diversão ao seu EAD? Utilizar a gamificação no EAD é uma estratégia muito inteligente para engajar alunos

  Usar testes e quizzes também pode ser uma maneira de fazer isso!  Eles são ótimos recursos para auxiliar na assimilação do conteúdo no decorrer do curso.ajudando a envolver os alunos com o tema trabalhado e fazendo com que eles fiquem mais motivados com a sua evolução.

Essas são apenas algumas ideias e possibilidades que podem ajudá-lo a começar a adaptar o seu curso online para mobile.

Vale ressaltar que sua plataforma EAD tem um papel importante neste processo. Portanto, busque uma opção que disponibilize as ferramentas necessárias para implementar essas sugestões.

Falando nisso, aproveite conferir o site da EAD Plataforma e solicitar um contato da nossa equipe.

O que podemos esperar do futuro do mobile learning?

De acordo com a evolução das tecnologias, o mobile learning deve fazer uso de recursos cada vez mais sofisticados.

Não é difícil imaginar, daqui algum tempo, os tutores produzindo videoaulas adaptadas para realidade virtual.

Além disso, há também a possibilidade de combinar a educação a distância com a inteligência artificial,tecnologia  que nunca esteve tão em alta.

Dentro de alguns anos, os alunos EAD estarão aprendendo através de chatbots programados para interagir com humanos.A cada novo contato, esses sistemas aprimoram os seus conhecimentos, tornando o processo de ensino cada vez mais rico.

Contando com a ajuda destes bots, os tutores conseguirão melhorar e dinamizar cada vez mais a produção de conteúdo para os seus alunos.

O mobile learning segue como uma forte tendência para EAD. Afinal, tudo o que falamos aqui já não está mais tão distante da nossa realidade.

Conclusão

Deu para perceber que já não dá mais para ficar preso no desktop. O mundo é dos dispositivos móveis, então o seu curso também precisa ser.

Entender o que é mobile learning é dar um passo em direção ao crescimento e ao futuro, incorporando melhorias ao seu negócio EAD. Você precisa dedicar a sua atenção a esse formato.

Adaptando o seu conteúdo para essa nova realidade, você começará a perceber os benefícios, tais como:

  • Aumento do engajamento dos alunos;
  • Vantagem competitiva contra a concorrência;
  • Aumento do alcance do seu material;
  • Retorno rápido do investimento;
  • Inovação no seu negócio EAD;
  • Relacionamento de proximidade com os alunos.

Enfim, eu tenho o palpite de que você deve ter lido este texto no seu celular. Isso porque mais de 60% dos artigos do nosso blog são consumidos via smartphones.

Ou seja, você acaba de absorver um conteúdo e aprender conosco através de um dispositivo móvel. Olha só o mobile learning acontecendo!

Inclusive, tenho uma dica para você: agora que você já sabe o que é mobile learning, que tal prosseguir as leituras em seu dispositivo móvel e aprender, também, sobre métricas de marketing digital para cursos online

via GIPHY

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy