Blog EAD Plataforma 15-03-2019 ensino híbrido

O que é ensino híbrido e o que ele tem a ver com a EAD?

Estudar em um curso presencial ou dar uma chance para educação a distância? Eis a questão. Agora não é preciso mais sofrer com essa dúvida. Com o ensino híbrido é possível  ter o melhor dos dois mundos.

Fato é que a educação está se modernizando. No meio desse processo, os formatos tradicional e a distância procuram uma maneira de coexistir.

O ensino híbrido é uma consequência dessa transformação. Leia esse artigo e entenda tudo sobre esse modelo educacional que é a sensação do momento.

Ensino híbrido: O que isso quer dizer?

De quais sinônimos da palavra híbrido você consegue se lembrar agora? Fusão, mistura, mesclado, composto…

Em um carro híbrido, por exemplo, um motor de combustão e um motor elétrico trabalham juntos, para que o automóvel possa rodar.

Portanto, quando falamos em ensino híbrido – ou semipresencial, como também pode ser conhecido – estamos nos referindo a fusão entre a educação presencial e educação a distância.

Ele combina as melhores características, desses dois modelos educacionais, para oferecer aos alunos uma experiência inovadora e interativa.

Nos últimos anos, o ensino híbrido tem ganhado cada vez mais espaço nas instituições e conquistado a preferência dos alunos.

Apenas para que você tenha uma ideia, para cada curso de graduação 100% presencial, criado entre 2016 e 2017, foram inaugurados 4 cursos semipresenciais.

Justamente por agradar um público que ainda está em dúvidas, quanto a sua preferência por educação presencial ou a distância, é que esse modelo tem se saído tão bem.

O Censo 2017 da ABED revelou que já existem 1.119.031 alunos matriculados em cursos de graduação semipresencial. A tendência é que ele cresça cada vez mais…

Como funciona o ensino híbrido?

As instituições que oferecem a opção de cursos híbridos costumam variar determinadas características, de acordo com a dinâmica da sua grade curricular.

Algumas combinam aulas e exercícios online com aulas presenciais esporádicas (de duas a três vezes na semana).

Por outro lado, há aquelas que oferecem, exclusivamente, aulas e exercícios online para os seus alunos.

Ainda podem existir cursos que dividem a sua grade, com 50% das aulas presencial e 50% a distância.

Além desses formatos, também não podemos nos esquecer dos casos em que os exercícios são apresentados em ambientes digitais, dentro da sala de aula presencial.

O ensino híbrido é versátil e mais flexível. Ele pode ser adaptado de acordo com as necessidades dos alunos e educadores.

A única coisa que não costuma mudar são as avaliações. Na maioria das vezes elas são sempre realizadas presencialmente.

Os modelos de ensino híbrido mais comuns

Conforme falamos anteriormente, o ensino híbrido pode funcionar de formas diferentes. Explicamos de uma forma bem simples para facilitar o seu entendimento.

Entretanto, existem termos para definir cada um de seus diferentes modelos. Abaixo explicamos de forma simples, quais são os principais deles.

Rotação por estações

Aqui as atividades são divididas em diferentes estações – físicas ou digitais – e os alunos precisam passar por cada uma delas.

Cada estação terá uma função específica. Contudo, todas devem estar interligadas com o objetivo proposto pelo professor do curso.

Laboratório rotacional

Esse modelo propõe dividir as turmas, para que um grupo trabalhe com atividades práticas (presencial) e o outro com atividades teóricas (online).

Digamos, por exemplo, que a matéria trabalhada seja debate…

Enquanto uma parte dos alunos estará realizando os debates, na prática, o outro grupo deve estudar sobre os conceitos teóricos desse tópico, através de um e-learning.

Rotação individual

Seu modelo é semelhante ao laboratório rotacional, só que ao invés de realizar atividades em grupo, cada aluno recebe um roteiro personalizado.

Geralmente, as tarefas são divididas de acordo com o nível de aprendizado dos alunos, tornando a passagem por cada uma das estações eletiva.

Sala de aula invertida

Atualmente, a sala de aula invertida é uma forte tendência na área da educação.

No formato tradicional de ensino todo o processo de aprendizado acontece na sala de aula: o aluno consome o conteúdo dado pelo professor, debate o assunto e assimila a lição.

Entretanto, com o modelo invertido a ideia é que o aluno chegue pronto para debater e absorver o tema presencialmente.

Ou seja, antes da aula ele deve consumir algum conteúdo EAD através de uma ferramenta de ensino a distância.

Por que o ensino híbrido está crescendo tanto?

As vantagens dessa combinação, entre o digital e o presencial, são muitas e para todos os envolvidos. Alunos e tutores saem ganhando.

Vantagens para os alunos:

  • Flexibilidade de horários;
  • Custo-benefício atrativo;
  • Conexão com instituições em diferentes localidades;
  • Conteúdo mais diversificado e dinâmico;
  • Proporciona uma transição suave para métodos EAD.

Vantagens para os tutores:

  • Diminui os gastos com estrutura;
  • Possibilidade de ensinar um número maior de alunos simultaneamente;
  • Torna o processo de inovação mais ágil;
  • Otimização do tempo;
  • Aumento dos seus ganhos, já que o ensino híbrido é mais econômico.

Como criar um curso de ensino híbrido?

Para o sucesso do seu curso de ensino híbrido dependerá de um planejamento pedagógico impecável.

Sendo assim, pense bem em como você dividirá o seu conteúdo, para promover um processo de aprendizado eficiente.

Além disso, é claro que será preciso investir em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a instituição.

Afinal, é através dessa ferramenta que o conteúdo online será disponibilizado para os seus alunos, tornando a parte EAD possível.

A forma mais fácil de ter acesso ao AVA é contratando os serviços de um software como a EAD Plataforma.

O Learning Management System (LMS), como é conhecido esse tipo de serviço, conta com todos os recursos necessários para organizar um curso online.

Nela, o tutor personaliza cada módulo, de acordo com as necessidades do seu negócio EAD. Se você quiser conhecer mais sobre essa ferramenta, fale já com a nossa equipe, sem nenhum compromisso. Nós podemos lhe explicar outros detalhes importantes.