como ter engajamento no youtube

Quer aumentar e envolver seu público? Saiba como ter engajamento no YouTube em 7 passos

As vantagens de ter um canal de vídeo são muitas e variadas: informar e educar pessoas, divulgar marcas, aumentar vendas, melhorar a gestão de relacionamento com o cliente… Mas, para realmente se beneficiar de qualquer uma delas, você precisa saber como ter engajamento no YouTube

Para saber se está realmente conseguindo engajar a audiência, você deve ficar atento aos seguintes indicadores:

  • Inscrição no canal
  • Curtidas
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Adição à playlist

Para engajar não basta que as pessoas assistam ao seu vídeo; é essencial que elas também executem alguma ação. A interação do público é um dos fatores que o YouTube considera para posicioná-lo bem nos resultados da busca da plataforma.

Está querendo saber como aumentar os inscritos no YouTube? Ou conseguir comentários e compartilhamentos suficientes para viralizar um conteúdo? Então confira nosso tutorial para saber como engajar o público e turbinar seu canal de vídeos.

Como ter engajamento no YouTube em 7 passos

Antes de mais nada, você precisa aprender a acessar e analisar os indicadores de participação do público que descrevemos acima. Para isso, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal YouTube Creators (não se esqueça de ativar as legendas em português):

Agora que você já sabe como usar o Analytics na plataforma de vídeos, vamos mostrar dicas simples e práticas sobre como aumentar o engajamento no YouTube.

1. Chame atenção do público

Antes de engajar a audiência, você precisa fazê-la chegar ao seu vídeo. Existem algumas práticas bem simples para te ajudar nessa tarefa. As principais são:

  • Título curto e eficiente: Seja sempre sucinto. Use poucas palavras e nunca ultrapasse os 50 caracteres.
  • Thumbnail caprichada: Seu cartão de visitas precisa ser informativo e bonito. Escolha sempre uma imagem impactante e aposte em cores fortes.
  • Descrição detalhada: Explique bem o conteúdo do vídeo e aproveite o espaço para deixar links para suas redes sociais, seu blog e vídeos relacionados.
  • SEO para vídeos: Estude as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para aplicá-las em palavras-chave, tags relacionadas, nome original do arquivo e até mesmo durante o vídeo.

Use como exemplo de boas práticas o vídeo abaixo do canal Inglês para Desesperados, um dos clientes da EAD Plataforma:


Veja no print abaixo como o título e a descrição são sucintos e conseguem chamar a atenção de forma eficiente:

como ter engajamento no youtube

Além disso, a descrição do vídeo ainda convida o espectador a curtir o vídeo e seguir os conteúdos dos canais nas redes sociais:

como ter engajamento no youtube

2. Respeite seu público com qualidade e consistência

Quem nunca deixou um livro ou um filme de lado por estar achando chato? Pois é óbvio que o mesmo acontece com os vídeos no YouTube e, por isso, você deve se esforçar para produzir um material de primeira qualidade para manter e engajar o público que você atraiu seguindo as dicas do tópico anterior.

Conheça a fundo sua audiência para saber o que ela precisa e aprenda como escrever roteiro para YouTube para apresentar conteúdos realmente relevantes. Além disso, não se esqueça de ficar aberto a feedbacks e analisar os vídeos anteriores para detectar pontos de melhora.

Outra prática simples que vai te ajudar a conquistar o respeito do público é a consistência. Estabeleça dias e horários para soltar seus vídeos e sempre cumpra à risca essa agenda. 

3. Capriche na divulgação

Outro passo importante no processo de engajamento do público é saber como divulgar um canal no YouTube. Nesse caso, suas aliadas mais poderosas são as redes sociais. Não tenha vergonha e coloque links para seus vídeos no Facebook, Twitter e Linkedin. 

Faça o mesmo se você tiver um blog e coloque um link para o vídeo se ele combinar com o conteúdo de alguma postagem. Além disso, vale a pena usar a seção Stories do Instagram para avisar seu público sempre que subir um vídeo novo.

Aliás, você sabia que o próprio YouTube pode ajudar você com a divulgação? Veja no vídeo abaixo, do canal João Lima, como anunciar no YouTube Ads para aumentar o número de visualizações e inscritos no seu canal:

4. Termine o vídeo com convites ou perguntas

Se uma pessoa assistiu seu vídeo até o final, podemos assegurar que ela gostou do seu conteúdo e está mais disposta a continuar recebendo informações ou executar uma ação que você recomende. Você pode usar esse momento de duas formas:

Faça uma pergunta: Dependendo do tipo de conteúdo, você pode pedir para sua audiência usar a caixa de comentários para deixar sua opinião sobre assuntos polêmicos ou simplesmente dizer o que gostou no vídeo e o que espera ver nos próximos.

CTA: O final do vídeo também é um ótimo momento para o chamado call to action. Você pedir curtidas e lembrar as pessoas de se inscreverem no canal para continuar tendo acesso a conteúdos interessantes. E lembre-se que você pode fazer a mesma chamada para a ação também no início do vídeo.

Quer exemplos práticos? No vídeo abaixo, do canal Mercado Binário, você aprende a fazer um CTA para converter clientes e ainda conhece um ótimo exemplo de como terminar o vídeo pedindo curtidas e inscrições:

5. Use todo o potencial da tela final do vídeo

Depois de seguir nossas sugestões do tópico anterior, você ainda conseguirá usar os segundos finais do seu vídeo para aumentar o engajamento no seu canal. Dê uma olhada no print da tela final do vídeo que acabamos de recomendar.

como ter engajamento no youtube

No canto esquerdo, o que chama a atenção do espectador é o botão de inscrição. Enquanto isso, do lado direito, encontramos recomendações de outros vídeos relacionados com o assunto.

Seguindo os mesmos procedimentos no seu vídeo, você não apenas aumenta o engajamento como também prolonga o tempo de permanência do público no seu canal.

6. Converse com seu público nos comentários

Algumas linhas acima sugerimos que você fizesse perguntas e estimulasse a participação do público nos comentários. Vamos combinar que não é nada gentil puxar conversa ou iniciar uma discussão se você não está disposto a participar, não é mesmo?

Então não se esqueça de reservar um tempo para interagir com seu público na seção de comentários. Respondendo dúvidas, aceitando sugestões, fixando comentários com mais informações… Tudo isso é especialmente importante nas primeiras horas depois do lançamento do vídeo.

Quer aprender a melhor forma de se comunicar com seus espectadores e moderar comentários? Recomendamos que você leia nosso post O que é YouTube Studio para ganhar mais praticidade na gestão do seu canal.

7. Interaja com outros canais

Nossa última dica sobre como aumentar o engajamento no YouTube também tem a ver com interação. Mas, dessa vez, você é quem deve buscar vídeos interessantes para deixar seu recado na seção de comentários e enriquecer o debate.

Se você deixar um comentário bacana, pode acabar atraindo mais gente para o seu próprio canal. E isso funciona melhor ainda se você tiver produzido algum vídeo relacionado com o tema da discussão e compartilhá-lo. 

Mas nem pense em fazer SPAM e divulgar links que não acrescentem nada. Lembre-se ainda de participar sempre com educação e respeito para manter um bom relacionamento com outros produtores de conteúdo.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como ter engajamento no YouTube. E, se quiser continuar por dentro de dicas para melhorar seu canal de vídeos, fique ligado nos conteúdos do blog da EAD Plataforma.

Caso seja educador e queira investir no mercado online, vai gostar ainda mais de saber que temos vários posts focados no ensino à distância. Se você, por exemplo, quer saber como implantar um curso EAD, está no lugar certo!

Ficou curioso para saber como seria sua própria plataforma de ensino online? Entre em contato agora mesmo e experimente gratuitamente nossos recursos por 7 dias.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy