atendendente comercial para script para venda de cursos

Como fazer um script para vendas de cursos? Veja dicas incríveis!

Instituições de ensino, assim como qualquer outras empresas pertencentes a uma dinâmica de mercado, devem buscar técnicas comerciais para conseguir fechar mais negócios e atrair mais alunos. Nesse sentido, contar com um bom script para vendas de cursos é fundamental.

Por meio dessa ferramenta, sua equipe comercial cria um modelo de comunicação padronizado para despertar gatilhos nos clientes e atraí-los para suas soluções.

Não importa se é uma faculdade, escola de ensino médio e fundamental ou um curso livre de educação à distância: todas essas modalidades de ensino sobrevivem financeiramente por meio de seus alunos.

E para atrair mais estudantes, nada como apostar em bons recursos de persuasão, não é verdade?

Portanto, confira nosso conteúdo para te explicarmos direitinho o que é um script para vendas de curso e como montar um roteiro avassalador para aumentar suas vendas!

O que é um script para vendas de cursos?

Um script para vendas de cursos não é nada mais que um roteiro que deve servir de orientação para que os membros da sua equipe de vendas possam recorrer ao fazer a oferta do serviço.

Esse instrumento é fruto de um trabalho rigoroso de pesquisa que inclui tanto a inserção de boas estratégias de marketing digital e e conversão.

Além disso, o desenvolvimento desse material deve ser fruto de um conhecimento aprofundado do seu segmento de atuação, modelo de curso que vai oferecer e o perfil de alunos que quer conquistar.

Por exemplo, um script para vendas de cursos online de inglês são totalmente diferentes do roteiro utilizado para guiar vendedores de cursos de Ensino Superior.

Em suma, cada um deles deve ser devidamente modelado de acordo com os objetivos e características de cada negócio. 

Portanto, unindo o melhor dos recursos de convencimento do marketing e vendas com as particularidades inatas do curso, será possível fazer um documento completo que vai despertar no seu consumidor a necessidade de adquirir sua solução e aumentar suas vendas.

Quais são os tipos de script para vendas de curso?

Um script para vendas de cursos pode ser elaborado sob diferentes formatos e mídias para melhor eficiência da comunicação empresarial. Não há necessariamente nem um fator que torne um tipo melhor que o outro de maneira absoluta. 

Tudo isso depende de cada contexto e de como sua equipe comercial consegue captar a informação da melhor forma. 

Dentre os formatos de script para vendas de curso mais utilizados, podemos elencar os seguintes:

  • Texto: todo o roteiro é detalhado de forma escrita para que a equipe de vendas possa se orientar. Esse é o método mais utilizado.
  • Áudio: as diretrizes são passadas por meio de áudios que tornam a experiência mais pessoal, pois há a orientação de um especialista passando todas as instruções.
  • Imagem: Aqui há aspectos imagéticos como infográficos, conteúdo audiovisual, planilhas e outros elementos que enriquecem o conteúdo e tornam o aprendizado mais atraente e de fácil assimilação.

O fato é que o material, independente do formato, deve conter todas as instruções e etapas do processo de vendas de forma clara para assim mitigar os erros de prospecção e melhorar a eficiência comercial. 

>>> Quer aprender mais sobre como encantar seus clientes? Veja o vídeo que a EAD Plataforma preparou:

Como fazer um script para vendas de cursos?

Mas e aí, como fazer um script para vendas de cursos realmente eficaz que vai levar suas vendas lá para cima?

Além de prezar pela clareza e objetividade, esses materiais devem levar em consideração algumas outras dicas preciosas para que ele alcance o máximo do seu potencial. Quer conhecer algumas delas? Confira cinco conselhos que separamos!

Conheça bem sua buyer-persona

Já mencionamos a importância de conhecer bem seu perfil de alunos antes de elaborar seu script para vendas. E para isso existe um recurso do marketing extremamente eficiente: a buyer-persona.

Ela nada mais é que uma personagem fictícia que contém todas as características relevantes do seu cliente ideal. Idade, gênero, profissão, perfil de consumo, principais necessidades e muito mais.

Tendo essa pessoa como seu aliado, você terá um conhecimento mais preciso do seu público que vai ajudar na montagem do roteiro.

Identifique a posição do cliente na jornada de compra

Em qual ponto da jornada de compra o cliente se encontra? Esse recurso do marketing é uma ótima maneira de identificar a real disposição momentânea que o aluno tem com seu curso.

Ele nunca ouviu falar e seu negócio está fazendo um primeiro contato prontamente? Ele veio buscar a página do curso nas redes sociais para tirar mais informações? Ou, finalmente, o aluno já teve um primeiro contato com um atendente, mostrou-se disposto e está na marca do pênalti para receber uma oferta final?

Todos esses pontos precisam ser levados em consideração para que o script oriente o profissional com as melhores técnicas de vendas para a situação. 

Apresente todos os benefícios do curso

Por fim, apresente todos os benefícios e diferenciais do seu curso que os diferenciam dos principais concorrentes. Caso você ofereça um curso EAD, por exemplo, você pode falar de todas as vantagens que a plataforma de ensino utiliza.

Em especial, se seu curso conta com os recursos da ferramenta da EAD Plataforma, o script pode assinalar fatores como a disponibilidade de: 

  • aulas gravadas ou ao vivo com chat;
  • opções customizadas de pagamento, como boleto bancário ou parcelado;
  • provas e listas de exercícios entre aulas e módulos;
  • biblioteca de materiais complementares;
  • compatibilidade com diversos dispositivos;
  • e muito mais!

Enfim, seguindo essas dicas para montar um script para vendas de curso bem caprichado, não importa com qual segmento de educação você lide, suas vendas tendem a aumentar consideravelmente!

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Para mais materiais que nem esse, fiquem de olho nas atualizações do nosso blog. Até a próxima e boas vendas!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy