estudante-primeiro-ap

Guia de educação financeira para estudantes que buscam o primeiro apê

Confira dicas para se preparar para essa decisão tão importante na sua vida!

Uma casa é provavelmente a maior compra que você fará na vida. Requer muito tempo e disciplina. Mas é uma decisão que não deve ser tomada de ânimo leve. 

Afinal, custa muito dinheiro para qualquer pessoa – mesmo para quem trabalha em tempo integral. Pode ser ainda mais difícil para alguém que também está pagando pela faculdade. 

Mas só porque você é estudante não significa que seja impossível viver esse sonho. 

Se você ainda é um estudante e deseja ser proprietário de um imóvel em Bauru, continue lendo para aprender mais sobre o que você precisa saber sobre comprar o seu primeiro apê.

Principais vantagens

Ser um estudante universitário não o desqualifica para obter um financiamento imobiliário, mas considere os custos para a sua situação financeira.

Você precisará de uma ótima pontuação de crédito, um bom dinheiro para dar de entrada, um bom emprego e / ou renda e uma relação dívida / renda baixa para se qualificar para um financiamento de imóvel.

A Caixa costuma oferecer todos os anos o Feirão da Casa Própria que oferece facilidades a compradores de imóveis residenciais de primeira viagem, com financiamentos com baixas taxas de juros e baixos requisitos de pagamento. 

Você pode precisar no entanto de um co-signatário.

Os custos da casa própria

Os preços das casas tendem a variar drasticamente de região para região. Por exemplo, se você quer um apartamento para comprar em Bauru, poderá encontrar um apê bem mais acessível do que na Vila Mariana.

Em algumas regiões, pode até ser possível comprar um apartamento com quartos que você pode alugar para outros estudantes a fim de ter uma renda extra. 

Isso pode acabar sendo mais barato do que pagar por quatro ou mais anos de moradia em dormitório e pode ajudá-lo a financiar os pagamentos do financiamento. 

Se você deixar o apê após a formatura, poderá vender o imóvel ou mantê-lo como fonte de renda para aluguel.

Vivendo o sonho: você se qualifica?

Como qualquer outra pessoa, você ainda precisará se qualificar para um financiamento. A menos, é claro, que você tenha uma herança útil ou pais ricos. Mas vamos enfrentar a realidade, a maioria dos estudantes não se encaixa nessa categoria. 

Mas só porque você é um estudante, não significa que não se qualifique. 

Você ainda precisará dos mesmos critérios que qualquer outra pessoa para obter um financiamento imobiliário: ótima pontuação de crédito e patrimônio líquido suficiente para obter aprovação do banco. 

Lembre-se, porém, de que muitos credores restringiram seus requisitos para clientes. 

Dependendo do tipo de casa que você compra e do tipo de empréstimo imobiliário que você obtém, você precisa ter certeza de que tem um emprego remunerado – ou pelo menos uma forma de renda estável – e uma dívida relativamente baixa. 

E não se esqueça de considerar o quanto recebe de pagamento mensal do seu emprego fixo. Se você tentar obter um financiamento imobiliário convencional, terá de desembolsar até 20% do preço total de compra.

Tentamos simplificar as coisas para que você possa visualizar o que precisará para pagar um financiamento imobiliário. 

Se este cenário estiver fora de sua faixa de preço, existem outras opções se você for um estudante que deseja obter um financiamento. E não compre uma casa se não fizer sentido financeiro, especialmente se você for um estudante.

Impacto dos empréstimos estudantis

Se você tiver empréstimos estudantis, poderá adiar o pagamento da dívida enquanto estiver estudando, o que significa que poderá reduzir a carga geral de sua dívida como estudante. 

Portanto, é possível que, quando o credor calcular a relação dívida / receita para determinar se você pode pagar um financiamento, os pagamentos futuros do empréstimo estudantil possam não ser considerados na equação.

Por outro lado, se você estiver pagando seus empréstimos estudantis em tempo hábil, isso pode ajudar a criar um perfil de crédito positivo.

Considere um co-signatário

Se você é um(a) estudante de meio período e tem um emprego ou companheiro(a) que trabalha, pode ter renda suficiente para se qualificar para um financiamento imobiliário modesto para encontrar o mais perfeito apartamento para comprar em Bauru. 

No entanto, se você não tiver renda suficiente, ainda poderá se qualificar para um financiamento com um co-signatário. 

Um pai, responsável ou outra pessoa significativa pode, normalmente, ser capaz de co-assinar o financiamento imobiliário se essa pessoa tiver recursos, renda e um perfil de crédito satisfatório.

O co-signatário de um financiamento de imóveis não recebe o produto do empréstimo, mas é responsável pelo reembolso se você deixar de fazer os pagamentos do empréstimo. 

Portanto, é importante que você se mantenha em dia com seus pagamentos, ou corre o risco de perder o relacionamento.

Conclusão

Mesmo que você possa se qualificar para um financiamento imobiliário, isso não significa que comprar um apê seja a decisão certa. 

Por um lado, requer uma série de custos de transação, como comissões de corretores de imóveis, impostos, taxas e muito mais. 

Se você planeja ter seu apartamento por um longo tempo, é provável que recupere esses custos iniciais à medida que o valor de sua casa aumenta.

Mas se você planeja morar na área por menos de cinco anos, pode ser financeiramente melhor alugando ou até mesmo morando em um dormitório.

Dito isso, se você tem um bom crédito e uma boa fonte de renda, e espera ficar na área por algum tempo, comprar um apartamento ainda como estudante pode ser uma decisão sábia.

Desde que você esteja disposto e seja capaz de servir como locatário, alugar quartos no seu apartamento também pode ser uma boa maneira de ajudar a cobrir as parcelas do seu financiamento. 

No entanto, como acontece com qualquer decisão importante na vida, você deve primeiro avaliar suas opções de empréstimo e sua situação pessoal.

E você, chegou a pensar em tudo isso quando considerou comprar um apê pela primeira vez? Achou interessante as nossas informações a respeito do assunto? 

Caso tenha achado o artigo útil, siga-nos nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos úteis que com certeza vão te auxiliar a ter uma vida melhor e com mais oportunidades em todas as áreas!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy